Eu queria testar esta receita já há bastante tempo, é uma massa choux salgada e com queijo Gruyère. Minha mãe sempre diz isso e penso que tenha razão, não é machismo, homens levam certa vantagem fazendo esse tipo de massa, é preciso ter alguma força pra mexer a massa que não é leve. Me espantei um pouco com quanto cresceram, deveriam ter ficado um pouco menores, numa próxima vez irei fazê-los menores e também penso que devem ficar ótimos com algum tipo de recheio, como a massa é oca, é bem fácil rechear. A receita é do livro especialidades francesas, da editora Könemann, uma receita francesa é claro, gougère se pronuncia "gugérre".
Ah, e uma curiosidade, na foto abaixo, as laranjas da fruteira são aquelas da laranjeira do meu quintal!
Gougères (sonhos de queijo)
250 ml de leite
100g de manteiga
5g de sal
150g de farinha
4 ovos e mais uma gema para pincelar
50g de queijo Gruyère ou Comté
Numa panela coloquei o leite, a manteiga e o sal. Leve ao fogo até a manteiga derreter e junte a farinha de uma só vez. Mexa o preparado durante 4 a 5 minutos em fogo baixo, até se soltar da panela. Deixe esfriar e, em seguida, misture um ovo de cada vez com uma espátula de madeira. Corte o queijo em cubos de cerca de 5mm e misture na massa de forma homogênea. Forme pequenas bolas com uma colher de sopa e coloque sobre uma assadeira untada.
Aqueça previamente o forno a 170°C. Pincele as bolas com gema de ovo, polvilhe com queijo ralado e coza durante 20 a 25 minutos.




