segunda-feira, 30 de junho de 2008

sablées com frutos silvestres e creme

sablées com physalis e creme

Acho que dando uma rápida olhada no blog é fácil perceber o quanto eu gosto de biscoitos. Fiz estes hoje, a receita original, do livro essencial das sobremesas, era com frutas vermelhas variadas, groselhas brancas e vermelhas, mirtilos e framboesas frescas. Eu tinha physalis e foi o que usei, cortadas ao meio dentro dos biscoitos e algumas inteiras para guarnecer, mas podem ser recheados com as frutas da sua preferência. Os biscoitos embora um pouco trabalhosos no preparo têm uma textura ótima, derretem na boca.

sablées

Sablées com frutos silvestres e creme

185g de farinha de trigo
40g de açúcar em pó
125g de manteiga sem sal fria, em cubinhos
1 gema de ovo
1 colher de sopa de sumo de limão
375ml de natas
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
400g de mistura de frutos silvestres
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte dois tabuleiros de forno e forre com papel vegetal. Peneira a farinha e o açúcar em uma tigela. Com os dedos, esfregue a manteiga na farinha até formar uma mistura esfarelada. Faça uma cova, junte a gema de ovo e o sumo e misture com uma faca. Forme uma bola, cuba com filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos.
Divida a massa ao meio. Estenda uma parte entre duas folhas de papel vegetal com farinha (tenha cuidado pois esta massa é muito delicada) até ter 3mm de espessura. Coloque a massa num tabuleiro e leve à geladeira por 5-10 minutos. Com um cortador de 7,5 cm em forma de coração, enfarinhado, corte 9 feitios. Coloque nos tabuleiros preparados, espete com um garfo e leve à geladeira por 10 minutos. Asse 20-25 minuto, ou até que fiquem firmes. Deixe esfriar um pouco no tabuleiro e transfira-os para uma grelha para esfriarem completamente. Repita com o resto da massa.
Bata o creme, a baunilha e o açúcar de confeiteiro até que fique firme. Coloque no centro de um terço dos biscoitos. Coloque alguns frutos à volta e cubra com outro biscoito. Repita com o resto dos biscoitos, creme e frutos, formando 3 montes. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

sábado, 28 de junho de 2008

bolo de laranja

O bolo de chocolate já acabou, aproveitei para fazer outro bolo, tinha umas laranjas bonitas, com casca bem cor-de-laranja. Penso que a laranja ideal para este bolo seja esta, a laranja bahia, que tem uma casca bem bonita. Esta receita é do mesmo livro que comentei ontem, Charlô em Paris.
Usei como cobertura fondant de açúcar, que é comprado já pronto, para usá-lo é só aquecer em banho-maria, se necessário, juntar uma colher de sopa de sumo de laranja para ficar mais fluído.

bolo de laranja

Bolo de laranja

3 ovos
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 xícara de suco de laranja
raspas de casca de 1 laranja ralada bem fina no ralador.

Quebre os ovos e separe as claras das gemas. Pegue a batedeira e bata as claras em neve.
Numa tigela, junte aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau, as gemas, o açúcar, a farinha e o fermento. Por último, despeje o suco de laranja e as raspas.
Ligue o forno por 15 minutos em temperatura média (180°C.).
Enquanto isso, unte com manteiga uma fôrma de bolo de 20cm de diâmetro com buraco no meio, ou uma assadeira, e polvilhe com farinha, para o bolo não grudar.
Despeje aí a massa, raspando toda a tigela com ajuda de um pão-duro. Leve ao forno e asse por 40 minutos.
Para saber se o bolo está pronto, faça o teste do palito.
Retire o bolo do forno. Para tirá-lo da fôrma, espere esfriar.
Depois, cubra a fôrma com uma travessa ou um prato de servir e vire rapidamente de cabeça para baixo. O bolo sai inteirinho! Se você usou uma assadeira, corte o bolo em quadradinhos, depois de frio, e coloque numa travessa para servir.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

bolo de chocolate com cobertura

bolo de chocolate

Semana passada vi um bolo de chocolate no blog do Bergamo, me deu saudades dos bolos de chocolate fofinhos que minha avó Marietta sempre fazia. Dei uma olhada na receita, que era da Dadivosa, mas não gostei de uma coisa, a receita levava água e óleo, eu lembrava dos bolos da minha avó feitos com leite e manteiga. Me pus a buscar uma receita de bolo de chocolate, por incrível que pareça, quase desisti, não é fácil encontrar uma boa receita simples de bolo de chocolate, na larousse do chocolate há várias receitas, algumas com amêndoas, outras feitas com chocolate em barra, na larousse das sobremesas a mesma coisa, no livro essencial das sobremesas uma receita ótima, mas também com ingredientes não tão simples, como o buttermilk. Eu só queria uma receita simples de bolo de chocolate... Por fim a encontrei num livro que comprei só por ter achado bonitinho, mas nunca dei muita atenção às receitas, Charlô em Paris, uma história de receitas. É um livro de receitas para crianças, com receitas bem simples. Fiz meia receita e adaptei um pouco ela, vou publicar aqui a receita assim como eu fiz (meia receita).

bolo de chocolate

Bolo de chocolate

1 xícara de chá de açúcar
100g de manteiga
2 ovos
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
½ xícara de chá cacau em pó
1 pitada de sal
½ xícara de leite

Na batedeira bata o açúcar e a manteiga até formarem um creme liso. Separe as gemas das claras. Junte as gemas à manteiga com açúcar e bata até ficar claro.
Pré-aqueça o forno por 15 minutos em temperatura média.
Bata as claras em neve.
Misture a farinha, o fermento, o cacau e o sal em uma tigela. Junte ao creme batido e mexa com uma espátula.
Coloque o leite e bata com a batedeira, junte a clara em neve e misture delicadamente com a espátula.
Unte e enfarinhe uma forma de bolo pequena. Despeje a massa do bolo na forma com a ajuda de uma espátula.
Leve ao forno e asse por 30 a 40 minutos. Espete com um palito para saber se está bem cozido.

Para a cobertura usei nutella® um pouco aquecida, misturada com creme de leite.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

mesa bem vestida

mesa posta

Semana passada me aconteceu uma coisa inusitada, estava aqui com meus afazeres costumeiros quando meu telefone celular tocou, pensei ser minha mãe ou minha irmã, já que poucas pessoas me ligam. Uma voz de mulher perguntou pelo meu nome, eu perguntei quem era, e ela respondeu: É Rita Lobo... Rita Lobo é diretora do site Panelinha e autora do livro Cozinha de Estar, que eu comprei logo que foi lançado e é um dos meus livros favoritos, desde então tenho certa admiração pela Rita. Ela me convidou pro lançamento de um novo livro virtual, lá no estúdio do Panelinha, infelizmente não pude ir, mas achei tão surreal isso, uma pessoa que eu admiro, como se fosse uma personagem, de repente descer de sua gravidade e me ligar, hehehe besteira minha, mas achei engraçado.
Sobre o novo livro virtual dela, pode ser baixado aqui, eu o li inteiro e como a Rita disse na apresentação do livro, me identifiquei com mais de um estilo, três pra ser exato, clássico, descomplicado e romântico. Hoje estava pondo a mesa para o almoço e me lembrei de uma dica que ela dá no livro, não deixar tudo combinando.
E foi o que eu fiz, usei individuais de algodão grosseiro cor-do-céu, pratos de porcelana branca junto com pratos de cerâmica cor de areia, achei que a mesa ficou bonita, e este é o motivo deste post :)

domingo, 15 de junho de 2008

almoço de domingo

Fiz hoje gnocchi de semolina, penso que já é a quarta vez que eu faço, dá algum trabalho mexer a massa mas vale a pena pois fica bem gostoso. Esta receita uma conhecida minha, a jornalista Celia Svevo me passou há algum tempo atrás. Servi com costela assada.

gnocchi alla romana

Gnocchi alla romana

1l de leite
250g de semolina
30g de parmesão ralado
30g de manteiga
3gemas
noz moscada
manteiga e parmesão para finalizar

Ponha o leite no fogo com sal a gosto e despeje, aos poucos, a semolina. Quando engrossar, deixe cozinhar por 10 minutos e apague o fogo. Junte os outros ingredientes, misturando bem, e deixe amornar. Despeje a massa numa superfície plana e alise até que fique com 2 cm de espessura. Deixe esfriar. Com um molde redondo (+ ou – 4 cm de diâmetro ou a boca de um copinho de aperitivo) corte os gnocchi. Arrume num refratário. Cubra com pedacinhos de manteiga e polvilhe com parmesão. Leve ao forno até gratinar.

nota: É providencial untar o aro na hora de cortar os gnocchi, a massa é um pouco grudenta.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

colher de polvilhar açúcar

sugar sifter spoon

A função é polvilhar açúcar, o que pode ser feito com uma peneira pequena qualquer, mas por que fazer isso com uma peneira se você pode usar uma super colher de polvilhar açúcar? Hehehe.
A minha é de prata holandesa fabricada em 1877, existem outras inglesas e francesas que são ainda mais bonitas, eu gostaria bastante de começar uma coleção delas, mas não são tão fáceis de encontrar, ainda mais aqui no Brasil.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

comida caseira

adoro carne de panela

O prato acima é um dos meus triviais favoritos, arroz, carne de panela e algum legume ou verdura qualquer. No caso, tomate assado(temperado com alecrim, sal grosso macerado com alho no almofariz e uma pitada de açúcar) e rúcula temperada só com azeite, pimenta e sal.
A carne que era lagarto eu fiz assim: Refoguei em óleo uma cebola grande picada, até ficar translúcida, então juntei 2 dentes de alho bem picados e a carne, virando-a para selar todos os lados, até a cebola, a carne e o alho dourarem bem. Então juntei vinho tinto seco e temperei com uma mistura de páprica doce e picante, completei com caldo de legumes (mas na falta, poderia ser água) e deixei cozer por umas 3 horas, em fogo baixo, até a carne ficar macia, acertei o sal e deixei o caldo engrossar um pouco mais.
O arroz fiz de uma forma que venho fazendo sempre ultimamente, sem refogar, somente cozer o arroz já lavado em bastante água fervente, temperada com sal e um dente de alho picado bem pequeno. Depois de cozido, escorrer, transferir para uma tigela e tapar por alguns minutos. A vantagem é a ausência do óleo no preparo e também é mais fácil, o arroz fica sempre soltinho.
Isso tudo é bastante simples, sequer precisava de uma descrição da forma de preparo :)

quarta-feira, 4 de junho de 2008

rocambole de chocolate

Meu primeiro rocambole, receita do livro essencial das sobremesas, da editora Könemann.

rocambole de chocolate

Roulade au chocolat (rocambole de chocolate)

3 ovos
125g de açúcar granulado fino
30g de farinha de trigo
2 colher de sopa de cacau um pó
250ml de creme de leite fresco
1 colher de açúcar em pó (açúcar de confeiteiro)
½ colher de chá de essência de baunilha
açúcar em pó extra, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte a base e lados de uma forma de 25 X 30cm. Forre a base com papel vegetal e unte-o. Coloque os ovos numa tigela com 90g de açúcar granulado fino. Com a batedeira elétrica bate durante 8 minutos, até que fique espesso e claro.
Peneire a farinha e o cacau juntos e junte delicadamente com uma colher de metal à mistura de ovo. Espalhe a mistura uniformemente na forma. Asse cerca de 12 minutos, ou até que assente.
Entretanto coloque um pano numa superfície de trabalho, ponha por cima uma folha de papel vegetal e polvilhe com o resto do açúcar granulado fino. Quando o bolo estiver cozido desenforme-o imediatamente para o papel com açúcar. Corte alguma borda mais queimada. Enrole o bolo pelo lado mais comprido, deixando o papel dentro do bolo e usando o pano como guia. Deixe o bolo numa grelha durante 5 minutos, depois cuidadosamente desenrole-o e deixe ficar em temperatura ambiente.
Bata o creme, o açúcar em pó e a essência de baunilha até que engrosse. Espalhe o creme sobre o bolo já frio, deixando uma margem de 1 cm à volta. Enrole o bolo novamente, usando o papel como guia. Coloque o rolo, com o lado da abertura para baixo numa travessa, tape e leve à geladeira por 30 minutos. Polvilhe com açúcar em pó antes de cortar em fatias.