terça-feira, 31 de julho de 2007

biscoitos

Como contei no post anterior, ontem fiz biscoitos de queijo que me surpreenderam, foi a primeira receita que eu encontrei no google, neste site aqui, não esperava muito dela, mas ficaram bem gostosos, macios e quebradiços.
Eis a receita:

chá e biscoitos

Biscoitos amanteigados de queijo

100 g de manteiga
1 xícara de chá de farinha de trigo
40 g de parmesão ralado
1 gema de ovo

Misture a manteiga, a farinha e o queijo com um garfo. Junte a gema e amasse bem. Faça 24 rolinhos com a massa. Coloque numa assadeira untada(usei papel vegetal para cobrir a assadeira). Aqueça o forno a 200 graus e asse por cerca de 30 minutos.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

almoço de hoje

Almoço de hoje

Está fazendo muito frio aqui em São Paulo, hoje pela manhã, quando acordei, estava 4°C. Isso já depois da aurora, por volta das 8 horas. Comecei o dia colocando coisas para assar no forno, ficar ao lado do forno é uma boa forma de se manter aquecido . Fiz uns biscoitinhos de queijo e agora, para o almoço, fiz sobrecoxas de frango assadas, espinafre refogado com alho e limão siciliano e também batatas e cenouras cozidas e assadas. Acho um acompanhamento muito bom para carnes e aves assadas, e é bem fácil preparar. Basta descascar as batatas e cenouras, cortar em pedaços ou rodelas e cozinhar, mas não muito. Devem ficar quase cozidas, para então serem colocadas em uma travessa, regadas com azeite, um bocado de folhas de alecrim e alguns dentes de alho, assim com a casca mesmo, ficam bem gostosos e macios depois de assados, não ficam com aquele sabor forte do alho. Depois é só temperar com sal e pimenta e servir. É algo tão simples e gostoso.

antes do forno

domingo, 29 de julho de 2007

chá

Aceita uma xícara de chá?

Tirei esta foto faz umas 2 horas. Penso que este seja um dos meus chás favoritos, cassis, ginseng e baunilha, da Twinings, minha marca de chás favorita. Para os 9°C. (e sensação térmica de 5, pelo vento) do final da tarde aqui de São Paulo, uma xícara como esta é perfeita, depois é só ir pra cama e continuar a hibernação.

sábado, 28 de julho de 2007

bruschetta

bruschetta

Eu amo tomates, portanto quase tudo que contenha tomates me apetece. Esta é uma receita bem fácil e gostosa. Dê preferência a tomates bem maduros, os que eu usei nas bruschettas da foto não estavam muito.


Bruschetta

4 fatias de pão italiano
2 tomates
1 ramo de manjericão picado grosseiramente
sal e pimenta
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem


Torre as fatias de pão numa torradeira ou na grelha. Corte o tomate em pedaços pequenos e, numa tigela, misture com o manjericão picado. Tempere com sal e pimenta. Esfregue o alho nas fatias de pão torrado, distribua por cima a mistura de tomate e manjericão e salpique abundantemente com azeite.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Ervilha-torta

lendo e limpando ervilhas

Tirei esta foto há algum tempo, enquanto lia um livro e limpava algumas ervilhas. Coloquei ela aqui pra lembrar de uma coisa. Ontem uma amiga veio almoçar aqui em casa, sempre que ela vem aqui para almoçar ela pergunta: tem ervilha-torta? Ela disse nunca ter comido antes de um almoço aqui em casa. Já não é a primeira pessoa que me afirma a mesma coisa. Às vezes fico um pouco impressionado em como as pessoas não conhecem os alimentos, muitas vezes dizem que não gostam de algo que sequer experimentaram, a ervilha-torta por exemplo. Não é um alimento caro nem difícil de preparar. E o mesmo acontece com a abóbora, o brócolis, a couve-flor e tantos outros alimentos. Fico feliz quando faço algo que agrada alguém que dizia não gostar daquele alimento.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

crepes de chocolate

Perceberam que nas últimas receitas, todas contém laranja entre os ingredientes? O motivo foi um grande cesto com laranjas que minha mãe trouxe da chácara no começo da semana.
Ela me contou uma coisa engraçada, quando chegou à chácara, a caseira havia contado que não haviam muitas verduras na horta, pois a "Jada" teria acabado com tudo. Minha mãe intrigada perguntou o que era "a jada", pensando se tratar de alguma larva ou outro tipo de praga agrícola. Brava a caseira respondeu gesticulando com as mãos: Jada, aquela coisa que cai do céu e queima as folhas das plantas. Só então minha mãe entendeu que a jada na verdade era a geada, e respondeu: Ah, claro, a jada!
Não é a primeira vez que faço esta receita, desta vez modifiquei um pouco, usei cascas cristalizadas de laranja sobre os crepes, omiti os mirtilos e o chocolate branco e substituí o crème fraîche por ganache de chocolate, dado à difuculdade em encontrar crème fraîche aqui no Brasil. Hehehe, praticamente outra receita, mas a massa era a mesma! Mas vou publicar a receita como está no livro, eis:

crepes de chocolate

Crepes de chocolate com calda de chocolate

60 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de cacau em pó
2 ovos
250 ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar granulado fino
3 laranjas

para a calda:
160 g de chocolate meio amargo, picado
185 ml de creme de leite fresco

125 g de sour cream ou crème fraîche
75 g de chocolate branco, ralado
250 g de mirtilos


Peneire a farinha e o cacau para uma tigela grande e faça uma cova. Gradualmente junte os ovos com o leite e o açúcar e bata até que fique homogêneo e sem grumos. Transfira para um frasco, tape com película aderente e reserve durante 30 minutos. Corte fatias de 1 cm das pontas das laranjas. Corte a casca num movimento circular, cortando de maneira remover toda a parte branca. Corte a polpa em gomos entre as peles (faça sobre uma tigela para apanhar o sumo). Coloque os gomos numa tigela, cubra com película aderente e leve à geladeira.
Aqueça em fogo médio uma frigideira de 20 cm para crepes ou uma anti-aderente e pincele levemente com manteiga derretida. Coloque 2 ou 3 colheres de sopa de massa e abane para cobrir a base da frigideira. Cozinhe em fogo médio durante 1 minuto ou até que o lado de baixo esteja cozido. Vire o crepe e cozinhe do outro lado. Coloque num prato e tape com um pano. Repita com o resto da massa até fazer 10 crepes, untando a frigideira quando necessário. Empilhe os crepes entre folhas de papel anti-aderente para que não se colem.
Para a calda de chocolate, escorra as laranjas e reserve o sumo. Misture o sumo numa panela com o chocolate e o creme de leite. Cozinhe, mexendo, em fogo médio até que o chocolate tenha se derretido e a mistura fique homogênea.
Para montar os crepes, coloque uma colher de chá cheia de sour cream ou crème fraîche num quarto de crepe. Salpique com o chocolate branco ralado. Dobre o crepe ao meio e ao meio outra vez. Coloque dois crepes em cada prato e cubra a calda quente por cima. Sirva com os gomos de laranja e o mirtilo. Se preferir, pode cozinhar os crepes e o molho com algumas horas de antecedência. Reaqueça em fogo baixo, recheie e dobre os crepes mesmo antes de servir.

terça-feira, 24 de julho de 2007

gelatina

gelatina de laranja

Não há comparações com as gelatinas industrializadas e artificiais de laranja, é infinitamente melhor.


Gelatinas de laranja

750 ml de sumo de laranja
6 colheres de chá de gelatina incolor e sem sabor
1 colher de sopa de Grand Marnier, opcional


Coloque 125 ml do sumo numa tigela pequena à prova de calor, salpique gelatina numa camada uniforme e deixe amolecer. Ferva cerca de 4 cm de água numa panela grande. Quando estiver fervendo retire do fogo e coloque a tigela de gelatina dentro da água (deve ficar a meio dos lados da tigela), depois mexa até que se dissolva. Deixe esfriar um pouco. Junte o resto do sumo.
Coe o líquido e junte o licor. Molhe seis forminhas de 125 ml e coloque-as num tabuleiro. Encha com a gelatina e leve à geladeira durante 4 horas ou até solidificar.

com laranjas

o que sobrou do molho...

Fiz já tem algum tempo e não deu tempo de tirar foto, foto somento do que sobrou do molho de laranjas. Até eu que não sou grande fã de misturar alimentos doces com salgados gostei bastante. A receita é de um livro grandão sobre culinária espanhola.


Pechuga de pollo a la naranja (peito de frango com laranja)

4 filets de peito de frango sem pele e sem osso
sal e pimenta
2 colheres de sopa de azeite
2 cenouras cortadas em pequenos cubos
1 cebola picada
1 colher de chá de açúcar
sumo de 3 laranjas
sumo de um limão
125 ml de vinho branco
rodelas de laranja para guarnecer


Tempere os filets de frango com sal e pimenta. Aqueça o azeite numa frigideira funda e frite os peitos de frango de ambos os lados até estarem louros, retire-os da frigideira e reserve quente. Corte as cenouras e a cebola em pedacinhos pequenos e aloure na gordura em que fritou o frango. Regue com o sumo de laranja e de limão e também com o vinho branco. Deixe o molho engrossar um pouco. Em seguida, triture no processador e tempere com sal e pimenta. Coloque os pedaços de peito de frango no molho e, com a frigideira tapada, deixe apurar 10 minutos em fogo médio. Guarneça usando as rodelas de laranja.

cristalizando

Casca cristalizada

cascas de limões, laranjas ou pomelos, cortadas ao meio
açúcar cristal
açúcar de confeiteiro


Corte cada metade de casca em 4 a 6 pedaços, deixando a parte branca intacta. Coloque-os numa panela de fundo pesado e cubra generosamente com água fria. Leve a ferver e depois retire a água. Repita este processo duas vezes para retirar o amargo da casca, depois escorra bem.
Pese a casca e coloque-as de novo na panela, com o mesmo peso de açúcar. Cozinhe em fogo baixo até que o açúcar se dissolva completamente, depois cozinhe durante cerca de 1 hora até que a casca fique translúcida. Escorra-a e seque sobre uma grelha de arame num tabuleiro longe das formigas. Pode demorar cerca de dois dias a secar. Vire passadas 12 horas. Quando estiverem secas, passe as cascas por açúcar de confeiteiro e guarde em frascos hermeticamente fechados.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

o café da manhã perfeito

café da manhã

Manhã fria e chuvosa por aqui, tem coisa melhor que se entupir de comida num dia assim? Sim, tem: se entupir de comidas gostosas e ainda se manter quentinho na cama, sob dois edredons sobrepostos.

sábado, 21 de julho de 2007

Clafoutis

clafoutis aux cerises

A receita do clafoutis é francesa, da região de Limousin. Eu uso uma receita do livro da le creuset, já fiz várias vezes é bem fácil e rápido preparar e é muito gostoso, acreditem, minha irmã diz ser talvez sua sobremesa favorita.

Clafoutis aux cerises (clafoutis de cereja)

700 g de cerejas pretas, de preferência
300 ml de leite integral
100 ml de creme de leite
4 ovos
4 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de açúcar cristalizado
1 saquinho de açúcar aromatizado de baunilha
5 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de sal
manteiga para untar


Aquecer o forno a 200°C. Untar uma travessa com 2,8 litros de capacidade.
Quebrar os ovos numa vasilha, acrescentar o sal, o açúcar em pó e o açúcar aromatizado de baunilha. Trabalhar com um batedor manual. Incorporar a farinha e em seguida o leite e o creme de leite. Colocar a preparação na travessa.
Lavar as cerejas, secar e tirar os cabos. Distribuí-las na travessa. Levar ao forno e deixar cozinhar de 30 a 35 minutos.
Polvilhar o clafoutis de açúcar cristalizado quando tirar do forno. Servir morno na travessa do cozimento.
Nota: As cerejas do clafoutis permanecem com os caroços porque são eles que realçam o sabor característico dessa sobremesa.

Não é bem fácil? Umas 3 pessoas me contaram que depois deu ter publicado esta receita em outro site, fizeram com morangos e aprovaram bastante o resultado. Usando essa mesma receita, uma vez fiz o que chamei de "clafoutis aux physalis", pensei estar criando algo novo usando physalis que não são tão comuns na receita do clafoutis. Fiquei um tanto decepcionado ao buscar no google e encontrar uma receita neste site aqui, mas enfim, fica tão bom quanto o de cerejas, vale a pena tentar. As fotos do passo a passo da minha "criação".

clafoutis I

clafoutis II

clafoutis aux physalis

Não sei se notaram, mas nesta vez usei somente metade da receita, servi com creme de leite fresco batido com um pouco de açúcar, delicioso!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

hibernação

hibernação
Porque com este frio, mal tenho saido da minha cama. Uma cama quentinha, alguns livros, internet sem fio e algo para comer, já não preciso de muito além disto.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

berinjelas

Berinjela

Ando tão preguiçoso com estes dias frios, desde domingo quero publicar a receita da lasanha de berinjela que fiz no almoço de domingo, e até hoje não o fiz. Já é a terceira vez que faço essa receita, adoro berinjelas e esta lasanha é perfeita. É de um livro que gosto bastante, sabores da Toscana, da editora Könemann. Podem aproveitar a receita do bechamel também para outros preparos, é sempre esta receita que eu sigo, digo que é a receita do anticristo, 666, não há como errar, 600ml de leite, 60 g de farinha e 60 g de manteiga. Eis a receita:

antes de ir ao forno

Lasanha de berinjela

250 g de massa fresca de ovos (aquela mesma receita que já publiquei, 1 ovo para cada 100 g de farinha, se quiser pode comprar a massa pronta)
azeite
2 xícaras de berinjela grelhada picada
queijo parmesão ralado

para o bechamel:
600 ml de leite
60 g manteiga sem sal
60 g de farinha de trigo
sal
pimenta branca
noz-moscada ralada na hora

para o molho de alho:
5 dentes de alho com casca
água fria
2 xícaras de creme de leite fresco (o pessoal que mora no sul pode usar nata, que também é um creme de leite, só que com teor de gordura maior)
sal
pimenta branca
1 xícara de salsa de folha lisa fresca, picada grosseiramente


Faça a massa seguindo as instruções, depois da massa ter descansado corte em 4 folhas que caibam numa travessa de 6 cm de profundidade, oblonga ou oval (com cerca de 28 X 20 cm).
Para o molho bechamel, aqueça o leite até levantar fervura e reserve. Derreta a manteiga noutra panela e junte a farinha. Cozinhe, mexendo, em fogo médio até obter uma pasta homogênea e dourada. Junte gradualmente o leite quente até que o molho engrosse e fique muito suave. Continue a mexer até que o molho ferva e depois coloque a panela sobre o fogo muito baixo e cozinhe mais 5 minutos. Tempere a gosto com sal, pimenta branca e noz-moscada.
Para o creme de alho, coloque o alho numa panela pequena e cubra com água fria. Leve a ferver lentamente e depois jogo fora a água. Repita duas vezes para retirar o amargo do alho, depois tire a casca dos dentes de alho. Leve a ferver lentamente o alho e o creme de leite fresco na panela lavada, depois retire a panela do fogo. Verifique se o alho está bastante mole, se não, cozinhe com o creme de leite por mais 5 minutos. Bata a mistura no liquidificador até obter um molho homogêneo, depois junte a salsa e prove o tempero.
Pré aqueça o forno a 180° C. Unte a travessa refratária e forre com uma folha de massa. Cubra Massa com um quarto do molho bechamel, depois com um terço da berinjela e finalmente com um um terço do molho de alho. Repita as camadas com o resto de massa, dos molhos e da berinjela, terminando com uma camada de bechamel. Salpique por cima com o Parmesão e com azeite. Asse até que borbulhe e fique dourado, cerca de 30 minutos. Deixe a lasanha descansar durante 20-30 minutos antes de cortar.

lasanha de berinjela

nota: Neste domingo não tinha creme de leite fresco, então segui uma dica do livro mesmo e usei em vez do molho de alho molho de tomates frescos, ficou tão bom quanto a outra versão. A lasanha da foto não é a deste domingo, é uma mais antiga que eu fiz seguindo a receita.

sábado, 14 de julho de 2007

almoço de sábado

almoço

Hoje acordei bem humorado, como tinha fermento biológico fresco, resolvi usá-lo, a validade dele não é muito longa, quase sempre uso no máximo dois tabletes e o resto estraga. Fiz a única receita de pão feito em casa que acho que fica realmente gostosa, focaccia de alecrim. Há alguns pães recheados e pães doces que também são bons, mas sem recheio e salgado é o único que fiz e realmente gostei. Para o almoço também fiz peito de frango assado(cortado em tiras e temperados com sumo de limão siciliano, alho, mostarda de Dijon, sal e pimenta, um pouco de azeite também), ervilha-torta refogada e tomates assados, meio secos, ficam muito gostosos assim, assados com alecrim... Eis a receita da focaccia, que está no canto superior esquerdo da foto acima.

Focaccia de alecrim

400 g de farinha
250 ml leite
15 g de fermento biológico fresco
4 colheres de sopa de azeite e mais um pouco para pincelar sobre a massa
1 colher de café de açúcar
ramos de alecrim
1 colher de café de de sal fino
sal grosso para salpicar


Dissolva o fermento no leite morno (não muito quente, senão pode matar o fermento), junte o açúcar e a farinha aos poucos. Sove a massa por uns 20 minutos, deve resultar em uma massa macia e lisa. Junte o azeite, as folhas de alecrim e o sal fino à massa e sove até ficar homogêneo. Unte uma assadeira retangular e espalhe a massa por toda a superfície. Aperte a superfície da massa com a ponta dos dedos, para formar depressões na massa, pincele a massa com azeite, salpique sal grosso e deixe repousar por 1 hora. Asse em forno pré-aquecido à 220°C. por cerca de 30 minutos.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

bolo de cenoura

bolo de cenoura

Costumo chamar este bolo de "bolo de cenoura da Lara Helena", pois foi uma moça assim chamada quem me passou a receita, é bem fácil e rápido de preparar. Cobri com ganache de chocolate(pra quem não sabe, mistura de chocolate derretido com creme de leite) e raspas também de chocolate, também pode cobrir com um brigadeiro mole e granulado de chocolate, ou então aquela cobertura de chocolate em pó, açúcar e água que endurece depois de fria.

Bolo de cenoura

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
3 cenouras picadas
½ xícara de óleo
4 ovos

Peneire juntos o açúcar, a farinha e o fermento e reserve. Bata os outros ingredientes da massa no liquidificador por 5 minutos. Transfira para uma tigela e acrescente os ingredientes secos, misturando bem mas sem bater. Coloque em fôrma untada e enfarinhada e asse em forno médio pré-aquecido. Depois de desenformado e frio, cubra com a cobertura escolhida.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

menu du jour: comida caseira

Enquanto isso, na cozinha...

Ontem estava conversando com uma amiga e ela perguntou se eu nunca fazia comidas mais simples, tipo bife acebolado. Eu disse que há não muitos dias havia feito uma carne com mini-cebolas glaceadas... Senti que ela debochou de mim por isso.
Hoje resolvi fazer algo bem simples, arroz, feijão, bife acebolado e brócolis refogado com alho, o brócolis comum, não o japonês. Eu tenho acompanhado pelo site meter, como algumas pessoas têm encontrado meu blog, muitas delas pelo google, e a maioria destas que chegam aqui pelo google buscaram por "comida caseira". Por isso resolvi publicar hoje como faço feijão, é uma coisa simples, mas imagino que algumas pessoas não saibam como fazer, outras talvez façam de um jeito diferente...

cozinhando feijões

Bom, a primeira coisa que faço é escolher os feijões (se necessário, alguns já vêm selecionados), lavar e deixá-los de molho por algum tempo. Depois como é possível ver na foto acima, os coloco numa panela com água(panela comum, sem pressão), uma ou duas folhas de louro, um dente de alho descascado e ligeiramente esmagado e alguma carne defumada ou linguiça, o que eu mais gosto de usar é um pedaço de costela defumada, linguiças defumadas também são boas, mas como não tinha, hoje usei uma linguiça comum, não defumada. Cozinho em fogo médio baixo, se necessário durante o cozimento coloco mais água até que os feijões estejam cozidos, o tempo de cozimento varia bastante, dependendo do feijão usado, tiro o louro e o alho já cozido e acerto o sal e a pimenta-do-reino. Colocando o dente de alho no começo do cozimento não é necessário fazer um refogado e depois juntar ao feijão. Ah, se quiser um caldo mais grosso, pode esmagar com um garfo alguns grãos do feijão já cozido e juntar ao caldo, isso deixa o caldo mais grosso. Bom, espero ter explicado de forma clara.

"PF"

E assim ficou meu almoço de hoje!

terça-feira, 10 de julho de 2007

biscoitos para o chá

chá IV

Adoro tomar chá, preto, verde, ao jasmim, nacional, do Sri Lanka ou da China, gosto de todos. Estes biscoitinhos são perfeitos pra acompanhar o chá, têm uma textura incrível, e não são difíceis de preparar. Tenho que confessar que trapaceei na receita, fiquei com medo dos biscoitos se espatifarem na assadeira e grudarem uns aos outros, então os assei em forminhas caneladas, mas acho que tendo uma assadeira grande não há problema em assá-los direto sobre o papel-manteiga. A receita também é do livro cozinhando para amigos, da Heloisa Bacellar. Sablé em francês quer dizer "areia", remete à textura da massa que é como se fosse areiada, desfaz na boca.

sablés

Sablé Breton

2 gemas
½ xícara de açúcar
75 g de manteiga salgada em temperatura ambiente
1 ½ colher de chá de flor de sal de Guérande
¾ de xícara de farinha de trigo
½ colher de chá de fermento em pó

Bata a gema e o açúcar com a batedeira até obter um creme amarelinho e fogo, junte a manteiga e ½ colher de chá de sal, continue batendo até ficar homogêneo e acrescente a farinha e o fermento.
Como a massa é mole e pegajosa, molde um rolinho de uns 2 cm de diâmetro sobre um retângulo de filme plástico, feche, enrole para fazer um cilindro e leve ao freezer por 1 hora para firmar.
Aqueça o forno a 160° C. (médio baixo) e, para facilitar a retirada dos biscoitos depois de prontos, forre a assadeira grande ou 2 médias com papel-manteiga.
Corte o cilindro em aproximadamente 20 discos de 1 cm de espessura, disponha na assadeira deixando uns 10 cm livres em toda a volta, pois se espalham bastante, salpique com o sal restante e asse por 30 minutos, até dourar e perfumar.
Retire do forno, espere 5 minutos, solte os sablés do papel e guarde num pote fechado por até 3 dias.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

ninhos de merengue

Comendo

Adoro receitas com poucos ingredientes, o merengue é uma delas, somente com claras e açúcar é possível fazer um doce bem gostoso, que serve como base para vários outros doces, como a pavlova que já publiquei aqui e também para estes ninhos de merengue.
Estes ninhos de merengue são fáceis de fazer e podem ser recheados com uma infinidade de opções, chantilly, mousse de chocolate... O da foto recheei com chantilly, cobri com algumas frutas e coloquei sobre coulis de framboesa, que explico como fazer em outro post. Eis a receita com 3 variações de recheios.

Ninhos de merengue

2 claras de ovo
125 g de açúcar granulado fino

1 Pré-aqueça o forno a 150°C. Forre uma assadeira com papel vegetal. Marque no papel quatro círculos de 9 cm de diâmetro. Coloque as claras de ovo numa tigela grande, limpa e seca, deixe as claras ficarem em temperatura ambiente. Com a batedeira, bata as claras em castelo. Gradualmente, junte o açúcar, batendo bem a cada adição, até que a mistura fique espessa e brilhante. Não bata demais.
Espalhe uniformemente, 1 colher de sopa da mistura em cada círculo, com uma espessura de 5 mm. Coloque o resto da mistura em um saco de confeiteiro com bico em estrela de 1 cm. Coloque a mistura à volta dos círculos de merengue fazendo um ninho com 1-2 cm de altura.
Asse durante 30-35 minutos, ou até que fiquem ligeiramente dourados, depois apague o forno de deixe que os merengues esfriem completamente dentro do forno. Quando estiverem frios, cuidadosamente retire da assadeira. Coloque num recipiente hermético até que os vá usar.


Recheio de mousse de chocolate

Ferva cerca de 4 cm de água numa panela e depois retire do fogo. Coloque 60 g de chocolate meio-amargo picado grosseiramente numa tigela à prova de calor e coloque-a sobre a panela, tendo atenção para que o fundo da tigela não toque na água. Mexa até que o chocolate se dissolva. Deixe esfriar. Com a batedeira bata 250 ml de creme de leite com 60 g de açúcar até que engrosse. Misture um terço do creme de leite com o chocolate derretido, mexendo bem. Junte o resto da mistura de creme de leite, cubra e leve à geladeira durante duas horas. Quando estiver firme, coloco nos ninhos de merengue e guarneça com raspas de chocolate. Sirva imediatamente, polvilhado com açúcar de confeiteiro. Dá 4 porções.


Recheio de framboesa e mascarpone

Misture 250 g de mascarpone com casca finamente ralada de 1 limão. Junte 60 g de framboesas, mexendo bem para que algum sumo das framboesas se solte para o mascarpone. Divida igualmente a mistura pelos quatro ninhos e guarneça com cerca de 60 g de framboesas. Sirva guarnecido com folhas frescas de hortelã ou um pouco de açúcar em pó. Dá 4 porções.


Recheio de figos assados e ricotta

Pique até ficar homogêneo 500g de ricotta, 2 colheres de sopa de mel, 2-3 colheres de sopa de sumo de laranja, 2 colheres de chá de açúcar amarelo, ½ colher de chá de canela e ¼ de colher de chá de essência de baunilha. Transfira para uma tigela e junte 50 g de uvas passas brancas. Corte em quartos 4 figos roxos, coloque-os numa fôrma de ir ao forno e salpique-os com 1 colher de sopa de açúcar amarelo. Asse durante 5-6 minutos, ou até que o açúcar comece a caramelizar. Coloque a mistura de ricotta nos ninhos, cubra com os figos assados, salpique com pistache picado e sirva imediatamente. Pode servir separadamente os figos que sobrarem. Dá 4 porções.

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Biscoitos com geléia

treliça

Biscoito treliça ou "linzer cookies" como diz um amigo meu, estes biscoitos são bem gostosos e bem fáceis de preparar, aproveitando a receita de geléia de morangos e a receita da massa sucrée até uma criança é capaz de prepará-los. Basta abrir um retângulo ou quadrado de massa, colocar sobre uma folha coberta com papel vegetal, espalhar geléia sobre a massa e cobrir com tiras de massa (não precisa caprichar muito, depois será cortado), cortar em retangulos menores e levar ao forno até assarem. Fácil assim. Perfeitos para acompanhar o chá.

prontos

geléia de morangos

na panela já com o açúcar

Eu vi num blog uma receita de geléia de morangos, adoro fazer geléia de morangos e garanto, fica melhor que qualquer geléia industrializada. Faço quando encontro morangos bem bonitos, vermelhos e maduros. Usando esta receita do livro cozinhando para amigos da Heloisa Bacellar não há como errar no ponto, o único trabalho que eu tive foi polir a panela de cobre depois de tê-la usado para fazer a geléia.

Geléia de morangos

1 kg de morangos bem maduros e limpos, cortados ao meio
¼ de xícara de suco de limão
3 xícaras de açúcar(usei açúcar orgânico da Native, que é como um açúcar cristal)

Aqueça os morangos e o suco de limão numa panela.
Passados uns 15 minutos, ou quando os morangos estiverem bem macios e com bastante líquido, junte o açúcar e mexa até dissolver.
Cozinhe por uns 30 minutos, misturando de vez em quando com uma colher de pau, até conseguir uma geléia avermelhada, escura e bem brilhante, mas que dará a impressão de estar mole até esfriar.
Para testar, coloque um pratinho no freezer quando começar a trabalhar, retire a panela do fogo passados uns 20 minutos da adição do açúcar, coloque uma colher de chá de geléia no pratinho, espere 1 minuto, ou até formar uma película, e empurre uma das extremidades com a ponta do dedo para ver se enruga.
Se a geléia ainda estiver mole e se espalhando, volte ao fogo por mais alguns minutos e repita o teste.
Despeje a geléia quente num pote de vidro limpo e bem seco, deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira por até 1 mês.

geléia pronta

terça-feira, 3 de julho de 2007

horta de ervas aromáticas

mini-horta

Há uns dois anos comecei a plantar ervas em casa, no começo somente orégano, alecrim e ciboulette, como moro em uma casa que não é grande, plantei em uma floreira. É gostoso cultivar ervas e não é difícil, só precisa de um pouco de atenção. Você vai precisar de um vaso, pedrinhas, mudas de ervas e terra fértil. Comece colocando pedrinhas no fundo do vaso ou floreira (pode pedir um pouco de brita de alguma obra), isso ajuda na drenagem do vaso, depois coloque um pouco de terra, a muda e por fim complete o vaso com mais terra. Feito isso é só regar diariamente com carinho e descobrir o lugar onde cada planta gosta de ficar, com mais ou menos sol, mais ou menos água, existem dicas de como fazer isto, mas a melhor forma é observando na prática. Salsa, manjericão e salsão por exemplo gostam de bastante água, já o alecrim, o estragão e a segurelha menos água. Nos meus vasos e floreiras tenho manjericão comum, roxo, anão e gigante, segurelha, dill, estragão, orégano, manjerona, ciboulette, cebolinha, salsa lisa e crespa, tomilho, salsão, hortelã e alecrim. Onde usar cada erva também se aprende com o tempo, eu gosto de usar alecrim em assados e principalmente carne de suínos, manjericão com tomates, manjerona com frango e ciboulette com molhos brancos(como usei no papperdelle com aspargos). Vez em quando, pela manhã quando vou regar os vasos, pego uma folhinha de alecrim ou de hortelã e mastigo, hehe acreditem, deixa o hálito bom.

gotas

Se você estiver animado a começar uma hortinha, indico as mudas da horta em casa, geralmente é possível encontrá-las em grandes supermercados. Junto às mudas há um folheto com dicas de como cuidar da sua nova planta. Sempre que cozinhar usando a erva que você plantou vai se sentir competente, hehehe eu pelo menos me sinto.
Embaixo meu pé de manjericão, que está a crescer cada dia mais, talvez em breve vire um pesto!

manjericão

domingo, 1 de julho de 2007

Almoço de domingo

massa verde

Aqui em casa sempre tivemos costume de comer macarronada todos os domingos, minha avó Marietta fazia um montão de massa com molho de tomates bem maduros, comprados na feira e todos os domingos meu tio Wagner e minha tia Tereza vinham almoçar aqui, era gostoso. As pessoas vão embora, mas alguns costumes ficam, até hoje tento fazer alguma massa todos domingos, quando não faço sinto um pouco de culpa. Hoje não foi diferente, fiz massa fresca de espinafre com molho de tomates. Usei alguns tomates maduros que comprei no sacolão e uma lata de tomates pelados italianos Raiola, juntei os tomates picados, já sem pele nem sementes à cebola e um dente de alho picados e refogados em azeite, depois juntei os tomates da lata também picados, e por fim o suco dos tomates da lata. Cozinhou por algum tempo em fogo baixo, até os tomates quase se desfazerem, desliguei a panela, juntei folhas de manjericão picadas e tampei a panela. Servi incorporado à massa verde e com queijo ralado, porque como minha avó Marietta dizia, “macarrão sem queijo é como amor sem beijo“.
Nota: As folhas do manjericão oxidam facilmente, principalmente em contato com a lâmina da faca, na hora de usar as folhas grandes, rasgue-as, ou então salpique algumas gotas de azeite, esfregue nas folhas e corte com a faca, isso evita que elas oxidem facilmente.

A massa verde de espinafre é basicamente como a outra massa, para a de hoje usei 300g de farinha de trigo, 2 gemas, 2 ovos e a clorofila de um maço de espinafre. Aprendi a extrair a clorofila usando este método do livro "o essencial da cozinha":

massa verde

Como extrair clorofila pura de vegetais de folhas verdes

Retire as hastes dos espinafres. Coloque as folhas na jarra do liquidificador e junte água o suficiente para cobrir até o meio das folhas. Bata durante cerca de 1 minutos, até obter um purê verde.
Coe o purê verde por uma peneira de rede fina, trabalhando com as costas de uma concha sobre um recipiente fundo. Rejeite o purê que não passar pela peneira.
Aqueça o líquido verde em fogo médio até conseguir ver grumos verde a flutuar à superfície. Coe e aproveite a massa verde que ficar no coador.
Use a clorofila passado um dia ou dois ou passe-a para um pequeno frasco e cubra a superfície com azeite. Pode conservar na geladeira durante algumas semanas.