quinta-feira, 10 de maio de 2012

Génoise de cacau com geléia de framboesas

génoise de chocolate

Pão de ló genovês com cacau e geléia de framboesas e vinagre balsâmico. Tem como não ficar bom?. Pode polvilhar com açúcar de confeiteiro, mas só dá certo se usar uma polvilhadeira de prata inglesa, hahahaha.

Para a geléia:

100g de framboesas (congeladas ou frescas)
50g de açúcar cristal
1 colher de sopa de vinagre balsâmico

Numa panela pequena e de fundo pesado, leve ao fogo baixo as framboesas e o vinagre balsâmico, até que as framboesas comecem a soltar seu sumo, acrescente o açúcar e mexendo sempre, cozinhe por cerca de 15 minutos. Deixe esfriar e reserve para o recheio

Génoise de cacau:

4 ovos
90g de farinha de trigo
120g de açúcar
30g de cacau em pó
20g de manteiga

Pré-aqueça o forno a 180°C. Derreta a manteiga e deixe que esfrie. Numa tigela grande de porcelana refratária, quebre os ovos e junte o açúcar, bata com o batedor de arame em banho-maria (não muito quente) até que fique bem fofo, quando escorrer deve manter a forma, teste fazendo o símbolo do infinito, se ele permanecer sobre a mistura, já está bom. Retire do banho maria e bata até que esfrie. Peneire a farinha e o cacau em pó e junte aos poucos à mistura de ovos, mexendo gentilmente com uma espátula, sem bater, por fim junte a manteiga derretida, mexendo rápido mas delicadamente, sem bater a massa. Despeje sobre forma untada e enfarinhada com 20cm de diâmetro e leve ao forno por cerca de 25 minutos, teste se está cozido espetando um palito no centro do bolo, o palito deve sair limpo.
Desenforme e deixe que esfrie sobre uma grelha. Corte ao meio com uma faca serrilhada e recheie com a geléia de framboesas, pode polvilhar com açúcar de confeiteiro.

infinito

Nenhum comentário: