quarta-feira, 1 de abril de 2009

a rosa é uma rosa...

a rosa é uma rosa...

A rosa é uma rosa
E sempre foi rosa.
Mas hoje se usa
Crer que a pêra é rosa
E a maçã vistosa
E a ameixa, uma rosa.
Pergunta a amorosa
Que mais será rosa.
Você, claro, é rosa –
Mas sempre foi rosa.

A rosa é uma rosa, mas diferente do poema ("A família da rosa") de Robert Frost, ela nem sempre foi rosa, ela já foi açúcar. E não, não é uma daquelas flores em pasta americana, é uma técnica chamada pastillage, que diferente da pasta americana, não leva nenhum tipo de gordura e depois de seca, endurece, como um torrão de açúcar. Não vou publicar a receita, mas adianto, usei somente 3 ingredientes, vinagre branco (de álcool), açúcar e folhas de gelatina. Ah, sim, também algumas gotas de essência de baunilha. Depois de secar, o único sabor que irão sentir é o de açúcar, nenhum ranço de gordura vegetal grudando no céu da boca, como acontece com a pasta americana. Usando a mesma pasta, fiz também alguns confeitos de açúcar e marcadores de mesa. Mas sobre isso eu falo num próximo post.
P.S. Hehehe, as folhas não, não são feitas de açúcar, são folhas naturais da minha roseira.

10 comentários:

Rosa disse...

Rosa sou eu :)

Rosa disse...

Eu é que sou a VERDADEIRA rosa :)

Pedro disse...

Daniel,pensei que fosse uma rosa de verdade,porém, não passa de uma mentirinha..tudo bem...tudo bem...hoje é dia primeiro de abril !
Parabéns pelo seu trabalho,a rosa ficou uma perfeição.

Pedro disse...

"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante"

Adri disse...

AHHHHHHH...
eu adoro esse poema! não já discutimos sobre ele alguma vez??? acho q foi vc mesmo q me disse q a rosa é parente da maçã, não é? me belisque se eu estiver enganada...

ficou lindíssima! não teria nunca coragem de comer... NUNCA!

Pedro disse...

Daniel,atualmente acesso a internet basicamente por três motivos:
1-Levantamento bibliográfico para uma pesquisa científica que estou desenvolvendo.
2-"Panela de Cobre",que descobri recentemente,portanto,mesmo os posts antigos (desde 2007) são "novos" para mim.
3-Orkut,para deixar um "oi" aos amigos.

Como estou sempre por aqui,em sua panela de cobre,não resisto em deixar comentários,esperando que sejam do seu agrado.
Abraços.

Daniel Figueiredo disse...

Adri, isso mesmo, a pêra, a maçã, a ameixa e a rosa, são todas da mesma família botânica rosaceae.
Pedro, claro que comentários são do meu agrado :)

Pedro disse...

Obrigado Daniel,agora sinto-me bem mais a vontade.
Fico admirado com o seu bom gosto na cozinha,música,fotografia,literatura e em relação a objetos antigos etc..etc..etc....
Como você aprendeu tudo isso em um curto período de 23 anos???
Você é um artista,quanto a isto não tenho a menor dúvida.
:)

CESAR FERRO disse...

hehe gostou da idéia da rosa ...ficou linda a foto!

marilia disse...

Oi, Daniel! É verdade o que o Pedro disse! Conheci seu site a pouco tempo, por intermédio do Panelinha, e adoro! Continue nos fornecendo muitas receitas e dicas,ok? Todas as semanas espero por mais! Abraço. Marilia