sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Biscoitos Duryea

Outro dia mexendo numas velharias aqui em casa encontrei alguns livros que eram da minha avó Marietta, devem ser da década de 50 ou 60, um deles é muito engraçado, sobre boas maneiras (regras como não comer com a boca aberta, todas ditadas neste livro), outro é de receitas doces. Neste há várias receitas de compotas, biscoitos, geléias, bolos, bolinhos, licores et cetera, todas essas coisas que hoje em dia poucas pessoas se dão ao trabalho de preparar por preferirem comprar pronto.
Escolhi uma receita do livro, uns biscoitos preparados com maizena, foi cômodo preparar esta receita pois uso muito pouco maizena, que sempre acaba ficando no armário e como quase todos os produtos, tem prazo de validade.
Tive que adaptar a receita, seguindo como no livro é impossível conseguir fazer algum tipo de biscoito, aumentei a quantidade de farinha e deu certo!
Eis a receita já com as quantidades ajustadas:

Biscoitos Duryea

Biscoitos "Duryea"

100g de açúcar de confeiteiro
240g de farinha de trigo
120g de Maizena
120g de manteiga à temperatura ambiente
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
algumas gotas de essência de baunilha

Misture todos os ingredientes secos, faça uma cova no centro e junte os ovos bem batidos, a manteiga e a baunilha. Trabalhe bem a massa com as mãos. Forme bolinhas e disponha sobre uma assadeira untada e coberta com papel vegetal, pressione cada uma das bolinhas com os dentes de um garfo e leve ao forno regular por cerca de 10 minutos.

11 comentários:

Adri disse...

Primeira???

Viva!!!

Ah, que bom q está de volta! Morri de saudades...

Você me lembrou aqueles livros que eu tenho q te mandei as fotos, vc lembra? É bem parecido com esse seu, pelo modo como descreveu. Tem umas receitas do arco da velha! Eu e minha mãe uma vez fizemos um licor de morango que ficou magnífico!

Duryea é o nome da Maizena, não é? Tem alguma coisa relacionada... Não tem?

Eu gosto de biscoito maizena feito em casa... Esses de pacote são enjoativos. Biscoito mesmo eu gosto dos amanteigados! Eu tenho uma receita de um de amendoim que é DIVINA! Se quiser, te passo depois. Todo mundo comia e pedia mais!... Huahuahua... Deu até vontade de fazer novamente... Há ANOS não faço essa receita!

Beijos e ótimo fim de semana!

Viviane Peçanha disse...

Rapaz, achei que vc iria sumir pra sempre!!!! Confesso que fiquei com saudades!!!
Uma coisa vc ainda não sabe, mas vou confessar: só criei um blog por sua causa! Sim vc é o culpado por eu ter vontade de colocar minhas receitas na net!
Um bj e seja bem-vindo novamente!!!

Glau disse...

daria tudo para ter os livros de receitas das minhas avós! aprovetei-os bem e não se esqueça dos bons modos mencionados no livro, hein :)

bjos, glau

clau disse...

Hoje em dia os critèrios para se decretar o sumiço de alguèm estao muito mais ligados à cibernética que ao respiro da gente: mas fazer o que n'é mm?...
E o biscoito, penso que por causa do uso do garfo e quem sabe até da época da sua receita tb(hihihi) me lembrou uns que a minha mae fazia qdo eu era pequena.
Bentornato!

Anônimo disse...

Que bom que vc voltou Daniel!!
Eu sempre leio vc, mas nunca comento, achei que vc tinha desistido do Blog...
Não desista, adoros suas receitas, as fotos. Mandei o link pra minha irmã e ela tb te adorou, até fez um de seus bolos, que só pude ver na foto...
Um abraço
Hanna

K471 disse...

A que temperatura?
Tenho isso tudo, que bom, não me falta nenhum ingrediente.
Bjs.

K471 disse...

Dani, vê só este site:
http://www.flagrantedelicia.com/

Aconselharam-me, e como gostei, aqui o tens.

K471 disse...

Dani, outro divinal ;)

http://areceitaestanomeublog.blogspot.com/

J. -The Domestic Goddess- disse...

queremos TODAS as receitas desse livro! por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor por favor!!!!!!

Anônimo disse...

Daniel,
essa massa fica com textura mais mole ou mais firme? será q dá pra fazer em argolinhas, na manga de confeitar?

Ju Peres disse...

AIAIAI!BISCOITOS CASEIROS!!!!REALMENTE SÃO OS MELHORES!!!!!!!!!!!