sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Caldo de legumes

caldo de legumes

Eu faço vez em quando este caldo, é bem fácil e uma boa base para várias outras receitas, pode usá-lo em risotti vegetarianos, sopas, num simples arroz, cremes de legumes et cetera.

cozinhando

cerca de 450 g de diversos legumes (como cenoura, cebola, alho-poró, salsão et cetera)
1 bouquet garni (tomilho, louro e salsa)
2 litros de água (para 1 litro de caldo)

Coloque os legumes picados, o bouquet garni e a água em uma panela. Ferva e cozinhe lentamente por até uma hora. Coe e deixe esfriar. Conserve na geladeira até 3 dias, ou congele por 1 mês.

caldo de legumes pronto

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

primavera

Andei afastado, peguei uma terrível gripe que me fez ficar na cama por alguns dias. Já estou melhor e logo publicarei novas receitas.

flor de dill

flores de cebolinha

As fotos são respectivamente das flores de dill (endro) e de cebolinha, da minha hortinha. Acho bonito ver a primavera se fazendo presente, tudo floresce, as ervas da hortinha, as orquídeas, a bougainville, o que é estranho é este tempo maluco, em que hora faz um calor desértico e outra um frio polar.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

tagliatelle ao funghi

tagliatelle ao funghi

Este foi meu almoço de domingo, comecei cedo, fazendo a massa, desta vez usando 200g de farinha comum e 200g de sêmola de trigo, para 4 ovos.
Para o molho, segui as instruções de um colega meu, do sul do país. Hidratei um punhado de funghi em água quente por 15 minutos, espremendo os cogumelos umas 4 vezes durante este tempo. Refoguei tomates (passados no passe-vite) em meia cebola picada bem miúda e acrescentei o funghi, já hidratado e picado, depois juntei a água que usei para hidratar, coada. Ficou um marrom bem terroso, juntei 2 colheres bem cheias de natas espessas (não disse que contava em que tinha usado ela?), acertei o sal e a pimenta. Incorporei a massa, já cozinha e escorrida ao molho. Sinceramente, não acho que ficou com um bom aspécto, mas não têm idéia do quão gostoso estava.
A foto abaixo é o funghi, sendo hidratado.

hidratando

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

almoço de hoje e novidades

almoço de hoje

Como podem pra ver na foto, almoço simplezinho, denovo as batatas e cenouras assadas com azeite e alecrim, que eu tanto gosto. Mas não está aí a novidade, a novidade ficou por conta das pétalas de capuzin, que usei na salada. Minha irmã comprou no Pão de Açúcar, usei em simples folhas de alface crespa, pois eram as folhas que eu tinha. Além do colorido bonito, elas têm sabor agradável, um tanto picantes, eu gostei bastante e pretendo usar outras vezes(na próxima em algo mais apresentável).
A segunda novidade, é que encontrei creme de leite fresco com alto teor de gordura, também no Pão de Açúcar, que mesmo não sendo dos supermercados mais baratos, é realmente um lugar de gente feliz. O creme de leite com alto teor de gordura é bem comum no sul do país, mais conhecido como "nata", por aqui eu nunca tinha encontrado, espero que amanhã eu faça algo usando ele, volto aqui pra contar.

sábado, 8 de setembro de 2007

bavaroise

Acordei tarde hoje, fiz um almoço super rápido, fusilli com legumes. Dei uma olhada na geladeira, encontrei um alho-poró, abobrinhas pequenas, um tomate bem maduro e cenouras. Comecei refogando em azeite o alho-poró, cortado em tirinhas finas, juntei a cenoura, a abobrinha e por fim o tomate, já sem pele e picado pequeno. Depois de todos estarem cozidos, temperei com pimenta e sal, e juntei a massa já cozida e escorrida. Ficou bem gostosinho.
Já tinha preparado de véspera a sobremesa, bavaroise de baunilha, e é a receita dela que vou publicar agora. Eu fiz só meia receita, que era para 4 porções. Em vez de fazer em forminhas individuais, fiz em uma tigelinha, dessas orientais de porcelana, que servem pra comer macarrão instantâneo ou comer cereais pela manhã, para desenformar (que é a parte mais chata) mergulhei rapidamente em água quente. Não sei se eu como pouco, mas para mim, como sobremesa a metade da receita serve uns 6 pedaços, pedaços civilizados, não pedaços de glutão. Vou publicar a receita inteira, que é do livro essencial das sobremesas da editora Könemann.

bavaroise

Bavaroise de baunilha

685 ml de leite
1 vagem de baunilha
1 pau de canela
6 gemas de ovo
160 g de açúcar
3 colheres de chá de gelatina incolor e sem sabor
185 ml de creme de leite fresco

Aqueça numa panela em fogo baixo, o leite, a vagem de baunilha e o pau de canela, até que quase comece a ferver. Retire do fogo e deixe em infusão durante 5 minutos. Retire o pau de canela e a vagem de baunilha (pode lavar a vagem de baunilha e deixar secar, para usar outra vez).
Bata as gemas de ovo e o açúcar até que engrosse e fique claro. gradualmente junte o leite. coloque numa panela limpa, grande, e mexa constantemente em fogo baixo até que engrosse. Não deixe ferver. Retire do fogo. Cubra a superfície com película aderente para evitar que se forme uma crosta.
Coloque 2 colheres de sopa de água numa tigelinha pequena à prova de calor, salpique a gelatina uniformemente pela superfície e deixe que amoleça.
Ferva, numa panela grande, cerca de 4 cm de água, retire do fogo, cuidadosamente coloque a tigelinha de gelatina na água (a água deve chegar a meio dos lados da tigelinha) e mexa até que se dissolva. Junte ao custard. Cubra como antes e deixe esfriar.
Bata o creme de leite até que engrosse e junte ao custard frio. Coloque em quatro forminhas de 250 ml, bata com as bases delicadamente na superfície de trabalho para retirar as bolhas de ar, e coloque na geladeira durante a noite.
Para desenformar, incline ligeiramente cada forminha. Com o dedo, delicadamente puxe a bavaroise das bordas, permitindo que entre ar para acabar com a sucção. Vire a bavaroise sobre um prato. Se não sair imediatamente, envolva a forminha com um pano molhado em água quente. Se quiser pode guarnecer com bocados de fruta fresca.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

tortinhas

A última

Fiz hoje, usando a receita da massa brisée, o creme das bombinhas do croquembouche e algumas frutas, ficaram deliciosas!

tortinhas

Almoço

gratin de batatas

Ontem fiz para o almoço algo simples, mas bem gostoso, sem receitas. Gratin de batatas, medalhão de filé mignon e ervilha-torta. Para o gratin, descasquei e cortei em fatias finas umas 4 batatas, cozinhei elas em leite com um pouco de creme de leite fresco, até ficarem quase cozidas, temperei com pimenta e sal, arrumei em uma travessa e cobri com parmesão ralado, com gruyère também fica ótimo. Levei ao forno até gratinar. Simples, não? As ervilhas fiz como sempre costumo fazer, refogadas em manteiga e temperadas só com sal e pimenta, o mesmo que usei para temperar os medalhões, sal e pimenta. Para a sobremesa fiz clafoutis de pêssegos, usei a mesma receita do clafoutis de cereja, mas com pêssegos, tenho uma boa técnica para descaroça-los e tirar a pele deles.
A foto é de um gratin de batatas, antes de ir ao forno.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

outro bolo

Lembram do bolo de maracujá do tópico anterior? Ontem fiz um teste, usei a mesma receita, substituindo o suco de maracujá por suco de laranja. Fiz duas xícaras de suco, levei ao fogo bem baixo em uma panelinha, até reduzir à metade, para ficar com sabor mais concentrado. Ficou ótimo!