sexta-feira, 9 de outubro de 2009

bolo de rolo para o chá

bolo de rolo

Um amigo pernambucano, o antiquário Sérgio Zarzar, sempre me falava do bolo de rolo, eu morria de vontade, mas é o tipo de coisa que eu nem me arriscaria tentar fazer em casa. É um bolo enrolado, como o rocambole, mas de camadas finíssimas e um recheio de doce de goiaba. É doce típico de Pernambuco e considerado talvez, o doce de mais difícil confecção da doçaria brasileira. Este da foto não tem tantas camadas como deve ter, encontrei por acaso na padaria San Paolo, aqui perto de casa, num dia em que resolvi comprar pão lá, e não na padaria onde costumo ir sempre. Deu pra matar a vontade de provar o tal bolo de rolo e achei bem gostoso, mas o Sérgio me disse que o bom mesmo é o de Pernambuco. Alguém sabe de algum lugar aqui em São Paulo onde encontro bolo de rolo tão bom quanto em Pernambuco e com tantas camadas quanto deve ter?
Para quem quiser provar, o endereço da padaria San Paolo é rua Pio XI nº236, Alto da Lapa.

chá e bolo de rolo

P.S. O chá era um chá verde americano, orgânico e aromatizado com manga, abacaxi e pêssego, gosto bastante dele ;)

21 comentários:

Marina Mott disse...

Fiz uma única vez o bolo de rolo, num dia de muito tédio e muita goiaba. (A receita que eu peguei rende de 5 a seis assadeiras, dependendo do tamanho dos ovos.)Aí, eu não sabia se tinha dado certo porque eu nunca tinha comido o dito cujo antes. Porém, tenho uma amiga baiana, a Monica, que conhece muito bem, mesmo sendo o bolo de Recife. Quando perguntei a ela onde eu poderia encontrar tal iguaria (para comparar) ela disse que o bolo de rolo que vende nas lojas do Pão de Açúcar é bem honesto.
Bem, é apenas uma idéia. Eu experimentei e achei bem bom; e, tem embalagens bem pequenininhas.
Abraço e bom fim-de-semana!

Adri disse...

bolo de rolo pra mim é um rocambole bem metido! heheehehehe...
aqui custa uma NOTA preta!

simone mizrahi disse...

em sp não sei, mas no rio é fácil de achar nas delis e até no supermercado zona sul tem um bem digno!

beijos e mto legal o seu fone, é fino!

Chazz disse...

Nem me fale de bolo de rolo!
É muito bom!São uns rocamboles mais metidos sim, a massa é mais amanteigada e compacta..
Os do Pão de Açúcar são ótimos mesmo.Aqui nas do interior vende também.
Não queria fazer merchandising mas deve ter por aí perto uma padaria Leticia ou será Dona Deola?!.
Ambas muito boas!.
Bons tempos de São Paulo, ehehehe.

Daniel disse...

Hehehe, sim, ambas são aqui perto também, e é na Deola que prefiro comprar pão. Mas pão bom mesmo é de outra padaria um pouco mais longe...

Chazz disse...

...que legal!
A Deola ficava no alto da avenida e depois tinha um descidão da mesma rua que vai pros lados do CEASA acho.
Agora essa outra padaria..seria pros lados da São Gualter?

Daniel disse...

A Dona Deola fica na esquina da Pio XI com a Cerro Corá, a Letícia (que na verdade são duas, numa mesma rua) fica já na Cerro Corá, e a San Paolo fica na Pio XI, ao lado do Frans Café.

brisa disse...

Oi! Moro fora do BR (nos US), sou de SP mas conheco (e adoro!) o bolo de rolo autentico. Como por aqui nao tem, obvio, peguei uma receita na web e funcionou super bem. Foi no blog Rainhas e o nome da receita eh "Bolo de rolo da Fafah".

O do Pao de Acucar eh muito bom (pra ser "comercial") mas o feito em casa eh maravilhoso: ingredientes de primeira, sem conservantes. E nao eh dificil de fazer, soh demora um pouco mais que um bolo comum.

Espero te-lo ajudado:)

Abs

Chazz disse...

lembrei!
Já fui nesses lugares.
Bem agradável por aí!

Gourmandisebrasil disse...

Um aluno pernambucano diz com o maior orgulho que Bolo de Rolo é mais que um simples rocambole, já que é confeccionado à base de Colchão de Noiva (e não com o báxico rocambole). Deve ter muitas camadas fininhas e ser recheado com goiabda pastosa. Fiz duas vezes, um desastre...rs Considero o bolo mais difícil de fazer na confeiteria brasileira.
Acho que a melhor maneira é pedir para algum pernambucano trazer de lá, de preferência da Casa dos Frios. É o melhor, indiscutível.
Andei provando alguns que vendem em supermercados e notei até aromas rançosos ou com conservantes.
Já experimentou o da Feira Moderna? Nem sempre tem, mas ligue antes. Fica na Fradique Coutinho, 1246.
bjo,
Nina.

Jamile disse...

Opa! Pernambucana louca por bolo de rolo se apresentando!!!
Ah, o da Casa dos Frios é meu preferido mesmo!
Se desse pra mandar pelos Correios... hehehe

Unknown disse...

Daniel,
Sou recifense ( com muito orgulho!)e para mim o melhor bolo é mesmo o de rolo..
Temos aqui a Casa dos Frios (não é propaganda não !!!)que faz o melhor bolo de rolo da cidade.
Você não imagina com é gostoso saboreá-lo com uma fatia de queijo do reino!!!
Apesar de já existir bolo de rolo de tudo que é sabor ( chocolate, maracujá, doce de leite,etc..)o campeão é mesmo o de goiabada..
Prometo levar um para você quando for a São Paulo,,
Um abraço!

Anônimo disse...

Caro Daniel,sou baiana e conheço bem o verdadeiro bolo de ROLO apesar de não ser tipico de SALVADOR,mas aqui no RIO onde eu moroo melhor bolo de rolo é o da FARINHA PURA(cobal HUMAITÁ)soube por um funcionário que é feito por uma pernambucana e chega toda sexa-feira FRESQUINHO!!!Parabens pelo BLOG! é MARAVILHOSO.Abaço,Márcia Cintra

Anônimo disse...

Caro Daniel,visito sempre o teu BLOG,parabens!!!è maravilhoso!!!já fiz várias receitas.Sou BAIANA e conheça bem o BOLO DE ROLO, apesar de não ser tipico de SALVADOR!!!Moro,no RIO e de todos os lugares que já provei posso garantir que o melhorBOLO DE ROLO é o da FARINHA PURA (cobal de Botafogo)chega fresquinho toda SEXTA!e segundo funcionários éfeito por pernambucana!Abraço,Márcia

Julinha disse...

Daniel,embora eu more em João Pessoa(120km de Recife)estou por lá sempre,e sem dúvidas,o melhor bolo de rolo é o da Casa dos Frios.Hoje em dia,há variações,com recheio de nozes,maracujá,chocolate.Mas o bom mesmo,é o tradicional,com recheio de goiabada.Várias camadas,delicado e delicioso.Nunca mais te vi on no msn,nem sei se tu lembras mais de mim(Risos).Mas qualquer hora que te encontrar online,pego teu endereço e te envio um.Assim,provarás um autêntico Bolo de Rolo Pernambucano.
Beijos

Sabrina Mix disse...

Oi, Daniel!

Eu já encontrei no Extra e tem o mesmíssimo gosto do que minha amiga trouxe de Recife.

Beijos e sucesso!!!

ATENÇÃO, MEU BLOG É: http://www.sabrinamix.com

Chantal Jeanne disse...

Daniel
o melhor mesmo é o que todo mundo comenta, o bolo de rolo da casa dos frios. Eu ja ganhei um. É fantastico ! Moro no nordeste como vc sabe e encontro facilmente este bolo em padarias. Nao chega a ser tão bom quanto o de Recife. Eu conheço 2 doceiras que faz um maravilhoso. Senão no aeroporto da minha cidade é vendido um otimo, em porções individuais. Qualquer dia que eu for a Sao Paulo, eu vou trazer uns para ti. Beijos

Mary Flower disse...

Oi, Daniel,

Encontrei, por acaso, o Bolo de Rolo no Mercado Municipal de São Paulo. Eles tem em embalagem individual e também em tamanho grande, que cortam e vendem por quilo. Não me lembro do nome do box, mas vale a pena procurar.Uma visita ao Mercadão sempre surpreende com novos sabores e aromas...

Martha disse...

Amo bolo de rolo! confesso que como boa recifense, ao ver a foto que você postou, fiquei com peninha do bolo de rolo que você encontrou.
:P

A massa aparenta ser bem mais grossa dos que vendem aqui. E sim, não há compração com o bolo de rolo da Casa dos Frios.
:)

Beijosss

Juliana disse...

Olá,

não conheço o bolo de rolo pernambucano, o "original", mas sou apaixonada pelo q conheço! Sou de Sorocaba e sempre que vou para SP, passo no Mercado Municipal pra comprar o bolo de rolo que tem pra vender lá, vá na Padaria paulistana, lá dentro msm, eles vendem e é muito bom! Depois me diz se gostou!

Unknown disse...

estive em Recife mês passado e comi o tal bolo de rolo que delicias gente mais naum foi da casa dos frios,foi da marca "jc" uma febrica em VARSEA -Recife ,tel 81-32712377-cel81-86014110quem tiver a oportunidade de comer bolo de rolo aproveite é a oitava maravilha do mundo rsrsrssr,sou de SANTOS - SÃO PAULO. BJS