domingo, 23 de dezembro de 2007

spéculoos

Ganhei de presente de natal da minha irmã a Larousse da cozinha do mundo, Europa e Escandinávia. Claro que não aguentei até o natal pra dar uma olhada no livro, me chamou atenção uns biscoitinhos chamados spéculoos, que têm a forma de são Nicolau, que deu origem ao papai noel, tão presente nessa época do ano. Bom, outro dia encontrei no Pão de Açúcar os tais spéculoos, da marca Casino. Pensei em mostrar aqui pra vocês e publicar a receita e a nota do livro sobre eles.

spéculoos

Spéculoos

No dia de são Nicolau, dá-se aos biscoitos spéculoos a silhueta do santo. Para cerca de 20 pessoas, misture 1 kg de açúcar mascavo com 250 g de manteiga amolecida, 850 g de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de canela, 1 pitade grande de bicarbonato de sódio e 100 ml de água. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Recorte as figuras. Coloque-as sobre uma assadeira untada e deixe assar no forno a 180° C por 10 a 15 minutos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Passando para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo estupendo!

Carlos Alberto de Lima disse...

Passei aqui para desejar um Natal repleto de paz, amor e compreensão para todos os que por aqui passarem e em especial para ti.

Que possas continuar a receber do aniversariante a luz que tem iluminado teus caminhos.

Denise disse...

Em Porto ALegre tem uma confeitaria alema q se chama MAX, eles fazem estes biscoitos, chamam de "especulatus".
Sou gaucha, mas to morando em Brasilia, estive agora em Porto Alegre e fui na Max comprar para trazer pra ca. Trazem boas lembranças ;-)