sexta-feira, 16 de outubro de 2009

bolo de rolo

bolo de rolo

Ontem recebi pelo correio, vindo de Pernambuco, o famoso bolo de rolo da Casa dos Frios. Fatias finíssimas de bolo enroladas com doce de goiaba, achei muito gostoso, e usam manteiga mesmo na preparação, quem me enviou foi uma leitora do blog, a Dona Fafah Uchoa, que mora em Recife. Ela disse (e também estava na sugestão da caixa) que normalmente é servido com fatias de queijo do reino e calda de goiaba, e que em ocasiões especiais, é servido com sorvete, coberto com calda de goiaba e musseline de requeijão. Eu afobado, comi puro mesmo, só acompanhado de uma infusão de ervas e flores de limoeiro. O bolo ficou lindo no meu prato de rocambole que raramente uso, preciso usá-lo mais...
Se você é destemido e quer se arriscar a tentar fazer em casa, a receita de bolo de rolo da Fafah está publicada no Rainhas do Lar.

bolo de rolo

Mas caso tenha algum amigo em Pernambuco, o bolo tem validade de 12 dias, então aguenta bem o transporte, mesmo pelo correio.

21 comentários:

Rejane Paiva disse...

Acho que estou grávida: me deu um daqueles desejos repentinos por comidas malucas. heheheheh

Chazz disse...

Caramba Daniel!
Vc tb podia enviar umas fatias pra gente!
hahahaha.

Carolina Andrade disse...

Daniel, sou louca pra fazer este bolo, nem comi ainda acredita, parece ser delicioso. Direto de Pernambuco heim, que privilégio. Beijos

Isabela Tibo disse...

Olá Daniel! Estive em Pernambuco semana passada e comi bolo de rolo, é uma delícia, né? Esse está com uma cara ótima!
Beijos
P.S. Adoro suas louças e talheres de prata, um mais lindo que o outro!

Anônimo disse...

Daniel , adoro seu blog, mas nunca comento, mas qdo vi esse post nao resisti. Isso é minha perdiçao.
bj
débora

brisa disse...

Ahh, voce teve sorte dela mandar pra voce. Como falei antes, a receita dela realmente da certo. Duvido que ,quando eu faco, saiam tao bons como os originais, afinal ela eh master! :)

Parabens a ela (pela receita e dedicacao) e a voce por ter recebido um presente tao gostoso:)

Abs

Fafah disse...

Daniel

Muito elegante o seu comentário! Sabia que gostaria de ter provado do bolo e então enviei. Vc é uma pessoa muito querida viu!
um abraço!

Daniel disse...

Ah Fafah, eu estou tão envergonhado, sou um suíno, o bolo já acabou, e fui eu quem comeu metade dele, sozinho.

Anônimo disse...

Daniel .. esse bolo é tudo ..ele tem gosto de infancia para mim.pois sou metade alogana e metade pernambucana ...então já viu .....srsrsrsr Vc é um previlegiado em receber um presente desse.. se sinta bem querido ....

Carol disse...

Daniel, que lindo, vc fez bolo de rolo!!!!
owwwn, parabéns cara!!!
beijooo

Mariângela disse...

Daniel, eu olhei a receita dela lá no Rainhas e pede para usar margarina,só que eu não gosto do sabor de margarina.Será que daria parta substituir por manteiga sem comprometer pois na hora de enrolar certamente com margarina seria mais fácil, o que acha??Ou quem sabe a Fafah lê meu comntário e já me tira a dúvida!!Obrigada,seu blog é lindo demais!

Daniel disse...

Eu também não sou grande fã de margarina... Embora tenha lido nos ingredientes do bolo que estava na caixa, e usam manteiga e margarina, o que já é grande coisa já que é bem comum substituerem totalmente a manteiga por margarina. Eu acho que deve dar certo sim, só deixar a manteiga em consistência de pomada... Mas vamos esperar a Fafah que é dona da receita, ela deve saber melhor... Quem sabe até eu não me enimo um dia e tento fazer o bolo de rolo :)

Fafah disse...

A receita que tenho do bolo de rolo pedia margarina então justifico a presença, mas sem dúvida nenhuma um bolo feito com manteiga é muito mais saboroso.
Agora a margarina, dá uma consistência mais durinha ao bolo e portanto fica mais fácil de enrolar. A manteiga contém mais colesterol e se vc não tem problema com ele, utilize-a sem culpa.
bj

Carol disse...

Eu sei bem que delícia que é isso, com sorvete fica tudo de bom, sempre que meu padrasto vem a SP, peço para ele trazer de Recife, que é o melhor que eu já comi na minha vida!! rs...
Bjos

disse...

Bolo de Rolo é show!!!

Bjo

Mulher Muderna disse...

Aqui em casa nós comemos o bolo de rolo puro, sem acompanhamentos. Na verdade, não conheço quem use misturas - queijo ou sorvete. Não é um hábito da maioria... Ele já é molhadinho, perfeito sozinho, não precisa de nada mais. Basta cortar a fatia fininha, e tá pronto. :)

O da Casa dos Frios é mesmo o melhor, seguido da Carmem Delicatessen. Hoje em dia há variações - com chocolate e outros recheios, mas só o tradicional de goiadada faz sucesso. :)

Silvia - BH disse...

Conheço este bolo de rolo. Não há o que se compare. Entretanto, aproveito para comentar que aqui em Minas há o famoso pão-de-ló em Lagoa Dourada, lá pela região de Tiradentes, São João del Rei. O recheio é doce de leite.

Uma vez que a massa é muito fininha, não acho que faça tanta diferençaa margarina, ou seja, que seja perceptível como é num bolo comum sem recheio no qual se percebe com nitidez a diferença da manteiga pra margarina.

Dora Lima disse...

Bolo-de-rolo em BH

Aqui na serra em BH existe uma fábrica de bolo-de-rolo de uma pernambucana, que fornece para diversas lojas como boca-de-forno etc. O site é www.saboresdepernambuco.com.br

Xylema disse...

Eu compro nas lojas do Hiper Bom Preço que tem aqui em Fortaleza, vem de Pernambuco para alegria dos fãs cearenses. rsss

Sergio disse...

Sergio, Costa Rica América Central.
Olá Fafah,Sua receita de bolo enrolado recheado de goiaba,faz agua na minha boca.preciso me comunicar com vocé, pra te comprar um destes bolos, seja seu ou Da Casa dos Frios.
sergiobarrantes@hotmail.com.

Unknown disse...

Bom dia, conheço os bolos da casa dos frios, também faço bolo de Rolo em Belo Horizonte, entrem na minha página do Facebook e Instagran Jô bolo de rolo. Ou é só me chamar no 31997825713 whatsapp.