terça-feira, 29 de dezembro de 2009

frutos do mar

frutos do mar

Também para o almoço de natal, fiz um cozido de peixe e frutos do mar com alguma inspiração na bouillabaisse. Primeiro refoguei em azeite uma cebola grande picada bem pequeno, a refoguei até ficar bem castanha, então juntei dois tomates e um pimentão vermelho, picados e sem pele nem sementes, a lula foi pra panela logo depois, é o que mais demora a cozer, um litro de caldo de peixe, que pode ser caseiro como o meu (feito cozendo legumes e espinhas e cabeças de peixe), mas se houver pressa, alguns cubinhos dissolvidos em água dão conta do recado, salpiquei ervas secas da Provença e alguns filamentos de açafrão verdadeiro, que rapidamente tingem o caldo de um amarelo alaranjado. O peixe foi pra panela algum tempo depois, postas grandes e bonitas de agulhão, depois para a panela foram os grandes camarões e por último os mariscos. Quando tudo estava cozido, acertei o sal e a pimenta e transferi o caldo para uma sopeira e os frutos do mar para uma travessa. O caldo foi servido primeiro, com torradas integrais e molho rouille, que é um molho picante à base de pimentões, falo sobre ele depois... Depois finalmente servi os frutos do mar, da mesma forma como aparecem na imagem acima. Não têm idéia de como estava saboroso!

8 comentários:

Marina Mott disse...

Parece tudo delicioso! Feliz ano novo para vc e todos os seus!

Chazz disse...

...saudades de um Bouillabaisse que comia, acho que a receita era pouco diferente, mas igualmente bom.
Seu menu de Ano Novo deve estar nas alturas!Por favor nos conte..pra passar vontade, haha.

César Ferro disse...

Tudo de bom para você e sua família em 2010!Nossa deu uma vontade de ir correndo aí pedir um prato hehe "Bouillabaisse à Niel" prático ,rápido e gostoso ..esse povo não entendeu..ainda hahaha

Miguel Marcarian disse...

oh, feliz 2010, sr. Daniel!
tudo de bom, sempre!
(indo e vindo de você)
abraço!

Jussara disse...

OLA DANIEL!!

ESTA VC SE SUPEROU QUE MARAVILHA É ESTA!!! COM CERTEZA LOGO MAIS ESTAREI VIAJANDO P O LITORAL E ESTAREI TENTANDO FAZER ESTA SUA IDÉIA MARAVILHOSA!!
DESEJO A VC UM FELIZ ANO NOVO~!!

celular net disse...

Adorei o conteúdo do seu site. Aproveite e visite o meu site .Conheça este incrível celular batizado de Telefone Espião. A única maneira de você fazer uma escuta de celular. Funciona de modo discreto e grava todas as chamadas recebidas e efetuadas do celular alvo. Lista todas as chamadas com numero, dia, duração da ligação, e hora. Vendemos o celular em duas versões para sua escolha.

Regina disse...

Dani, porque vc sumiu??
Tá fazendo muita falta.

João Mario disse...

Que belo camarão!!! Adoro frutos do mar, este preto está caprichado. Um abraço!