segunda-feira, 14 de julho de 2008

colheres de prata e monogramas

sugar sifter spoon
Ultimamente não tenho cozinhado nada especial, nem nada que seja novo. Este post é para falar das minhas novas velharias hehe.
sugar sifter spoon
Outra colher de polvilhar açúcar, não é linda? É de prata inglesa fabricada em Londres no ano de 1863, sob o reinado da rainha Vitória, na ponta do cabo há um monograma, "T",o dono da inicial eu nunca saberei quem foi...
Esta veio da Inglaterra e comprei pelo ebay, minha primeira compra lá por sinal, agora que deu certo não pretendo parar, irei comprar tudo! Hahahaha.
No post sobre a outra colher de polvilhar açúcar, uma moça muito gentil chamada Tatiana, comentou ter visto algumas colheres de polvilhar açúcar na edição de junho da revista Gula, comprei a revista e descobri que eram do antiquario Country House Antiques, na rua padre João Manoel, aqui em São Paulo. Liguei para lá e uma moça me informou que todas elas já tinham sido vendidas! Um colecionador comprou todas as peças que apareceram na revista! E eu que pensava ser compulsivo, hehehe.
Ainda são poucas, mas tenho planos de tornar em uma coleção de colheres de prata.
E por falar nelas...
colher de café
Esta também é nova, estilo D. Maria, para café, em prata brasileira com contraste 10 dinheiros, do século XIX, tem um monograma no cabo, D L. Acho os monogramas tão lindos que gosto deles mesmo quando não são minhas as iniciais.

domingo, 6 de julho de 2008

kissel de morango

Kissel é uma sobremesa norte européia, é como uma sopa doce de frutas, que podem ser morangos, framboesas, groselhas et cetera. Pode servir quente no inverno ou frio no verão.
Dei uma olhada em várias receitas, há variações, pode ser feito com arararuta, fécula de batata ou maizena. Como araruta é quase impossível de ser encontrada por cá (eu mesmo já caí no conto da araruta fajuta), fiz com fécula de batata. Vou passar aqui a forma como eu fiz.

kissel de morango

Kissel de morango

250g de morangos
125g de açúcar
2 colheres de sopa de fécula de batata
350ml de água

Lave os morangos, corte as folhas, coloque-os numa tigela e polvilhe com o açúcar. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 3 horas.
Use o passe-vite para reduzir a purê ou então bata num processador de alimentos ou hand-mixer e passe por uma peneira.
Misture a fécula de batata na água, até se dissolver totalmente e numa panela leve ao fogo, mexendo sempre até ferver. Junte então o purê de morango e deixe que ferva novamente, mexendo sempre até engrossar um pouco.
Sirva quente ou frio.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

mexendo no louceiro

louça bonita
Vez em quando tiro tudo de dentro dos armários, passo aspirador, um pano úmido, lavo tudo que estava dentro e torno a guardar. Fazendo isso outro dia me lembrei de um comentário da Ana Elisa aqui no blog e pensei em tirar esta foto. Hehehe, não precisa se esconder, pode mexer em tudo, divirta-se!