sexta-feira, 23 de setembro de 2011
a alcachofra
A alcachofra (Cynara cardunculus) é uma flor da mesma família botânica das margaridas. Pode prepará-las recheadas, cortando a ponta das pétalas e eliminando as fibras do miolo antes de cozinhar. Para o recheio, farinha de rosca temperada com bastante salsa e alho frito, também fica ótimo acrescentar amêndoas ou pignolis. As bem pequenas, de conserva, ficam boas com massas salteadas em alho e óleo, ou em recheios de massas ou tortas, ainda mais quando aliadas a queijos, como a ricotta por exemplo, que não encobre o sabor delicado da alcachofra. É uma delícia de todas as formas, mas a minha favorita ainda é simplesmente cozida, em água com um pouco de vinagre ou sumo de limão para não escurecer muito e servida inteira, com um molho vinagrete simples, molhando cada uma das pétalas no molho e por fim degustar com prazer o seu coração.
Foi a flor escolhida para comemorar o início da primavera ;)
Prometo que farei o possível para em breve postar receitas com ela, o tempo anda insuficiente, mas a época de alcachofras não deve ser ignorada jamais. Esta da foto, ganhei da minha vizinha Yná, que comprou uma caixa delas e veio me mostrar orgulhosa o seu bouquet de alcachofras. Me deu 4 delas que pretendo cozinhar amanhã.
Ah, eu já ia me esquecendo... Para conservá-las, faça como flores comuns, deixe em um jarro com água fresca e troque a água a cada dia. Assim aguenta bem uns 3 dias ou mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Daniel,
adoro alcachofras, minha avó fazia-as recheadas, uma delícia! Amei seu post, elegante e refinado como sempre!!
Bjs, saudades
Postar um comentário