sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Fim de tarde frio e cinzento

Vez em quando é tão bom dedicar um dia inteiro ao ócio, não é?
Acabei de tomar um chá com biscoitos e estava ouvindo música quando pensei em publicar algo aqui, nada relacionado à cozinha desta vez, sobre música. Novamente sobre Platée de Rameau, minha ópera favorita, morro de inveja da minha amiga Chantal que já a assistiu na ópera de Paris.



Nesta aria a feia e tola ninfa Platée, depois de ter sido enganada por Jupiter é humilhada por todos e volta ao seu poço jurando vingança.
Penso que nem todos gostam, mas acho a música fantástica :)

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

lulas guisadas com tomates

lula na panela

Este preparo foi bem divertido pra mim, comprei as lulas ainda inteiras e não tinha idéia de como limpá-las. Tive que pesquisar e no livro "O essencial da Cozinha" de James Peterson e editora Könemann eu encontrei um passo a passo bem detalhado. É basicamente primeiro cortar os tentáculos bem abaixo dos olhos, para que eles não se separem, depois virá-los e apertar, pra que saia aquela... meleca que tem no meio e que não se come. Feito isso puxa-se todo o interior do saco, que são as víceras e também algo que parece um plástico transparente, que imagino ser como o esqueleto da lula, corta-se as nadadeiras e retira-se a pele arrouxeada. Fiz isso tudo na pia, lavando sempre, a lula ficou bem branquinha e eu a cortei em anéis, mas poderia ter mantido inteiros os sacos caso fosse rechear. Pode se cozinhar lulas de duas formas, rapidamente, em menos de 2 minutos ou lentamente, em qualquer tipo de líquido, caldo, água, vinho et cetera. Lulas maiores tendem a demorar mais a cozer.
Fiz assim: primeiro refoguei em azeite cebola e alguns dentes de alho, todos picados bem pequenos, até ficarem levemente dourados. Juntei a lula e tomate picado sem pele e sem sementes, completei com caldo de legumes até cobrir as lulas , usei também um bouquet de ervas, com salsa e tomilho. Ferveu em fogo baixo por mais ou menos uma hora, até a lula ficar macia e só restar uma pequena quantidade de líquido, acertei a pimenta e o sal, desliguei a panela e salpiquei com salsa picada. Servi com torradas de pão de forma com aioli, com torradas de baguette ou de pão francês teria ficado ainda melhor, mas usei o pão que eu tinha.

guisado de lula com tomate

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Aïoli

aioli

Desculpem pelo sumiço, meu notebook quebrou e eu não tinha como publicar novidades aqui, as máquinas andam revoltas comigo.
Isto eu fiz semana passada, Aïoli, que é um molho a base de alho e azeite. Provençais, catalões e espanhóis brigam pela paternidade dele, é menos firme que maioneses comuns, com sabor bem picante. Serve como acompanhamento para legumes frios, cozidos ou grelhados, peixes, frutos do mar et cetera. Há duas versões, a mais tradicional que usa somente alho e azeite de oliva e a adaptada, com gema de ovo. O aïoli é tradicionalmente feito utilizando um almofariz de pedra e um pilão em madeira de oliveira, há tempos eu busco um almofariz como este, mas não é tarefa fácil encontrar. Fiz no meu almofariz e pilão de mármore, segui a receita que leva gema, mas irei publicar aqui duas versões, com e sem gema. As receitas são do livro Especialidades Francesas da editora Könemann, recomendo muito este livro, além de ótimas receitas há textos muito interessantes sobre vários pontos da rica cozinha francesa.

aioli

Aïoli (versão clássica)

1 cabeça de alho
250-300ml de azeite

Abra a cabeça de alho, separe e descasque os dentes. Pique-os em seguida, pisando o alho num almofariz, ou triturando-o num processador de alimentos.
Adicione azeite gota a gota, mexendo sempre, no caso do molho ficar demasiado espesso, pode juntar azeite em maior quantidade, até obter uma pasta.
Também pode se temperar a pasta com uma pitada de sal e umas gotas de sumo de limão.
Nota: esta versão, que no dia seguinte é ainda melhor, é muito picante.

Aïoli (versão adaptada)

10 dentes de alho
1/2 colher de chá de sal
2 gemas
250ml de azeite
2 colheres de chá de sumo de limão
pimenta preta

Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Descasque e pise o alho com o sal e misture bem com as gemas.
Adicione o azeite num fio fino e mexendo continuamente. Quando a metade do azeite estiver misturada, a pasta já se tornou emoliente, podendo então juntar o resto do azeite em maior quantidade não deixando de mexer.
Por fim misture o sumo de limão e tempere a maionese com pimenta.

aioli

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

limões

amarelo azul e verde

Hoje fiz muitas coisas na cozinha, caldo de legumes, cozinhei legumes no vapor, os congelei e também arrumei outras coisas por lá. Entre uma coisa e outra, reparei nessas cores, tão patrióticas sobre a mesa, não resisti e fotografei. Deve ser aquele espírito nacionalista que aparece com os jogos olímpicos ou copas de futebol. Por falar nisso, não assisti nada das olimpíadas além de um pedaço da abertura. O Brasil já ganhou alguma medalha?
Esses limões tão bonitos talvez virem uma torta merengada amanhã, se sobrar algum tempo, pois tenho que cuidar das minhas orquídeas que andam tão mal-tratadas. Se alguém tiver outra sugestão sobre o que fazer com os limões-sicilianos, eu aceito.

domingo, 3 de agosto de 2008

spaghetti com brócolis e bacon

Spaghetti com brócolis e bacon

De preparo super rápido, essa massa é bem gostosa pros dias de preguiça de cozinhar.
Coloque bastante água para ferver numa panela grande, enquanto isso, lave e corte o brócolis, coloque numa cesta de cozimento a vapor e coloque sobre a panela com água fervente, quando cozinhar, reserve.
Tempere a água fervente com sal e junte a massa, fiz com spaghetti, mas pode ser a massa da sua preferência. Enquanto a massa cozinha, frite em pouco azeite o bacon, e quando começar a dourar, junte dois dentes de alho picados que irão ser refogados na gordura do bacon, por fim junte o brócolis já pré-cozido. Até então a massa já estará cozida, é só escorrer e incorporar ao brócoli com bacon, temperar com pimenta preta e mais sal se necessário, regar com um pouco de azeite e servir.
Em cerca de 20 minutos está tudo pronto!

sábado, 2 de agosto de 2008

sopa de feijão branco e legumes

sopa de feijão branco e legumes

Demolhei o feijão algumas horas antes, os cozinhei sem pressão em água com uma folha de louro e então juntei legumes picados pequenos e refogados em azeite. Usei aqueles legumes que encontrei na cozinha, tinha cenoura, um dente de alho, batata, alho-poró, salsão, brócolis, um tomate sem pele nem sementes e uma abobrinha. Pra temperar nada além de sal e pimenta preta.
Porque sopa não tem mistério, como diz minha tia avó Lili Fontana, sopa começa com um dente de alho, o resto é o que você encontrar na cozinha.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Oh, oh, oh!

que comam legumes
Daniel, Daniel! O povo está com fome, e a carne está cara!
Que comam legumes...