terça-feira, 27 de julho de 2010

bolo de canela

bolo de canela

Que tal aproveitar que esfriou e fazer este bolo para o chá da tarde? Bastante simples, aposto como quase toda gente já tem os ingredientes em casa.

bolo de canela pedaço

Bolo de canela

120g de manteiga
1 xícara de açúcar
2 ovos
2 xícaras de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de leite

Para a cobertura:

40g de manteiga derretida
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de canela em pó

Deixe todos os ingredientes em temperatura ambiente. Ligue o forno à 200°C., unte com manteiga uma forma retangular com cerca de 20 X 30cm e forre-a com papel vegetal.
Na batedeira bata a manteiga e o açúcar, até que fique claro e cremoso. Sem parar de bater, junte os ovos, ligeiramente batidos, aos poucos, bata até que fique bem liso e homogêneo, desligue a batedeira. Incorpore a farinha peneirada junto com o fermento, misturando delicadamente com uma espátula e adicionando também o leite, aos poucos, até que tudo fique homogêneo.
Transfira a massa para a fôrma e asse por cerca de 40 minutos.
Retire do forno, desenforme, puxe delicadamente o papel vegetal e deixe amornar sobre uma grelha de bolo. Enquanto ainda estiver morno, pincele toda superfície do bolo com manteiga derretida e polvilhe o açúcar e a canela por sobre ele. Corte aos quadradinhos e sirva.

azeita uma xícara de chá?

Comi o bolo acompanhado de uma xícara de chá preto do Ceilão, com uma rodela fina de limão-siciliano. Não é uma graça a minha colher nova? Hehehe, de passarinho! É prata francesa de poinçon tête de Minerve (século XIX) e tem vermeil (prata dourada) nos olhos do passarinho, na linguinha, na concavidade da colher e também no interior da pinça, que faz conjunto com as colheres.

punção cabeça de Minerva

domingo, 25 de julho de 2010

salada de grão-de-bico e legumes

salada de grão de bico

Eu havia colocado o grão-de-bico de molho na noite anterior, mas não sabia bem o que iria fazer com ele, podia virar uma sopa, um guisado ou salada. Pelo twitter alguns amigos deram sua opinião e decidi por salada mesmo. O grão cozeu em cerca de 45 minutos, sem pressão. Enquanto cozinhava, tive tempo suficiente pra lavar louça, descascar e picar legumes, e ainda fazer uns croutons de pão integral, no forno. Usei aquilo que encontrei na geladeira, uma cenoura, o grão de bico cozido e escorrido, brócolis japonês, os croutons, bacon frito e para temperar, salsa bem picada, pimenta-preta, sal, um pouco de vinagre e bastante azeite. Depois ainda me lembrei, esqueci de colocar cebola, tinha cebola roxa no cesto de legumes, gosto de colocar em algumas saladas, cebola picada bem pequeno. Mas enfim, minha salada não ficou nada má e quase não me deu trabalho, numa refeição só para um ;)