quinta-feira, 9 de julho de 2009

dobras de guardanapos

camaïeu de bleu

Um carioca amigo meu chamado César Ferro, tem como hobby o origami, ele também cozinha, mas é com as suas dobraduras de papel que mais me impressiona.
Outro dia ele me indicou este site aqui, sobre dobras de guardanapos. Algumas pessoas acham que sairam de moda, e hoje em dia são mesmo incomuns, mas eu acho o máximo, pra mim pouco importa se estão ou não em voga. Acho que demonstra cuidado em servir a quem recebemos, e isso é sempre válido.
Os guardanapos podem ser de algodão (como na foto acima) ou para dobras mais complexas, os de linho são melhores, por serem mais firmes, só nunca use os de papel hahahaha.
Ainda na foto acima, usei a dobra em leque, bastante simples, com argolas de fibra natural, mas também se pode usar argolas de prata, são tão bonitas aquelas com monograma (argolas de guardanapos podem até mesmo virar uma coleção...) .
Se você já é expert em origami, que tal tentar decifrar a famosa dobra imperial dos Habsburgo? Sébastien Durand do blog du sacré au sucré já andou sondando-a, mas somente duas pessoas no mundo sabem o segredo, hehehe dizem ser o mais bem guardado segredo da Áustria.

mesa posta

10 comentários:

Adri disse...

eu achei os seus muuuuuuuuuuuito mais lindos! e eu vi antes de todo mundo, não foi...? hehehehe
beijos

César Ferro disse...

Obrigado, Dani! Quanta honra!Ficou linda sua dobra.. que tal uma futura parceria?
beijão

hanny disse...

ei daniel,
vi a cozinha da julia child e lembrei do seu panela de cobre.
http://americanhistory.si.edu/juliachild/default.asp

bjos

Cris Cardeal disse...

Olá Daniel, acabei de conhecer o seu blog.Parabéns, adorei.. virei sempre visitá-lo...

Chazz disse...

Olá Daniel,

achei as dobras dos Habsburgo uma verdadeira escultura sobre os pratos!!O seu é mais prático com certeza!
Interessante tb ver a disposição dos talheres, todos do mesmo lado e com os lados de uso para baixo.
Imagino todos sentados à mesa, que sensação!

abraços

Daniel disse...

Sabe que na França ainda é comum usarem talheres voltados assim, pra baixo, o monograma é gravado no verso dos cabos.

Nina Furtado disse...

Daniel.. já que você gosta..

http://cozinhadanina.blogspot.com/2009/04/guardanapo-coelhinho-da-pascoa.html

Deu trabalho mas ficou engraçadinho hhehe

Um abraço,
Nina

Chazz disse...

Ah sim, exactement!lá ainda usam dessa maneira...rsrsrs.Mas mesmo sem monogramas?E os talheres todos do mesmo lado?
Merci beaucop.

Chazz disse...

opa, Merci beaucoup!

Mise En Place disse...

Adorei:)