quarta-feira, 20 de outubro de 2010

massa fresca com recheio de espinafre e ricotta

antes

Préparez votre, préparez votre pâte... Dans une jatte, dans une jatte plate...
Hehehe, chega de brincar de Peau d'âne, vamos lá: Prepare vossa massa, numa tigela coloque a farinha, abra uma cova no centro e junte os ovos, 1 ovo para cada 100 gramas de farinha, um fio de azeite e, com força, misture tudo muito bem. Abra a massa no cilindro de massas, com pau de macarrão ou como preferir, o importante é que fique fina, lisa e homogênea, polvilhe farinha para que a massa não grude.

farinha e ovos

Massa aberta, é hora de cortar, pode ser aos quadradinhos, com uma carretilha, ou aos círculos, usando um aro cortador.
Para o recheio, reduza a ricotta à pasta, passando-a por uma peneira, por um passe-vite ou até mesmo esmagando com os dentes de um garfo, junte o espinafre pré-cozido e tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Usei o sal de ervas no meu ;)

I

Uma pequena quantidade de recheio no centro de cada massa.

II

Dobre ao meio, se optou por cortar em quadradinhos, preste atenção para que a dobra seja no sentido diagonal, pressione bem os cantos da massa, para que não abram durante o cozimento.

III

Agora é só unir as duas pontar. Até que ficou bonitinho, por ser a primeira vez que eu faço :)

IV

Agora é só repetir com toda a massa, até se cansar. Então é só cozinhar as massinhas em bastante água fervente, um pouco salgada e servir com o teu molho favorito!
Eu sempre me confundo com com relação aos nomes das massas, penso que pelo tamanho e formato, estes que eu fiz sejam tortellini, se houver alguém da Itália lendo, por favor, me corrija, caso eu estiver errado.

6 comentários:

Vera disse...

Td que é seu....é sempre lindo, perfeito e impecável- viva o Dany!!!!!
bjo

Marina Mott disse...

Daniel, que capricho!! Simplesmente divino! Bjs!

Adri disse...

quando eu crescer, quero fazer massa caseira q nem vc!

mariliafig disse...

Caprichadíssimo!!
beijo

Chef Daniel Deywes disse...

OI, vim conhecer seu blog, e gostei muito...

Sou fá de massas caseiras, sempre faço, e sem duvida é muito superior ...


abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com

Glaucia disse...

Que delícia de blog... adoro cozinhar, mas ainda não me aventurei com as massas caseiras... iniciei agora a pesquisa e me encantei com esses "tortellinis"!

Parabéns e obrigada por dividir!