sábado, 16 de julho de 2011

crepes com lichia e baunilha

lichia de perto

Uma lata de lichias em calda pode dar um bom recheio para crepes, adoro lichias, são consideradas o fruto nacional na China, embora as que eu usei tenham vindo do Vietnã. Preparei alguns crepes e os recheei com lichias em calda cortadas aos pedaços. À calda adicionei um pouco mais de açúcar e uma fava de baunilha, cozinhei por alguns minutos e foi esta calda que umedeceu os crepes. Simples, não?
Para a massa de crepes você vai precisar de:

crepes com lichia e baunilha

Massa básica para crepes (serve tanto para crepes doces quanto salgados)

90 g de farinha de trigo
1 ovo, mais uma gema de ovo
185 ml de leite
20 g de manteiga sem sal, derretida

antes

Peneire a farinha em uma tigela grande, junte o ovo e a gema, o leite e bata bem até que que a massa fique lisa e homogênea, junte a manteiga derretida e misture muito bem. Cubra com filme plástico e leve à geladeira para que descanse, por pelo menos 30 minutos. Pode transferir a massa para uma jarra, facilita o manuseio. Caso a massa fique muito espessa, pode adicionar um pouco mais de leite.
No centro de uma frigideira de preferência anti-aderente, coloque uma pequena porção da massa, mexendo para que a massa se distribua por toda a superfície da frigideira. Deixe cozinhar por cerca de 30 segundos, até que a borda comece a enrolar, então com ajuda de uma espátula ou se tiver mais prática, simplesmente salteando a frigideira, vire a crepe de lado e deixe dourar levemente. Repita a operação até usar toda a massa.

chinoiserie

Servi no meu prato Vieux Paris, do século XIX, a decoração chinoiserie ficou bem com uma receita tão francesa, mas com uma fruta tão ao gosto chinês :o)

6 comentários:

Cristina disse...

Adoro crepes, com o sabor da baunilha deve ficar especial! Agora o seu prato é um luxo só, lindo!!

Anônimo disse...

Sempre me surpreendo com seu bom gosto e bom humor...qualidades indispens'aveis a quem trabalha numa cozinha,eu acho! Beijo grande

jp disse...

ho quelle belle assiette
magnifique
et dans cette lumière
quelles belles photos

Lari/Jê disse...

HUmm

Crepe... Que delicia!
Adorei seu BLOG
Parabéns

Beijo pequena Jê

YES we Cooking disse...

Combinação perfeita! Amo lichias, baunilha.... Receita anotada, adorei! Beijos, Cecilia

wania almeida disse...

blog de chorar, tao lindo.. amo!!!