Outro dia no supermercado encontrei essas groselhas tão lindas, comprei sem ter certeza do que preparar com elas. Ontem assei ninhos de merengue, que é das minhas sobremesas favoritas e já fiz tantas vezes que posso dizer ser uma das minhas especialidades. Servi hoje com as groselhas, creme com baunilha e coulis de framboesas e num prato do meu serviço rouge de fer da Vista Alegre, os tons de vermelho formaram um camaïeu de rouge, não ficou lindo? :)
Já postei antes a receita do merengue, mas vamos lá mais uma vez:
Já postei antes a receita do merengue, mas vamos lá mais uma vez:
Ninhos de merengue
clara de 2 ovos
Pré-aqueça o forno a 150°C., mantendo a porta do forno entre-aberta, pode usar o cabo de uma colher de pau para isso.
Forre um tabuleiro com papel manteiga e nele marque 6 círculos com 7cm de diâmetro cada.
Deixe que as claras fiquem em temperatura ambiente e bata-as na batedeira até que fiquem firmes, aos poucos junte o açúcar sem parar de bater, até que a mistura fique lisa e brilhante.
Coloque a mistura de claras e açúcar num saco de confeiteiro com bico canelado. Forre cada um dos círculos com o merengue, deixando as bordas mais altas para formar um ninho.
Leve ao forno e asse até que que fiquem secos e estaladiços. É importante que o fogo esteja bastante baixo e a porta do forno esteja entreaberta, do contrário vão ficar corados.
Para o recheio bata levemente creme de leite fresco ou nata espessa com baunilha, sem açúcar, o açúcar no merengue já é suficiente. Pode servir com a fruta que preferir, além das groselhas usei coulis de framboesas, que é um purê de fruta levemente adoçado e cozido.
4 comentários:
Daniel,
Linda a sua sobremesa e lindo o seu prato.
Fantastico!
Estou adorando sua fase vermelha. E eu nao me acerto direito com os merengues, ao contrário de vc,, acho que é o forno novo...abs.
Socorro... Fiquei com água na boca
Postar um comentário