terça-feira, 27 de novembro de 2007

pudins de coco e sagu

Esta é uma receita bem diferente daquelas que costumo testar, com alguns ingredientes que eu nunca havia usado, como o sagu, que pra dizer a verdade, eu tinha um certo preconceito contra ele, as minhas lembranças guardavam uma imagem de um horrível sagu de uva que comi da casa de dona Amélia, mãe de minha tia Tereza. A receita é do "livro essencial das sobremesas", que já disse várias vezes antes ser o meu livro de receitas favorito, e com certeza é. Ah, tive que fazer duas alterações na receita, o açúcar-de-palma pelo que eu li é um tanto raro, pelo menos aqui, usei açúcar mascavo na mesma quantidade e não ficou demasiado doce, a outra alteração foi o capim-limão, que omiti da receita por não ter encontrado, quando eu era pequeno havia uma planta enorme dele aqui em casa, cresce como mato, de folhas afiadas, minha avó sempre usava pra fazer chás, dizem ser bom pra fazer dormir... Bom, agora eis a receita:

pudim de coco e sagu


Pudins de coco e sagu

220 ml de leite de coco
90 g de açúcar-de-palma, ralado
1 talo de capim-limão
250 g de sagu
1 colher de chá de casca de limão verde ralado
1 gema de ovo, levemente batida
4 goiabas, em fatias finas

xarope de limão

500 g de açúcar
1 colher de sopa de gengibre fresco rasgado
casca de 2 limões verdes

Unte levemente oito forminhas de 125 ml. Numa panela, coloque o leite de coco, o açúcar-de-palma e o capim-limão, com 750 ml de água. Deixe quase ferver. Junte o sagu e a casca de limão e cozinhe em fogo baixo, mexendo, 35-40 minutos, até que o sagu fique grosso e límpido.
Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Retire o capim-limão. Bata as gemas até engrossarem e junte ao sagu. Coloque a mistura nas forminhas e tape com filme-plástico e leve à geladeira por 3 horas. Coloque as formas em água quente 20 segundos antes de desenformar.
Para o xarope de limão, coloque o açúcar e 250 ml de água em uma panela e mexa em fogo baixo até que se dissolva. Ferva e cozinhe 10 minutos sem mexer, até que engrosse. Junte o gengibre e a casca de limão e cozinhe mais 5 minutos. Coloque as fatias de goiaba num prato, coloque por cima o xarope de limão e serva com os pudins.

5 comentários:

Anônimo disse...

Estava comentando sobre o sagu no blog do Vitor ontem. Ele postou sobre caviar de frutas (Adriá). Eu disse que já fiz (na facul) caviar com sagu, aromatizando com: shoyu, suco de frutas, vinho, corante, etc.
Uma das minhas tentativas na cozinha (sozinha) foi um sagu. Lembro que coloquei tanto vinho (e provavelmente não cozinhei muito depois disso) que deixei várias senhoras da família um pouco alegrinhas....rsrsrs, pelo menos fez sucesso.
Eu compro açúcar de palma na Liberdade.
bjo.

Marizé disse...

Sabe que eu também não consigo encontrar açúcar de palma!

Gostei muito mesmo desta receita.

Beijocas

Eduardo Luz disse...

Esta eu vou fazer ! Interessante o sagu com o coco.

Lua Limaverde disse...

Não é o tipo de sobremesa que gosto, mas ficou belíssima! :)

Tina disse...

Oi Daniel!



Parabéns pelo blog e pelas receitas, gostei muito. Essa aqui eu vou fazer, com certeza.

beijo e feliz 2008!