sexta-feira, 22 de abril de 2011

brandade de bacalhau

mise en place

Hoje é sexta-feira da paixão, como toda gente sabe, neste dia não devemos nos alimentar de carne vermelha. É tradição e deve ser respeitada, mesmo pelos não tão católicos.
O bacalhau, tão apreciado nesta data, pode se transformar neste delicioso prato tradicional da cozinha provençal, a brandade de morue ou brandade de bacalhau ou ainda simplesmente bacalhau à provençal. É originário da cidade de Nîmes, por isso também é conhecido como brandade de morue à la nimoise.
A receita foi adaptada do livro "A Taste of Provence", da editora Könemann.

brandade de bacalhau

La brandade froide (brandade de bacalhau fria)

250g de bacalhau
alguns ramos de tomilho e uma ou duas folhas de louro
2 dentes de alho
1 colheres de chá de azeite (cerca de 10ml)
5 colheres de sopa de creme de leite fresco* (cerca de 75g)
sal e pimenta moída na hora
sumo de limão a gosto


Deixe o bacalhau de molho em água na noite anterior ao preparo, trocando a água pelo menos 4 vezes.
Escorra o peixe e corte em pedaços, leve ao fogo numa panela com água, o louro e o tomilho, quando começar a ferver, deixe cozinhar por 8 minutos. Escorra novamente e desfie o bacalhau usando os dentes de um garfo. Reserve.
Descasque e macere os dentes de alho num almofariz, até reduzir a uma pasta cremosa, junte o azeite pouco a pouco, sem parar de mover o pilão.
Aqueça a mistura de alho e azeite numa panela em fogo muito baixo, junte pouco a pouco o bacalhau desfiado, o creme de leite, mexendo vigorosamente com uma colher de pau até que se transforme numa pasta. Tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Sirva com azeitonas pretas e torradas. Sirva frio.

Notas do Daniel: Não precisa usar as melhores postas do lombo do bacalhau para isso, já que irá ser reduzido à pasta, fiz com lascas de bacalhau do Porto, mais baratas que as postas maiores.
*A receita original pede crème frâiche em vez do creme fresco, crème frâiche é um creme de leite não pasteurizado e levemente ácido, como não é facilmente encontrado no Brasil, optei pelo uso do creme de leite, mas o livro também sugere usar iogurte.
Servi sem grande pompa, mas se quiser uma apresentação mais caprichada, pode formar um monte com a brandade, e cercá-lo com azeitonas e torradas em forma de triângulo.

bacalhau dessalgando

Deixe que o bacalhau dessalgue dentro da geladeira, isso evita que ele estrague, já que está perdendo aquilo que o conserva, o sal.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

coeur à la crème

♪Dis-moi, mon coeur, dis-moi, t'es-tu, t'es-tu bien consulté. Ah! Ah! mon coeur, tu, tu t'agites! Ah, mon coeur, tu, tu me quittes!... ♪

E o coração de vocês, como vai? Também vos deixou? Não se importe, esta sobremesa tradicional francesa irá suprimir qualquer mal do coração.

coeur à la crème

Coeur à la crème

200g de queijo cottage, sem o soro
60g de açúcar
300g de creme de leite fresco, levemente batido

Passe por uma peneira fina o queijo cottage, junte o açúcar e o creme batido, misturando bem até que fique bem liso e homogêneo. Forre forminhas para coeur à la crème com gaze e distribua a mistura de queijo nas forminhas, cubra e deixe escorrer de um dia para o outro. Desenforme e sirva com fruta fresca, purê de frutas ou até mesmo geléia.

fôrma para coeur à la crème

Servi com coulis de framboesas, framboesas frescas e mirtilos. O ideal é forrar as forminhas com um tecido específico para queijo, em inglês é chamado cheesecloth, mas como não está disponível ao gentio da Pindorama, usando gaze esterilizada você terá um bom resultado. As forminhas para coeur à la crème são de cerâmica e têm perfurações para que escorra o soro. As minhas foram presente de um amigo que as comprou em Paris. Se não tiver as forminhas específicas, não há problema, pode usar qualquer molde perfurado e terá um queijo delicioso, porém, sem o formato característico.