terça-feira, 7 de maio de 2013

kugelhopf

kougelhopf

Este tipo de brioche típico da Alsácia é assado numa forma gomada que tem o mesmo nome, é originário do sul da Alemanha e Áustria, dizem ter sido levado para a França junto com o séquito de Maria Antonieta.
Consegui uma fôrma original alsaciana, de cerâmica vidrada, mas pode assar em fôrmas de silicone de mesmo formato, fáceis de encontrar no mercado.

preparando o kougelhopf

Kougelhopf

500g de farinha de trigo
1 sachet de fermento biológico seco
80g de açúcar
1 colher de café de sal
200ml de leite morno
3 ovos em temperatura ambiente, levemente batidos
150g de manteiga em temperatura ambiente + suficiente para untar a fôrma
100g de passas de uva, embebidas em rum ou kirsch
algumas amêndoas para decorar
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Na tigela da batedeira (com o batedor de gancho) ou num plano de trabalho, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Faça uma cova ao centro e junte o leite e sem parar de trabalhar a massa, junte os ovos. À batedeira, bata até que a massa comece a despregar das laterais da tigela. Sovando à mão, até que sinta que a massa está bastante elástica. Junte a manteiga e continue trabalhando, até que a massa fique bem lisa e homogênea, quanto mais trabalhar a massa, melhor!
Polvilhe a massa com um pouco de farinha para não grudar nas mãos, e junte as passas trabalhando mais um pouco e então, forme uma bola com a massa e cubra com um pano de prato limpo, deixando descansar até que a massa dobre de volume.
Pré aqueça o forno a 180°C., o calor do forno ajuda a massa a crescer, unte a fôrma pincelando com manteiga e coloque uma amêndoa em cada um dos gomos da forma.
Quando a massa tiver dobrado de volume, trabalhe-a mais um pouco e forme uma bola, fazendo um buraco ao centro, coloque na forma e deixe descansar mais um pouco, até que tenha crescido à altura do final das caneluras da forma. Leve ao forno e asse por 50 minutos, até que o kougelhopf esteja bem dourado.
Desenforme ainda quente e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Fica ótimo com geléia, se quiser, pode suprimir as passas ou ainda trocar as amêndoas por nozes ou avelãs.