domingo, 27 de maio de 2012

pequenos prazeres de chocolate

café e pequenas delícias de chocolate

Não é novidade que eu adoro merengues, quase todas minhas sobremesas favoritas levam merengue de alguma forma: a pavlova, os ovos nevados, os ninhos que eu sempre faço... Que tal aliar a doçura do merengue com o amaro do chocolate negro? Pode seguir a receita como na foto abaixo, ou preparar pequenos suspiros ao chocolate, como na foto acima.

merengue

Merengues ao chocolate

5 claras
250g de açúcar
100g de chocolate amargo

Pré-aqueça o forno a 120°C.
Bata as claras na batedeira. Quando estiver com uma consistência firme, adicione o açúcar, acrescente uma colher de cada vez, batendo sempre a cada adição.
Forre a assadeira com papel-manteiga. Quando as claras estiverem com consistência bem firme e brulhante, encha o saco de confeiteiro e desenhe zigue-zagues em cima do papel manteiga.
Asse por aproximadamente 50 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar na assadeira.
Derreta o chocolate e mergulhe os merengues no chocolate derretido e deixe esfriar no papel manteiga.

atelier do chocolate

A receita é do livro Atelier do chocolate que a editora Cook Lovers gentilmente me enviou. O livro tem várias receitas simples, com fotos inspiradoras, dicas de como trabalhar o chocolate e o mais legal, o kit vem com moldes e utensílios que podem transformar qualquer cozinha num atelier de chocolatier. Aproveitando outra receita do livro também fiz botões de chocolate que customizei ao meu gosto, alguns com flor de sal da Bretanha e outros com pimenta rosa, que ficaram incríveis!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Génoise de cacau com geléia de framboesas

génoise de chocolate

Pão de ló genovês com cacau e geléia de framboesas e vinagre balsâmico. Tem como não ficar bom?. Pode polvilhar com açúcar de confeiteiro, mas só dá certo se usar uma polvilhadeira de prata inglesa, hahahaha.

Para a geléia:

100g de framboesas (congeladas ou frescas)
50g de açúcar cristal
1 colher de sopa de vinagre balsâmico

Numa panela pequena e de fundo pesado, leve ao fogo baixo as framboesas e o vinagre balsâmico, até que as framboesas comecem a soltar seu sumo, acrescente o açúcar e mexendo sempre, cozinhe por cerca de 15 minutos. Deixe esfriar e reserve para o recheio

Génoise de cacau:

4 ovos
90g de farinha de trigo
120g de açúcar
30g de cacau em pó
20g de manteiga

Pré-aqueça o forno a 180°C. Derreta a manteiga e deixe que esfrie. Numa tigela grande de porcelana refratária, quebre os ovos e junte o açúcar, bata com o batedor de arame em banho-maria (não muito quente) até que fique bem fofo, quando escorrer deve manter a forma, teste fazendo o símbolo do infinito, se ele permanecer sobre a mistura, já está bom. Retire do banho maria e bata até que esfrie. Peneire a farinha e o cacau em pó e junte aos poucos à mistura de ovos, mexendo gentilmente com uma espátula, sem bater, por fim junte a manteiga derretida, mexendo rápido mas delicadamente, sem bater a massa. Despeje sobre forma untada e enfarinhada com 20cm de diâmetro e leve ao forno por cerca de 25 minutos, teste se está cozido espetando um palito no centro do bolo, o palito deve sair limpo.
Desenforme e deixe que esfrie sobre uma grelha. Corte ao meio com uma faca serrilhada e recheie com a geléia de framboesas, pode polvilhar com açúcar de confeiteiro.

infinito

segunda-feira, 7 de maio de 2012

garfo para pickles

garfo para cornichons

O cabo longo faz alcançar o fundo até nos potes mais compridos, os dentes farpados prendem bem os pickles ou azeitonas espetados. É providencial para quem que como eu, adora cornichons :)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ovos nevados

oeufs à la neige

Ovos nevados, oeufs à la neige, uova alla neve... É uma sobremesa bastante simples e pupular em vários cantos do mundo. Penso que talvez seja a sobremesa mais refinada que se pode preparar com apenas 4 ingredientes, ovos, leite, baunilha e açúcar. É nada mais que um merengue poché com caramelo,  flutuando sobre creme inglês. Vamos à receita

oeufs à la neige

Ovos nevados
500ml de leite
1 fava de baunilha
4 ovos
175g de açúcar

Para o creme inglês: Faça um corte transversal na fava de baunilha e numa panela, coloque-a com o leite e leve ao fogo até próximo ao ponto de fervura. Retire do fogo e deixe amornar. Bata bem as gemas dos ovos com 65g de açúcar, junte ao leite e misture muito bem, leve ao fogo muito baixo e mexa vigorosamente com um batedor de arame, até que engrosse. Para ver se está no ponto, mergulhe uma colher de pau no creme e passe a ponta do dedo neste creme, se o traço feito com o dedo se mantiver limpo, está pronto. Coloque numa tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira até que esfrie.
Para o merengue: Bata as claras em ponto de neve,junte 65g de açúcar e bata até que fique liso e brilhante, deve levantar um pico que se mantém firme quando retirado com o batedor de arame. Coloque colheradas deste merengue em água fervente (deixe ela ferver e baixe o fogo) virando rapidamente e retirando, não deve cozinhar em demasia. Reserve.
Prepare o caramelo com o restante do açúcar e arrume em 4 pratos ou taças um pouco do creme inglês, o merengue poché e um pouco do caremelo ainda quente sobre o merengue. Et voilà ;)

  detalhe

 P.S. Estranharam a mesa de madeira rústica e a porcelana com decoração em azul e amarelo? Estou na casa da minha mãe aqui no Guarujá :)