segunda-feira, 13 de abril de 2009

almoço de domingo

salada

Se lembram da serralha? Perdi o preconceito e dessa vez ela foi pra salada, junto com algumas folhas de rúcula e tomatinhos cereja. Pretendo fazer isso mais vezes, gostei bastante! E talvez numa próxima vez até faça serralha refogada no alho, como me indicaram no post que comentei sobre ela.

tomatinho

Nhac!

ragu

E a massa com o ragu ficou assim, o molho foi pro fogo mais ou menos às 8:30 de ontem, cozinhou até a hora do almoço, em fogo baixo, a carne, um pedaço de músculo, depois deste tempo já estava se desmanchando e o molho com um sabor ótimo. E pra completar, aquela frase também da minha avó Marietta, macarrão sem queijo é como amor sem beijo :)

15 comentários:

O blog... disse...

Fiquei surpreendida pela salada de serralha, não tinha conhecimento da sua utilização em saladas. Gostei muito da ideia.

Pedro disse...

Seria a serralha,o que chamamos aqui no Rio de chicória?

Unknown disse...

Com certeza a beleza da Salada é importante como está na foto e parece realmente deliciosa. Não conheço a serralha também. Talvez seria aqui em Minas a Chicória também.

Daniel disse...

Não! Serralha, não é comercializada, é como eu disse naquele outro tópico, um matinho bem vulgar, que nasce em quase todos os quintais(as vezes mesmo onde não há terra, em algum vão entre o concreto), tem uma flor amarela que depois de seca se transforma numa daquelas bolas de semente que quando assopramos, fuuuuuu, dezenas de sementes saem voando.
É mais conhecida mesmo no interior.

Valéria disse...

Aqui no interior de MG comemos muito a "serraia" picada bem fininha (pica na água com sal e enxagua bem, pra tirar o amargo) refogada com alho, acompanhada de angu e uma carninha, bom demais! E aqui é encontrada nos mercados, sim. Mas que interessante, nunca tinha pensando em fazer uma saladinha com ela, vou já provar. Bjs e parabéns pelo blog. Ah, e não é o mesmo que chicória!

Pedro disse...

Amanhã mesmo vou sair a procura de um "matinho bem vulgar",lembrando que possui flores amarelas,e caso estas, já estejam secas,vou assoprar,fuuuuuu,espalhando sementes para todos os lados.
Ps:Caso eu não deixe comentários aqui no panela de cobre até as 18h,estejam certos que estarei no setor de toxicologia do Hospital Universitário da UFRJ.

Adri disse...

mmmmmmm... q delícia, dan! salada!! atoooooooooromm!!!! tomatinho cereja pra mim é TUDO! amo com palmito e umas folhinhas de manjericão fresco.

o ragu tá de babar...

mas... e a sobremesa????

Pedro disse...

To saíndo de casa...será que vou encontrar o "matinho vulgar"na Ponte Rio -Niteroi.na Av.Brasil ou na Linha Vermelha?????
Acho este garoto chamado Daniel incrível,fiquei rindo com o assoprar..."Fuuuuu"

Daniel disse...

Que informação legal Valéria, obrigado! Aqui em São Paulo não existe nos mercados, só mesmo nos quintais, hahaha. Prometo qualquer dia tentar isso, dessa forma mesmo como você descreve, refogada em alho e acompanhando um angu.
Eu perguntei pra um amigo meu e ele disse que a serralha também é conhecida como "chicória brava", e que também no interior de Minas, a tia dele usava para fazer infusões (chá).

Valéria disse...

Pois então! Se você tem no quintal, aproveite. Além de saborosa é muito saudável. Bjs

Denise disse...

O que é serralha???
Adorei a foto da massa...fizemos uma massa com ragu deliciosa em meu aniversário!

Cheiros?

Lia Sergia Marcondes disse...

Estava aqui fuçando seu blog e me animei com este ragu. Será que rola mandar a receitinha para um grávida? rsrsrsrsrs

liasergia@gmail.com

(Gosto muito do seu blog - ah, e conheci ele através da comunidade Culinária-Receitas)

:D

Maristela disse...

A serralha é muito vendida nos hortifrutis aqui de Cabo Frio, eu uso bastante em canelones, compre a massa pré cozida do canelone recheie com serralha, peito de peru defumado, mussarela de búfala ou outro queijo a sua escolha, enrole e pronto, na hora de assar jogue por cima um molho com bastante caldo feito da forma que achar melhor, com carne, peito de peru desfiado ou só mesmo o bom e tradicional molho de tomates, acrescente ao molho alecrim, e coloque pra assar alguns minutos, fica espetacular, aliás vc pode substituir a serralha por espinafre ou rúcula, excelente.

Laura disse...

uso serralha no sucoverde

Unknown disse...

DETESTO.... Mas deveria gostar! Tenho Vitiligo e dizem que o suco de serralha com cenoura é um excelente remédio!!!