quinta-feira, 28 de agosto de 2008

lulas guisadas com tomates

lula na panela

Este preparo foi bem divertido pra mim, comprei as lulas ainda inteiras e não tinha idéia de como limpá-las. Tive que pesquisar e no livro "O essencial da Cozinha" de James Peterson e editora Könemann eu encontrei um passo a passo bem detalhado. É basicamente primeiro cortar os tentáculos bem abaixo dos olhos, para que eles não se separem, depois virá-los e apertar, pra que saia aquela... meleca que tem no meio e que não se come. Feito isso puxa-se todo o interior do saco, que são as víceras e também algo que parece um plástico transparente, que imagino ser como o esqueleto da lula, corta-se as nadadeiras e retira-se a pele arrouxeada. Fiz isso tudo na pia, lavando sempre, a lula ficou bem branquinha e eu a cortei em anéis, mas poderia ter mantido inteiros os sacos caso fosse rechear. Pode se cozinhar lulas de duas formas, rapidamente, em menos de 2 minutos ou lentamente, em qualquer tipo de líquido, caldo, água, vinho et cetera. Lulas maiores tendem a demorar mais a cozer.
Fiz assim: primeiro refoguei em azeite cebola e alguns dentes de alho, todos picados bem pequenos, até ficarem levemente dourados. Juntei a lula e tomate picado sem pele e sem sementes, completei com caldo de legumes até cobrir as lulas , usei também um bouquet de ervas, com salsa e tomilho. Ferveu em fogo baixo por mais ou menos uma hora, até a lula ficar macia e só restar uma pequena quantidade de líquido, acertei a pimenta e o sal, desliguei a panela e salpiquei com salsa picada. Servi com torradas de pão de forma com aioli, com torradas de baguette ou de pão francês teria ficado ainda melhor, mas usei o pão que eu tinha.

guisado de lula com tomate

7 comentários:

Adri disse...

*-*

eu amo tomates! combinam muito com manjericão. será que combinava com esse prato??? ficou com um aspecto ótimo!

Renata Barreto disse...

dani, simplesmente amo lulas, mas nunca me atrevi a preparar com medo de ficar chiclete!
as tuas estão tremendas!
bjs

Unknown disse...

OI, sou nova por aqui, adorei seu blog...serei mas uma frequentadora..Meu filho adora lulas, vou fazer depois te conto..
Um abraco
Mimi(USA)

Anônimo disse...

Oi! Meu nome é Karen e conheci seu blog hoje. Achei tudo muito caprichoso, um verdadeiro primor!

Parabéns ;-)

Valentina disse...

Sou louca por lulas. que delícia de receita.

ivana disse...

Fiz e ficou uma delicia!!! Obrigada!!! Só errei em usar caldo de legumas em tablete, o que deixou um pouco mais salgado que deveria!
Parabéns pelo blog!
bjos

Anônimo disse...

oi! puxei um link do seu bouquet garni lindo pra cá, ok? porque realmente, ele está lindo e o texto está uma delícia!
aliás, que bela lula!!