quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Maçãs em calda com pistache

Essa semana comprei dois livros novos, um dos quais, uma tradução do livro "Les carnets de cuisine de Monet" (À mesa com Monet, editora Sextante). Eu que adoro receitas à moda antiga, estou me deliciando, não demorei até testar a primeira. Achei interessantíssima a receita de maçãs em calda com pistache, tinha em casa tudo o que era necessário para prepará-las, então resolvi tentar, mudando alguma coisa ou outra, a cor das maçãs por exemplo, que tornei vermelhas, para me lembrar das maçãs do amor que se tornaram apenas uma lembrança de infância.

Maçãs em calda com pistache

Maçãs em calda com pistache

6 maçãs
225g de açúcar cristal
150g de pistaches
1 fava de baunilha
20 gotas de corante alimentar vermelho

Descasque as maçãs, corte-as ao meio e retire o miolo, coloque-as em seguida numa tigela com água e sumo de limão, para evitar que escureçam. Em uma panela coloque 250ml de água e junte o açúcar, mexendo até que tenha se dissolvido totalmente, deixe ferver, junte o corante, a fava de baunilha e as maçãs, cozinhe por cerca de 10 minutos, até que as maçãs fiquem macias, regando com a calda durante o cozimento. Quando cozidas, transfira para uma compoteira e deixe esfriar. Sirva escorridas com os pistaches espetados e se desejar, pode servir com um pouco da calda por sobre as maçãs (deixe a calda apurar um pouco em uma pequena panela a fogo baixo). Se quiser uma versão mais refinada, use xarope de romãs na calda, suprimindo o corante.

A louça com grifos e masquerons em camaïei de bleu é inglesa, de finais do século XIX. Já lhes contei antes que tenho certa obsessão com o décimo nono século, não?

10 comentários:

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Obrigada pela receita, caso você venha postar todas as receitas testadas, serei sua fiel seguidora, vi este livro na livraria e fiquei tentada a compra-lo... só que: ainda não tive coragem... Ah, nesta receita vou tirar a fava de baunilha, gosto muito do sabor discreto da maçã. Um bom dia para você!

Daniel disse...

Pois então eu sou muito destemido, porque comprei este e À mesa com Proust, da mesma coleção, ambos são lindos!

Anônimo disse...

Oi, Daniel
Eu me chamo Soraya e adoro culinária, sigo alguns blogs sobre o assunto e, mesmo sendo blogs sobre culinária, cada um tem um enfoque diferente e adoro o enfoque que vc dá ao seu : essa mistura de culinária e história é muito legal, sem falar das suas receitas que são absolutamente diferentes do trivial, com um toque de refinamento e elegância que se perdeu hoje em dia.
Era só isso mesmo, só para dizer que acho seu blog super bacana e continue nos brindando com sua preciosidades, comentários, receitas, história e tudo de bom.
Abraços paulista-cearenses.
Soraya Quagliato

Unknown disse...

Caro Daniel,

Costumo passar pelo seu blogue, e gosto de muitas das receitas que sugere.
Gostaria de fazer-lhe uma proposta caso esteja interessado. Faço templates para blogs, e estou a tentar divulgar a minha loja do Etsy.
Como ainda estou a começar, gostaria de obter alguma divulgação pelo que caso esteja interessado em alterar o visual do seu blog, disponibilizo-me para lhe propôr um modelo, de forma inteiramente gratuita, desde que disponha depois (e no caso de gostar do resultado final) o meu logo num cantinho do seu blogue, ou partilhar a novidade num post.
Deixo-lhe a proposta. Estou inteiramente à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
Qualquer coisa pode enviar-me um mail:

thecotton-sky.blogspot.pt
thecottonsky@gmail.com

Obrigada e se fôr o caso até breve!

Sil disse...

Daniel,
visito sempre seu blog (adoro sua finesse,rs) e fico triste quando não vejo novos posts... Não abandone o blog, please...

comprar seguidores instagram disse...

Muito bom o blog, estão de parabéns por esse ótimo trabalho!!

Anônimo disse...

Ô Daniel, o que aconteceu ?
Cadê você ?
Por quê você não está postando ?
Já faz tempo, já "tá" na hora de voltar . . . (rsrsrsrsrrs)
Estamos sentindo sua falta !
Volta
ABS
Soraya

Sil disse...

Danieeel, hello!!...
Acnteceu alguma coisa?!
Cadê voce?!!

Anônimo disse...

Saudades de ver uma receia nova por aqui!

Alexandre disse...

Bom dia Daniel. Como lhe disse pessoalmente, vou tentar reproduzir aquele prato que externei adorar. Gostei muito do seu blog e vou entrar e sair dele com frequência. Parabéns pela poesia, inteligência, beleza e criatividade ora tácita, ora explícita nas suas postagens.Foi uma experiência inefável e prazerosa navegar pelas suas receitas. Até mais tarde. Obrigado. Alexandre.