quarta-feira, 26 de maio de 2010

Arjamolho, o gaspacho algarvio

arjamolho

Esta versão portuguesa do gaspacho andaluz, no Algarve é chamado de arjamolho, exeto na região de fronteira, onde o chamam "gaspacho". É uma sopa fria, ótima para dias quentes, como a panzanella italiana ou a pappa al pomodoro, também usa pão velho na receita. Namoro a receita já há algum tempo, minha amiga portuguesa Jane Alves me incentivou a fazer, e Patrícia, que é do Algarve me deu algumas dicas sobre que pão usar. Usei um pão chamado "pão português" de uma padaria aqui perto de casa, a Dona Deola. Não sei se é realmente como o pão algarvio, mas ficou muito bom. Agora eis a receita, que foi adaptada da receita do livro cozinha tradicional portuguesa, livro que eu adoro!


arjamolho

Arjamolho

3 dentes de alho pequenos
sal grosso
3 tomates grandes e bem maduros
1 pimentão verde pequeno
400g de pão tipo português, duro
vinagre
4 colheres de sopa de azeite
orégano

No almofariz, macere o alho com um pouco de sal grosso, junte um tomate e o macere também (preferi passar o tomate pelo passe-vite). Coloque esse molho numa travessa funda, junte um pouco de água bem fria, um pouco de miolo de pão esfarelado, orégano esmagado entre as mãos, azeite e vinagre, de forma que fique bastante ácido. Pique o restante dos tomates, tirando a pele e as sementes, corte o pimentão em tiras bem finas, e parta o pão em pedaços pequenos. Junte tudo na travessa, ou sirva em separado do caldo. Pode servir com sardinhas assadas.

raspando o prato

Nota do Daniel: O meu pequeno prazer fica por conta de limpar o prato com um pedaço de pão, hehehe ;)

domingo, 9 de maio de 2010

maionese com tangerina

Um pequeno teste que eu fiz hoje, para o molho de uma salada. Fiz a maionese como de costume, usando uma gema de ovo, 1 colher de mostarda de Dijon, óleo vegetal e azeite misturados, sal e pimenta do moinho... Em vez de usar sumo de limão ou vinagre, usei sumo de alguns gomos de tangerina, deram um sabor bem delicado e perfumado à maionese, recomendo tentar em casa ;)

maionese com tangerina