segunda-feira, 12 de março de 2012

risotto de beterraba

Eleve o seu arroz ao púrpura, sem torná-lo cardeal.

risotto de beterraba

Risotto de beterraba

3 beterrabas médias
300g de arroz arbório
1 cebola pequena, ralada
150ml de vinho branco seco
1 litro de caldo de frango ou legumes
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
manteiga
sal e pimenta-do-reino à gosto

Descasque, corte em oitavos e cozinhe as beterrabas em água, bata no liquidificador com sal e pimenta-do-reino.
Numa panela de fundo pesado em fogo médio, derreta um pouco de manteiga (cerca de 2 colheres de sopa) e refogue a cebola, junte o arroz e misture, até que todo o arroz tenha sido coberto pela manteiga e cebola. Junte o vinho branco, deixe que evapore e então junte aos poucos o caldo, mexendo sempre, gentilmente, por cerca de 15 minutos. Junte o purê de beterraba e cozinhe por mais alguns minutos. Finalize com o parmesão ralado, uma colher generosa de manteiga e misture bem, corrija o sal se necessário. Pode servir com uma colher de nata espessa.

risotto de beterraba de perto

5 comentários:

fátima disse...

eu comi esse risoto na casa de uma amiga, regado com um fio de azeite trufado. sublime!

wair de paula disse...

eu agora fiquei tarado em beterraba assada - uso para tudo, até para o risotto. ela fica mais doce. abs!!!!

Daniel disse...

Assa e depois bate? Tempo atrás tive mania dela assada, mas passou.

Erika disse...

Um me parece muito interssante,tentarei fazer mas fiquei maravilhada com esse pra de porcelana neo barroco, onde voce comprou?

Daniel disse...

É do meu serviço de porcelana de uso diário aqui em casa. É da Vista Alegre, modelo renoir. Se eu não me engano a fábrica nacional da Vista Alegre foi fechada, foi renomeada Porcelanas Del Porto, acho que ainda produzem este modelo.