quarta-feira, 2 de maio de 2012

ovos nevados

oeufs à la neige

Ovos nevados, oeufs à la neige, uova alla neve... É uma sobremesa bastante simples e pupular em vários cantos do mundo. Penso que talvez seja a sobremesa mais refinada que se pode preparar com apenas 4 ingredientes, ovos, leite, baunilha e açúcar. É nada mais que um merengue poché com caramelo,  flutuando sobre creme inglês. Vamos à receita

oeufs à la neige

Ovos nevados
500ml de leite
1 fava de baunilha
4 ovos
175g de açúcar

Para o creme inglês: Faça um corte transversal na fava de baunilha e numa panela, coloque-a com o leite e leve ao fogo até próximo ao ponto de fervura. Retire do fogo e deixe amornar. Bata bem as gemas dos ovos com 65g de açúcar, junte ao leite e misture muito bem, leve ao fogo muito baixo e mexa vigorosamente com um batedor de arame, até que engrosse. Para ver se está no ponto, mergulhe uma colher de pau no creme e passe a ponta do dedo neste creme, se o traço feito com o dedo se mantiver limpo, está pronto. Coloque numa tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira até que esfrie.
Para o merengue: Bata as claras em ponto de neve,junte 65g de açúcar e bata até que fique liso e brilhante, deve levantar um pico que se mantém firme quando retirado com o batedor de arame. Coloque colheradas deste merengue em água fervente (deixe ela ferver e baixe o fogo) virando rapidamente e retirando, não deve cozinhar em demasia. Reserve.
Prepare o caramelo com o restante do açúcar e arrume em 4 pratos ou taças um pouco do creme inglês, o merengue poché e um pouco do caremelo ainda quente sobre o merengue. Et voilà ;)

  detalhe

 P.S. Estranharam a mesa de madeira rústica e a porcelana com decoração em azul e amarelo? Estou na casa da minha mãe aqui no Guarujá :)

7 comentários:

JAM disse...

C'est magnifique!

Anônimo disse...

superbe crème anglaise !

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Vê-se a quem você puxou o bom gosto...

Lara Wexell disse...

Essa era uma das minhas sobremesas favoritas! Minha avo a preparava apenas no natal e na pascoa. Mas um dia minha mae aprendeu e comecou a fazer todo "santo" domingo. Perdeu a graca! =/

wair de paula disse...

Eu sempre achei que as claras eram cozidas no leite...vou fazer isto a.s.a.p. Abs

Daniel disse...

Depende da receita, já fiz algumas onde as claras eram cozidas no leite com baunilha, não faz grande diferença não. Só é importante não cozinhar demais.

Monte-longo disse...

Em Portugal são conhecidas como "farófias" e podem ser cozidas em leite ou simplesmente no cozidas no micro-ondas. Eu costumo cobrir com ovos moles, ficam uma delícia.