quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

creme pâtissière (creme de confeiteiro)

Não tenho uma foto bonita para ilustrá-lo, mas este creme é base pra vários doces, serve como recheio para bombinhas de pasta choux, recheio de bolos, de mil-folhas ou o creme do recheio de sonhos. Foi usando esta receita como base que fiz o creme de lavanda para o recheio do bolo de ontem. Fervi o leite com um bocado de flores secas de lavanda, coei e segui o preparo normal do creme, omitindo as favas de baunilha, que também podem ser substituídas por essência de baunilha, mas lembrando sempre que a baunilha artificial tem um sabor muito diferente daquele conseguido com as favas. A receita é da Larousse das sobremesas.

Crème pâtissière (creme de confeiteiro)

1 1/2 fava de baunilha
30 g de maisena
60 g de açúcar
350 ml de leite
4 gemas
35 g de manteiga à temperatura ambiente

Abra as favas de baunilha ao meio e raspe os grãos. Coloque numa panela de fundo grosso a maisena e metade do açúcar. Despeje o leite mexendo-o com o batedor. Adicione os grãos das favas de baunilha e deixe ferver, sempre batendo.
Numa tigela grande,, bata as gemas por 3 minutos com o restante do açúcar. Regue com um pouco do leite, sempre batendo.
Coloque a mistura novamente na panela e deixe cozinhar sem parar de bater.
Quando ferver, retire do fogo. Retire as favas de baunilha, despeje o creme numa tigela e mergulhe esta última num grande recipiente com gelo.
Quanto o creme estiver morno (50°C.), incorpore a manteiga, batendo energicamente.

Nota: É sempre preferível preparar o creme pâtissière no momento em que for utilizá-lo, por dificilmente se conserva mais de 12 horas na geladeira.

Variação:

Creme pâtissière com chocolate

Você pode aromatizar o creme pâtissière adicionando, no final do cozimento, em duas ou três vezes, 250g de raspas de chocolate. Misture bem até que ele esteja totalmente fundido.

Um comentário:

Mari disse...

Tem um presentinho para vc lá no Batedeira. Beijos!