domingo, 27 de maio de 2012

pequenos prazeres de chocolate

café e pequenas delícias de chocolate

Não é novidade que eu adoro merengues, quase todas minhas sobremesas favoritas levam merengue de alguma forma: a pavlova, os ovos nevados, os ninhos que eu sempre faço... Que tal aliar a doçura do merengue com o amaro do chocolate negro? Pode seguir a receita como na foto abaixo, ou preparar pequenos suspiros ao chocolate, como na foto acima.

merengue

Merengues ao chocolate

5 claras
250g de açúcar
100g de chocolate amargo

Pré-aqueça o forno a 120°C.
Bata as claras na batedeira. Quando estiver com uma consistência firme, adicione o açúcar, acrescente uma colher de cada vez, batendo sempre a cada adição.
Forre a assadeira com papel-manteiga. Quando as claras estiverem com consistência bem firme e brulhante, encha o saco de confeiteiro e desenhe zigue-zagues em cima do papel manteiga.
Asse por aproximadamente 50 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar na assadeira.
Derreta o chocolate e mergulhe os merengues no chocolate derretido e deixe esfriar no papel manteiga.

atelier do chocolate

A receita é do livro Atelier do chocolate que a editora Cook Lovers gentilmente me enviou. O livro tem várias receitas simples, com fotos inspiradoras, dicas de como trabalhar o chocolate e o mais legal, o kit vem com moldes e utensílios que podem transformar qualquer cozinha num atelier de chocolatier. Aproveitando outra receita do livro também fiz botões de chocolate que customizei ao meu gosto, alguns com flor de sal da Bretanha e outros com pimenta rosa, que ficaram incríveis!

3 comentários:

Lilian disse...

Parece simples, mas tenho certeza que os seus estão bem mais saborosos do que estariam os meus...
hehehe

Sil disse...

Très chic, como sempre!!
bjs

Dri Dauzacker disse...

Bom dia, td bem?
Muito lindo tudo por aqui!
Parabéns!
Bjooo