quarta-feira, 14 de março de 2012

ninhos de merengue com groselhas e coulis de framboesas

ninho de merengue com groselhas frescas

Outro dia no supermercado encontrei essas groselhas tão lindas, comprei sem ter certeza do que preparar com elas. Ontem assei ninhos de merengue, que é das minhas sobremesas favoritas e já fiz tantas vezes que posso dizer ser uma das minhas especialidades. Servi hoje com as groselhas, creme com baunilha e coulis de framboesas e num prato do meu serviço rouge de fer da Vista Alegre, os tons de vermelho formaram um camaïeu de rouge, não ficou lindo? :)
Já postei antes a receita do merengue, mas vamos lá mais uma vez:

ninho de merengue

Ninhos de merengue

125g de açúcar de confeiteiro
clara de 2 ovos

Pré-aqueça o forno a 150°C., mantendo a porta do forno entre-aberta, pode usar o cabo de uma colher de pau para isso.
Forre um tabuleiro com papel manteiga e nele marque 6 círculos com 7cm de diâmetro cada.
Deixe que as claras fiquem em temperatura ambiente e bata-as na batedeira até que fiquem firmes, aos poucos junte o açúcar sem parar de bater, até que a mistura fique lisa e brilhante.
Coloque a mistura de claras e açúcar num saco de confeiteiro com bico canelado. Forre cada um dos círculos com o merengue, deixando as bordas mais altas para formar um ninho.
Leve ao forno e asse até que que fiquem secos e estaladiços. É importante que o fogo esteja bastante baixo e a porta do forno esteja entreaberta, do contrário vão ficar corados.
Para o recheio bata levemente creme de leite fresco ou nata espessa com baunilha, sem açúcar, o açúcar no merengue já é suficiente. Pode servir com a fruta que preferir, além das groselhas usei coulis de framboesas, que é um purê de fruta levemente adoçado e cozido.

quebrado

4 comentários:

delicatessen disse...

Daniel,

Linda a sua sobremesa e lindo o seu prato.

IVA PASSOS disse...

Fantastico!

wair de paula disse...

Estou adorando sua fase vermelha. E eu nao me acerto direito com os merengues, ao contrário de vc,, acho que é o forno novo...abs.

Unknown disse...

Socorro... Fiquei com água na boca