terça-feira, 28 de outubro de 2008

pommes duchesse

Fiz no sábado, para uma amiga que veio almoçar aqui em casa comigo, servi como acompanhamento de um filé com molho de cebolas e legumes (mini-cenouras e couve de bruxelas) salteados em manteiga. A receita é da revista gula do mês de junho.

pomme duchesse

Pommes duchesse (batatas à duquesa)

700g de batatas
70g de manteiga extra sem sal
2 gemas
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 ovo batido ligeiramente para pincelar
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
manteiga para untar

Cozinhe as batatas com casca em água temperada com sal. Pele as batatas, amasse-as no espremedor e passe-as pela peneira (usei o passe-vite).
Numa frigideira de fundo grosso, trabalhe o purê com uma espátula, ou com colher de pau, mexendo vigorosamente em fogo forte, para fazer evaporar a umidade da batata.
Quando o purê estiver bem seco, retire a frigideira do fogo e misture a manteiga, as gemas, o queijo ralado, a pimenta e o sal. Bata mais uma vez.
Coloque em um saco de confeitar com bico canelado e pingue o purê sobre um tabuleiro untado com manteiga, formando brioches, bordaduras, bolinhas ou outras composições. Pincele com ovo e leve ao forno médio apenas para dourar.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Biscoitos Duryea

Outro dia mexendo numas velharias aqui em casa encontrei alguns livros que eram da minha avó Marietta, devem ser da década de 50 ou 60, um deles é muito engraçado, sobre boas maneiras (regras como não comer com a boca aberta, todas ditadas neste livro), outro é de receitas doces. Neste há várias receitas de compotas, biscoitos, geléias, bolos, bolinhos, licores et cetera, todas essas coisas que hoje em dia poucas pessoas se dão ao trabalho de preparar por preferirem comprar pronto.
Escolhi uma receita do livro, uns biscoitos preparados com maizena, foi cômodo preparar esta receita pois uso muito pouco maizena, que sempre acaba ficando no armário e como quase todos os produtos, tem prazo de validade.
Tive que adaptar a receita, seguindo como no livro é impossível conseguir fazer algum tipo de biscoito, aumentei a quantidade de farinha e deu certo!
Eis a receita já com as quantidades ajustadas:

Biscoitos Duryea

Biscoitos "Duryea"

100g de açúcar de confeiteiro
240g de farinha de trigo
120g de Maizena
120g de manteiga à temperatura ambiente
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
algumas gotas de essência de baunilha

Misture todos os ingredientes secos, faça uma cova no centro e junte os ovos bem batidos, a manteiga e a baunilha. Trabalhe bem a massa com as mãos. Forme bolinhas e disponha sobre uma assadeira untada e coberta com papel vegetal, pressione cada uma das bolinhas com os dentes de um garfo e leve ao forno regular por cerca de 10 minutos.

De volta

Não, eu abandonei o blog, estou vivo e bem de saúde, o contrário do meu notebook, que renunciou à luz, talvez para todo o sempre. Foi este o motivo do meu sumiço. Durante este tempo fui algumas vezes para a casa da praia e também para a chácara, onde fiz um monte de coisas legais. Agora estou de volta e pretendo voltar a publicar textos e receitas aqui.
Ainda é bem cedo, o sol ainda mal nasceu, vou aproveitar que caí da cama e ir à cozinha preparar uns biscoitos. Hoje em dia quase toda a gente prefere comprar tudo pronto, eu ainda prefiro os biscoitos caseiros!