domingo, 11 de outubro de 2009

infusão de folhas de pitangueira

pitanga

Eu moro numa casa com quintal, num bairro de São Paulo onde ainda existem muitas árvores e praças. Onde há áreas verdes, há pássaros, e pássaros fazem cocô, como qualquer outro animal. Para quem mora em apartamento, cocô de pássaro deve estar longe de ser um problema, mas quem mora em uma casa já deve ter ficado bastante desgostoso ao estender um lençol pra secar no sol e eis que uma mancha misteriosa aparece. Mas como eu disse, moro numa casa com quintal e outro dia encontrei uma pitangueira que nasceu de forma espontânea no meu quintal, é claro que nem tão espontânea assim, os pássaros comem as pitangas e as sementes saem com o cocô. Vêem só? Até o cocô de pássaro não é de todo mal... Mas vou parar de falar sobre cocô de pássaro que este é um assunto deveras desagradável para um blog sobre culinária.
Um conhecido comentou outro dia sobre o "chá"... ou melhor, a infusão de folhas de pitangueira, aproveitei agora que sou proprietário de uma pitangueira para testar. Escaldei o bule e dentro dele coloquei cerca de 450 ml de água quente, quase fervente, juntei 30 folhas de pitangueira (já lavadas) e abafei a infusão com a tampa do bule, por cerca 15 minutos. Usei um cubinho de açúcar orgânico por xícara, não mais que um cubinho, mexi bem e provei. Sabem que é bem gostoso? Só achei que ficou um pouco fraco, da próxima vez tentarei com 50 folhas talvez.

infusão de folhas de pitanga para o chá

Eu já li algo sobre os efeitos medicinais da infusão de folhas de pitangueira, mas gostaria da opinião de vocês, sabem no que beneficia à saúde?

infusão de folhas de pitanga

Aceitam uma xícara de infusão de folhas de pitanga? ;)

10 comentários:

Lia disse...

No nordeste, costumam jogar folhas de pitanga no chão ao recepcionar visitas, porque quando pisam nas folhas, elas exalam aquele cheiro maravilhoso...

Chazz disse...

Olha, parece que esse chazinho é bom pra dorzinhas reumáticas e pra segurar o cocozinho..hahahaha.
Ah, que desagradável!rsrsrs.
Pra que será que os pássaros comem pitanga então?

Chantal Jeanne disse...

Dani

adoro essas INFUSÕES que alias não deveriam ser chamadas de CHÁS porque so pode ser chamado de CHÁ a bebida feita com as folhas da planta CHÁ. (chá branco, chá verde, chá preto = é a mesma folha so que *verde* ou mofada). Qualquer bebida feita com folhas ou ervas deveria se chamar de infusão ou tisana.

Eu adoro tomar tisanas feitas com capim santo, hortelão. Essa de pitanga deve ser uma delicia !!!!

Luluz disse...

Dani, acho que é para baixar a pressão.

Junior Pedro disse...

Soube também que é muito bom para tirar ansiedade, cólica menstrual, infecções da garganta, limpar e descongestionar a pele do rosto, queda e oleosidade dos cabelos.

Marina Mott disse...

Parece que há estudos e a comprovação da eficácia dessa infusão (a gente aprende com o comentário dos outros, né? nada de chá - infusão) no tratamento da hipertensão arterial.
Nunca tomei a infusão, mas já comi muita pitanga. Tenho três pitangueiras em casa: uma, prima da sua, nasceu por conta dos pássaros; a mais antiga está aqui há uns 30 anos e nunca deu frutos (acho que bate pouco sol), e, tenho uma de pitanga preta plantada num vaso.
Todas essas frutas silvestres, amoras, pitangas, moranguinhos do mato me lembram a infância e são frutas felizes.
Para mim, comê-las ou bebê-las faz um bem imenso prá alma.

Silviamantovani disse...

Vocês sabiam que a casca do caule da pitangueira é excelente para baixar a glicose no sangue? Bom para diabéticos.

bjsss

Mary Flower disse...

Uma vez ouvi uma entrevista do Caetano Veloso em que ele contava do Natal na sua infância... dizia que em Santo Amaro da Purificação as pessoas traziam areia branca no quintal e fincavam folhas de pintangueira com seus frutos para perfumar a casa. Um Natal prá lá de tropical, não acham? Dizia também que só foi conhecer árvores de Natal feitas com pinheiros na adolescência, quando foi morar em Salvador e que achou todas muito feias, pois usavam algodão para imitar a neve dos países frios.
O aroma das folhas e frutos da pitangueira trazem a ele a lembrança do Natal na infância...

César Ferro disse...

Nada a declarar especialmente só um pequeno aparte: é meu fruto silvestre predileto, adorava colher pitangas numa casa de praia em Cabo Frio, aqui no Rio, onde passei a maior parte da minha infancia..Além de rir muito com o famoso escremento frutífero do seu jardim hahaha

Unknown disse...

Ele é excelente para diminuir a febre... E adoçado com mel também ajuda a melhorar a garganta! Um santo remédio...