segunda-feira, 30 de junho de 2008

sablées com frutos silvestres e creme

sablées com physalis e creme

Acho que dando uma rápida olhada no blog é fácil perceber o quanto eu gosto de biscoitos. Fiz estes hoje, a receita original, do livro essencial das sobremesas, era com frutas vermelhas variadas, groselhas brancas e vermelhas, mirtilos e framboesas frescas. Eu tinha physalis e foi o que usei, cortadas ao meio dentro dos biscoitos e algumas inteiras para guarnecer, mas podem ser recheados com as frutas da sua preferência. Os biscoitos embora um pouco trabalhosos no preparo têm uma textura ótima, derretem na boca.

sablées

Sablées com frutos silvestres e creme

185g de farinha de trigo
40g de açúcar em pó
125g de manteiga sem sal fria, em cubinhos
1 gema de ovo
1 colher de sopa de sumo de limão
375ml de natas
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
400g de mistura de frutos silvestres
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte dois tabuleiros de forno e forre com papel vegetal. Peneira a farinha e o açúcar em uma tigela. Com os dedos, esfregue a manteiga na farinha até formar uma mistura esfarelada. Faça uma cova, junte a gema de ovo e o sumo e misture com uma faca. Forme uma bola, cuba com filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos.
Divida a massa ao meio. Estenda uma parte entre duas folhas de papel vegetal com farinha (tenha cuidado pois esta massa é muito delicada) até ter 3mm de espessura. Coloque a massa num tabuleiro e leve à geladeira por 5-10 minutos. Com um cortador de 7,5 cm em forma de coração, enfarinhado, corte 9 feitios. Coloque nos tabuleiros preparados, espete com um garfo e leve à geladeira por 10 minutos. Asse 20-25 minuto, ou até que fiquem firmes. Deixe esfriar um pouco no tabuleiro e transfira-os para uma grelha para esfriarem completamente. Repita com o resto da massa.
Bata o creme, a baunilha e o açúcar de confeiteiro até que fique firme. Coloque no centro de um terço dos biscoitos. Coloque alguns frutos à volta e cubra com outro biscoito. Repita com o resto dos biscoitos, creme e frutos, formando 3 montes. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

9 comentários:

Carla Morais disse...

Parabéns, Daniel! O seu blog é muito bonito! Encontrei-o à procura de maionese e acabei por ver muito mais! Para além dos seus textos (deliciosamente) simpáticos, até as fotos são belíssimas. Muito bom! :-)

Gourmandisebrasil disse...

Eu costumo rechear com um ganache (quase fluído) de chocolate branco ou amargo.
bjo,
Nina.

MAR disse...

já o disse e volto a dizer: - Este blog é de extremo requinte! as imagens falam por si!
abraços e votos de grande continuação!

Siliani disse...

Olá, estava eu dando uma olhadinha la no Studio da Lu que amo e encontrei este blog que achei um Luxo, magnífico de um requinte só.E por isso ja estou incluindo la nos meus Links preferidos e com certeza passerei a lhe fazer visitinhas diárias pois suas receitas me agradaram muito.Beijos garoto.Parabéns

Vivian disse...

que luxo de apresentacao. Com certeza, primeiro comemos com os olhos, e os seus pratos sao magnificos nesse quesito. Da vontade de provar todos.

Anônimo disse...

Gostaria de saber como vc faz aquele peixe em crosta que está na foto do seu orkut?
meu e-mail é paulaborine@uol.com.br

obrigada
parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Nossa, quem voce tava tentando impressionar com essa sobremesa maravilhosa em forma de coracao?!?!?

Daniel disse...

Hehehe, querendo impressionar a mim mesmo. A mim mesmo.

Silvinha disse...

Ola Daniel!

Acabei de descobrir seu blog e fiquei impressionada com a apresentação desta receita... que delicadeza!

Beijos