sábado, 10 de outubro de 2009

penne, alcachofras, alho e óleo

penne, alcachofras, alho e óleo

Eu ando postando poucas receitas aqui, tenho até vergonha de publicar algumas coisas que eu faço, de tão simples que são.
Eis um exemplo disso, uma massa que é uma variação do aglio olio, juro não ter perdido mais de 15 minutos preparando-a e ponto a mesa.
Fervi água suficiente para cozinhar massa só pra uma pessoa (estou sozinho), temperei com sal (como já disse antes, aprendi com o Bertolazzi que a água do cozimento deve ser tão salgada quanto água do mar, não é necessário colocar óleo na água), juntei a massa, um penne italiano de farinha de grão duro, deixei cozer al dente, enquanto isso piquei um dente de alho, o dourei em azeite, juntei 4 mini-alcachofras de conserva, cortadas ao meio e por fim a massa já cozida e escorrida. Sal, duas ou três giradas no moedor de pimenta-do-reino, não mais que isso, algumas folhinhas de orégano fresco da hortinha e lascas de um bom parmesão.

penne, alcachofras, alho e óleo

9 comentários:

Silvia disse...

Posta sim, mesmo receitas "simples" como essa, porque o teu "simples" é sempre muito charmoso, de bom gosto! Adoro quando tem novidades! Abraços

César Ferro disse...

E põe charme nisso! Além das boas idéias que me salvam da solitária cozinha de um solteiro rsss...
Também aprendi isso da agua salgada do mar,engraçado né? Mas é uma grande dica ..
Nossa.deu fome! fui..

Adri disse...

simplicidade no prato é tudo!
não gosto muito de penne... é a única massa q não me agrada mto.

Anônimo disse...

Caro Daniel,tudo que Vc.nus mostra é MARAVILHOSO! Vc. só não pode parar de postar!!!!Simples ou sofisticado,é sempre um prazer abrir teu BLOG,cotinue nus dando dicas de OPERA!!!E quanto as receitas já fiz várias sairam todas ótimas!!!!!Um abraço!Márcia Cintra

Chantal Jeanne disse...

DANI
fazia tempo que eu não entrava no teu blog ...estou numa eterna dieta e fico passando mal vendo as tuas maravilhosas fotos ! Me deu fome ! Adoro penne e alcachofras ! Que bela combinação !!!!

Beijos

Nane Cabral disse...

Humm... que delícia!! amei!! bjinhos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com

Regina disse...

Receita maravilhosa!

Anônimo disse...

Muito boa a sua receita aliás no meu modesto entender as simples são as mais saborosas e os remontam as origens NO ENTANTO prefiro indubitavelmente as alcachofras frescas. Podem até se as pequenas para conservas.
abraços

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse...

VIXI...isso me deu até água na boca. caramba...vou ter que comer uma massa na hora do almoço rsrsrs