domingo, 27 de dezembro de 2009

rabanadas

Na França pain perdu, em Espanha torrijas, em Portugal fatias douradas, nos Estados Unidos french toasts... O preparo é basicamente igual em todos os países, uma ótima forma de aproveitar pães velhos e não podem faltar nas festas de fim de ano.

rabanada

Rabanadas

250g de pão amanhecido em fatias, pode ser pão francês, de fôrma ou brioche
500ml de leite integral
100g de açúcar
2 ovos
algumas gotas de essência de baunilha
100g de manteiga
açúcar e canela para polvilhar

Numa pequena tigela ou prato fundo, misture a essência de baunilha e o açúcar ao leite, n'outro prato bata os ovos. Passe o pão rapidamente pelo leite, sem deixar que o pão encharque e se desfaça, então passe pelo ovo batido.
Leve a uma frigideira anti-aderente já aquecida com um pouco de manteiga derretida, até dourar ambos os lados. Repita o processo com cada uma das fatias de pão. Misture então o açúcar e a canela em pó e polvilhe bem as rabanadas, pode servir com frutas frescas.
Pode também usar baunilha em fava em vez da essência, fervendo a fava junto ao leite e o açúcar, mas lembre-se de deixar que esfrie antes de mergulhar o pão.

7 comentários:

Adri disse...

Descobri pacotinhos de açucar baunilhado q maravilham todas as minhas receitas. Misturo um envelopinho na quantidade que eu vou usar na receita. Maraaaaaaaa!
Não gosto mto de rabanadas pq as acho extremamente doces... Mas há rabanadas e rabanadas... Essa sua parece... hummmmmmmm...

Anônimo disse...

Que delícia!
Amo comidinhas de natal!rsrs

bj
Priscila بريسيلا شريم

Jane Alves disse...

Depende da região de Portugal, também chama-se rabanadas , há também as feitas com mel e vinho do Porto

andrea disse...

Daniel, sabe q no norte do Brasil, chamam rabanadas de paridas??? pois então...

Unknown disse...

Eu adoro rabanadas!
Gosto de prepara-las de véspera..e no dia seguinte...geladinhas..com a calda do açúcar derretido com canela,fazem a festa das minhas papilas gustativas!
Aqui no Rio,nesta época do ano,as padarias,fabricam um pão especial para rabanadas.Lembram baguettes,porém bem maiores e largos.Cada pão,rende em média 40 rabanadas.
Segundo a Andrea,no norte do Brasil, as rabanadas são chamadas de "paridas",e pelo que sei,no nordeste, são denominadas "fatias de paridas".
Aqui no Panela de Cobre,sugiro:"Fatias Douradas do Dani"

Anônimo disse...

delicia ..adorei

Alma disse...

Adoro!!!
Quanto á denominação em Portugal, é sim fatias douradas a sul do país porque no norte do país chamam-se rabanadas e em certas zonas de Portugal chamam-lhe fatias-de-parida, conta a história que eram dadas ás senhoras depois do parto.