quarta-feira, 7 de outubro de 2009

polenta com serralha

Semana passada um leitor de nome Ricardo deixou um comentário aqui, contando que os italianos do interior do Rio Grande do Sul usualmente comiam a serralha, refogada, acompanhada de polenta. Resolvi testar, usando as dicas que ele deixou.
Preparei a polenta na véspera, com um bom caldo caseiro de legumes e fubá, mas pode prepará-la a vossa maneira, com polenta pré-cozida et cetera.
Hoje cortei a polenta aos quadrados, pincelei com azeite e grelhei numa frigideira quente.
A serralha eu preparei da seguinte forma:

polenta grelhada com refogado de serralha

Refogado de serralha

um maço grande de serralha
um pedaço de bacon
1/2 cebola
1 dente de alho
vinagre
azeite ou banha
sal e pimenta-do-reino

Lave a serralha e pique grosseiramente. Refogue no azeite (ou banha) a cebola picada, o alho e o bacon, até dourarem. Junte então a serralha, que murcha bastante depois de cozida, junte algumas gotas de vinagre, sal e pimenta à gosto, desligue o fogo e tape a panela. Sirva!

Nota do Daniel: Fiquei surpreso, a serralha fica muito saborosa depois de refogada, o amargo some completamente, hehehe mal dá pra acreditar que é uma plantinha vulgar, que cresce como erva-daninha no meu quintal, ainda mais agora na primavera.

14 comentários:

Viviane disse...

Olá Daniel

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Panela de Cobre será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

Marina Mott disse...

Sabe, no meu quintal ficava repleto de serrelha também. Mas, vc sabe que eu sempre tive medo de colher e preparar poor causa de um livro da Agatha Chriestie no qual uma personagem morre por conta de uma simples folha de beladona que foi arrancada junto com a verdura. Não é ridículo? Eu acho bem saborosa também, embora nunca tenha comido com polenta. Vou provar!
Até a próxima!

Chazz disse...

Parabéns pelo blog!
Essa serralha se for a que estou pensando, parece um pouco venenosa...,concordo com o post da Marina Mott, pois qdo arrancada a flor, ela tinha aquele tipo de leite/seiva.
Será uma parente?

Daniel disse...

Não é venenosa, acredite (ou não estaria aqui respondendo), eu também tinha preconceito e medo, tanto que postei uma vez aqui: http://paneladecobre.blogspot.com/2007/11/erva-daninha-ou-verdura-para-saladas.html
Mas já estou até pensando quando vou usar novamente a serralha, juro que gostei de verdade, ainda mais dela assim, cozida.

Marina Mott disse...

A serralha, colhida por quem conhece bem e não é estabanada como eu, não tem mesmo nada de venenosa e é muito gostosa. Meu medo de consumir a que brota no meu quintal, é de que eu pegue alguma outra folha diferente junto... Simplesmente coisas de imaginação super ativa. O Daniel está certo, Chazzinho, pode consumir sem medo!!!

Chazz disse...

Obrigado pelas respostas.
Vou ver se acho alguma delas por aquí..ou quem sabe em alguma feira livre da cidade...
Pronto, já sei! Hoje vai ser caça à serralha!
É isso meesmoooo, meu último dia de férias dedicado à serralha dente de leão!!

tchauzinho!ehehehe.

Kris Nardini disse...

Dani, eu sempre faço o mesmo refofago com escarola... e fica muito bom, principalmente no recheio de pizza. Nunca comi serralha, será que o sabor é parecido com a escarola?

Chazz disse...

Nada de achar a serralha.Nem nos terrenos baldios, achei uma parente bem próxima, a catalunia.Pensei em comprar e dizer que comi serralha, mas não teria sentido, rsrsrsrs.

Aproveitei e fiz compras pro café da manhã e brócolis pro almoço.
Abração

Chantal Jeanne disse...

Nossa ! me deu uma tremenda vontade de comer SERRALHA !! adoro todas as folhas ! Mesmo as amargas e até os legumes amargos como JILO. No nordeste onde eu moro, tem uma folha que é so servida na Páscoa. Se chama BREDO e é preparada com leite de coco. Delicia !

Magda disse...

Ai que delícia! Hoje fiz serralha com polenta!A dica do vinagre foi ótima!
Tenho lembranças da infância,no quintal da minha casa tinha este matinho,que é um bom alimento funcional,previne doenças!
Parabéns pelo blog!

Magda Franco.
Engenheira de Alimentos.

Anônimo disse...

Hoje eu comi serraia no almoço e eh muitíssimo bom, principalmente quando se estala um ovo em seu meio

Unknown disse...

A serralha tem indicação médica para quem tem vitiligo. E me parece que ela tem as funções parecidas com a bertalha .

Unknown disse...

Comprei recentemente para meu marido e foi difícil de achar . Minha mãe comia quando vivia na roça . Não vejo lá esses perigos . Temos tantas plantas que deveriam ser mais estudadas .

Valéria Costa disse...

Fiz refogada no algo e oleo, misturada com espinafre e salsa. Tb pinguei gotas de vinagre. Ficou uma delícia! Comi com arroz e peixe feito!!