terça-feira, 29 de dezembro de 2009

frutos do mar

frutos do mar

Também para o almoço de natal, fiz um cozido de peixe e frutos do mar com alguma inspiração na bouillabaisse. Primeiro refoguei em azeite uma cebola grande picada bem pequeno, a refoguei até ficar bem castanha, então juntei dois tomates e um pimentão vermelho, picados e sem pele nem sementes, a lula foi pra panela logo depois, é o que mais demora a cozer, um litro de caldo de peixe, que pode ser caseiro como o meu (feito cozendo legumes e espinhas e cabeças de peixe), mas se houver pressa, alguns cubinhos dissolvidos em água dão conta do recado, salpiquei ervas secas da Provença e alguns filamentos de açafrão verdadeiro, que rapidamente tingem o caldo de um amarelo alaranjado. O peixe foi pra panela algum tempo depois, postas grandes e bonitas de agulhão, depois para a panela foram os grandes camarões e por último os mariscos. Quando tudo estava cozido, acertei o sal e a pimenta e transferi o caldo para uma sopeira e os frutos do mar para uma travessa. O caldo foi servido primeiro, com torradas integrais e molho rouille, que é um molho picante à base de pimentões, falo sobre ele depois... Depois finalmente servi os frutos do mar, da mesma forma como aparecem na imagem acima. Não têm idéia de como estava saboroso!

domingo, 27 de dezembro de 2009

rabanadas

Na França pain perdu, em Espanha torrijas, em Portugal fatias douradas, nos Estados Unidos french toasts... O preparo é basicamente igual em todos os países, uma ótima forma de aproveitar pães velhos e não podem faltar nas festas de fim de ano.

rabanada

Rabanadas

250g de pão amanhecido em fatias, pode ser pão francês, de fôrma ou brioche
500ml de leite integral
100g de açúcar
2 ovos
algumas gotas de essência de baunilha
100g de manteiga
açúcar e canela para polvilhar

Numa pequena tigela ou prato fundo, misture a essência de baunilha e o açúcar ao leite, n'outro prato bata os ovos. Passe o pão rapidamente pelo leite, sem deixar que o pão encharque e se desfaça, então passe pelo ovo batido.
Leve a uma frigideira anti-aderente já aquecida com um pouco de manteiga derretida, até dourar ambos os lados. Repita o processo com cada uma das fatias de pão. Misture então o açúcar e a canela em pó e polvilhe bem as rabanadas, pode servir com frutas frescas.
Pode também usar baunilha em fava em vez da essência, fervendo a fava junto ao leite e o açúcar, mas lembre-se de deixar que esfrie antes de mergulhar o pão.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

é natal...

mesa posta

Este ano a ceia de natal foi bastante simples, não estavamos muito animados com o natal este ano. Acreditem ou não, este ano minha irmã que não gosta muito de cozinha se meteu por lá. Disso saiu uma farofa gostosa.
Hoje fiz um almoço de natal mais caprichado, com frutos do mar, torradas com um molho picante gostoso e rabanadas com cerejas para a sobremesa, mas sobre a comida eu falo depois.
Este post é só pra desejar feliz natal a todos :)
P.S. essas fotos são do almoço de hoje, não estava bonita a mesa?

mesa para o almoço de natal

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

omelette com queijo azul

quebrando os ovos

O ditado diz que não se faz uma omelette sem antes quebrar os ovos, então vamos lá. Dois ovos bonitos e frescos, caipiras de preferência, quebre-os numa pequena tigela, um pouco de pimenta moída, um pedaço de queijo azul francês (não muito, pois é forte), um pouco de sal. Bata tudo usando um garfo, verta a mistura para uma frigideira já quente, com um pedaço de manteiga derretida, óleo de oliva ou algum outro óleo vegetal. Conforme vai fritando, puxe a borda para o centro, deixando que a mistura de ovos escorra e forme uma nova borda. Se gosta com o centro ainda ligeiramente mole, quando para de escorrer, dobre-o e sirva, caso prefira mais cozido, vire-o e deixe mais tempo no fogo.
Para o café da manhã pode servir puro, ou com um pedaço de pão, para o almoço, uma salada e um pedaço de pão acompanhando vão bem, a minha salada era de folhas de radicchio, com seu amarguinho, acompanhadas de tomatinhos, com sua doçura.
Não perdi mais de 10 minutos na cozinha e não estava nada mau ;)

omelette com queijo azul

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Salada de bacalhau e batatas

salada de bacalhau e batatas

Botei o bacalhau para dessalgar ontem à noite, trocando a água algumas vezes, para a salada pode comprar ele já em lascas, que é mais barato que em postas bonitas do lombo. No dia seguinte (hoje), botei o bacalhau pra cozer no leite, descasquei umas 3 batatas e as cozinhei em água salgada, já cortadas às rodelas. Depois de cozer, escorri tudo, temperei com bastante azeite, vinagre, pimenta moída grosseiramente, sal e juntei azeitonas pretas e rodelas finas de cebola.
Servi frio. Não ficou nada mal :)

salada de bacalhau e batatas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

salada na praia

salada na praia

Não contei pra vocês ainda, mas estou de férias (hehehe), já tem três semanas que vim pro apartamento da praia, devo ficar aqui até ano que vem. Ando até orgulhoso da minha alimentação ultimamente, hoje almocei esta salada aí acima. Aproveitei algumas coisas que eu encontrei na geladeira, vagem, cenoura, chuchu, beterraba e também usei um ovo cozido. É importante cozinhar os legumes em separado, principalmente a beterraba, ou então você terá uma salada carmim. Cozinhei todos em água um pouco salgada, e depois temperei com bastante azeite, cebola crua cordada bem pequena, vinagre, sal e pimenta do moinho. Ah, havia croutons também na salada, estava uma delícia :)

domingo, 6 de dezembro de 2009

Sa gaieté fait toujours sourire

Faz tempo que não falo de música, esta é uma canção francesa do século XVIII, que dizem ter sido composta por Maria Antonieta!



A letra é uma graça, quem me conhece melhor sabe o quanto gosto de cantarolar esta música, hehehe ;)

Ah! s'il est dans votre village
Un berger sensible et charmant
Qu'on chérisse au premier moment
Qu'on aime ensuite d'avantage.
C'est mon ami, rendez le moi;
J'ai son amour, il a ma foi!

Si par sa voix douce et plaintive
Il charme l'écho de vos bois,
Si les accents de son hautbois,
Rendent la bergère pensive
C'est encor lui: rendez le moi.
J'ai son amour, il a ma foi.

Si même n'osant rien vous dire
Son regard sait vous attendrir ;
Si sans jamais faire rougir,
Sa gaieté fait toujours sourire,
C'est encor lui, rendez le moi,
J'aii son amour, il a ma foi.