quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Aïoli

aioli

Desculpem pelo sumiço, meu notebook quebrou e eu não tinha como publicar novidades aqui, as máquinas andam revoltas comigo.
Isto eu fiz semana passada, Aïoli, que é um molho a base de alho e azeite. Provençais, catalões e espanhóis brigam pela paternidade dele, é menos firme que maioneses comuns, com sabor bem picante. Serve como acompanhamento para legumes frios, cozidos ou grelhados, peixes, frutos do mar et cetera. Há duas versões, a mais tradicional que usa somente alho e azeite de oliva e a adaptada, com gema de ovo. O aïoli é tradicionalmente feito utilizando um almofariz de pedra e um pilão em madeira de oliveira, há tempos eu busco um almofariz como este, mas não é tarefa fácil encontrar. Fiz no meu almofariz e pilão de mármore, segui a receita que leva gema, mas irei publicar aqui duas versões, com e sem gema. As receitas são do livro Especialidades Francesas da editora Könemann, recomendo muito este livro, além de ótimas receitas há textos muito interessantes sobre vários pontos da rica cozinha francesa.

aioli

Aïoli (versão clássica)

1 cabeça de alho
250-300ml de azeite

Abra a cabeça de alho, separe e descasque os dentes. Pique-os em seguida, pisando o alho num almofariz, ou triturando-o num processador de alimentos.
Adicione azeite gota a gota, mexendo sempre, no caso do molho ficar demasiado espesso, pode juntar azeite em maior quantidade, até obter uma pasta.
Também pode se temperar a pasta com uma pitada de sal e umas gotas de sumo de limão.
Nota: esta versão, que no dia seguinte é ainda melhor, é muito picante.

Aïoli (versão adaptada)

10 dentes de alho
1/2 colher de chá de sal
2 gemas
250ml de azeite
2 colheres de chá de sumo de limão
pimenta preta

Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Descasque e pise o alho com o sal e misture bem com as gemas.
Adicione o azeite num fio fino e mexendo continuamente. Quando a metade do azeite estiver misturada, a pasta já se tornou emoliente, podendo então juntar o resto do azeite em maior quantidade não deixando de mexer.
Por fim misture o sumo de limão e tempere a maionese com pimenta.

aioli

5 comentários:

risonha disse...

gosto das duas versões...
mas eu sou suspeita pois gosto muito de alho.

Adri disse...

ah, eu senti muito sua falta por aqui!
ah, não conhecia essa receita. pena não poderei tão cedo fazer minhas experiências culinárias. onde moro, fica bem complicado!
fiquei triste por não ter falado contigo nos dias em que estive em São Paulo. eu me lembrei tanto de você nas lojas de "gadgets" de culinária!
lógico que eu comprei alguns pra mim, né? um fuet que funciona com pilha no formato de chef! ah, é uma gracinha!
saudades de vc, dani!
bj bj

Renata Barreto disse...

Daniel, que delícia encontrar essa receita, comia muito isso qdo morei na Espanha! Adorei!
Bjs
p.s. - vc estava fazendo falta! q bom q voltou!

gilsonfa disse...

Ola Daniel,

Pode ser feito no liquidificador??
grato,
Gilson

Unknown disse...

Morei em Barcelona... E amava comer alioli com batata assada na brasa!!! Maravilhoso tira gosto ou acompanhando uma bisteca de cordeiro grelhada!!!