quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Clafoutis de matchá e cerejas

 Hoje é o primeiro dia de 2026, tem muito tempo que não publico nada aqui, às vezes sinto saudades de escrever, mas esse tipo de mídia parece não fazer muito sentido hoje em dia. Hoje as pessoas precisam viver a vida em modo acelerado, seja nas mensagens de áudio, que escutam em velocidade vezes dois, ou nas vídeo receitas, que em 30 segundos tentam mostrar tudo rapidamente. Eu não tenho grande vocação para video maker, mas hoje, senti vontade de postar algo aqui.

Uma das primeiras receitas que publiquei por aqui (quase 20 anos atrás), foi o clafoutis, que fiz com cerejas e também com physalis, que ainda hoje é vista como fruta exótica. 

Para a ceia de réveillon eu estava pensando em uma receita e usei meu velho blog como inspiração, ou como um caderno de receitas. Fiz um clafoutis de cerejas, mas com uma pequena alteração, uma massa aromatizada com matchá, o chá verde japonês em pó, que tem bastante perfume e um certo amargo característico no fundo. A receita eu já publiquei aqui, você pode suprimir uma colher de farinha e botar 2 colheres de matchá em pó. Este aqui será o resultado:












Se alguém ler isso, desejo um feliz ano novo! E tente a receita de clafoutis, seja a original ou com matchá, agora pós festas de fim de ano, é fácil encontrar cerejas em promoção, é uma sobremesa que ainda me impressiona.