sábado, 23 de fevereiro de 2008

panelas de cobre

panela de cobre

Esta aí acima é a minha menorzinha, tão pequena que se parece um brinquedo. A uso para pequenas quantidades de calda de doce ou para esquentar pequenas quantidades de molho.
O motivo deste post é falar sobre elas, as panelas de cobre. Muita gente tem medo por terem fama de tóxicas, realmente podem ser se alguns cuidados não forem tomados. O ideal é que as panelas de cobre tenham um revestimento interno, como as minhas, que têm revestimento em aço inoxidável, isso evita o contato do alimento com o cobre e possíveis intoxicações com o zinabre, que é o oxido do cobre e é sim tóxico. Isso não quer dizer que você jamais poderá usar aquele tacho de cobre sem revestimento, herdado da avó para fazer doces, basta ter alguns cuidados ao usar. Esfregar meio limão com sal de cozinha antes de usar, com isso acontece uma reação química que desprende o zinabre do cobre, também não se deve usar o cobre sem proteção para o preparo de alimentos muito ácidos e outra coisa muito importante é jamais deixar os alimentos dentro dos tachos de cobre. Parece muito trabalhoso? Realmente é, mas há uma razão para usar o cobre, ele é um excelente condutor de calor, quando cozinhamos numa panela de cobre a panela se aquece por igual e esfria rápido quando retirada da chama, por isso é tão indicada para doces. Se você está pensando em ter panelas de cobre, tenha consciência que elas não são panelas para o uso diário, dão realmente muito trabalho para serem limpas, sempre escurecem em contato com o fogo por isso sempre depois de usar é necessário limpar com limão (ou vinagre) e sal, escaldar com água fervente e secar bem. Assim você terá sua panela sempre bem bonita e sem manchas de zinabre.

25 comentários:

Leila disse...

olá Daniel,
legal o teu post. Eu nao tenho panela de cobre mas lembro que minha mae e minha avo tinham. Acho que servia mais para decoracao do que para comida. Lembro que faziam geleia nos tachos de cobre mas eu era muiiito pequeninha naquela epóca.
beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Tenho um belo tacho no sítio, uso para fazer doces em calda e geléias. Não sei se tem haver, mas parece que a cor do doce fica mais bonita. Tenho outros utensílios mas uso para decoração.

Cinara disse...

Muito útil este post, Daniel! Eu também só tenho peças de cobre para decoração, que também exigem muitos cuidados. A Nigella é que sempre usa uma panelinha de cobre para molhos e refogados em pequenas quantidades. ;o)
Beijos!

marcio mota almada disse...

olá Daniel que surpresa desagradável.
Comprei um tacho maravilhoso,grandão,cheio de entusiasmo fui fazer uma galinha para galera toda. Que chato o tal zinabre acinzentou todo o fundo da panela e alterou completamnete o sabor da galinhada.Bom, recalmar não adianta queria saber de vc:
O que posso fazer no meu tacho?
prefiro respostas ligadas á culiñária,porque ontem me deram uma sugestão horrivel,plante flotes e coloque no jardim..rsrsrs
Mas quebra esssa,mande uma resposta sobre qual a serventia do tacho de cobre. Um BRAÇO FORTE.
MARCIO MOTA ALMADA almada68@hotmail.com

Anônimo disse...

fabrico tachos em cobre , panelas de cobre, fudue em cobre, paerjas ,richos em cobre ,cataplanas em cobre tudo com as partes interna estanhasdas tratamento especial tabalho para diversos restaurantes veja nosso site .
www.alambiquessantaefigenia.com.br

Unknown disse...

Olá Daniel, onde posso encontrar destas panelas de cobre para comprar aqui em SP ? Obrigada. Um abraço Carol

Anna Elisa de Castro disse...

Ola!!!

Aonde voce comprou essa linda da foto?

Beijos
Anna

Unknown disse...

vlw msm cara, eu tava precisando de tudo isso pra um trabalho da escola e me ajudou bastante esse teu post.

Anônimo disse...

Gostei muito do site, porém, gostaria de pedir a possibilidade de se colocar em negrito e/ou itálico o trecho "Esfregar meio limão com sal de cozinha antes de usar, com isso acontece uma reação química que desprende o zinabre do cobre, também não se deve usar o cobre sem proteção para o preparo de alimentos muito ácidos e outra coisa muito importante é jamais deixar os alimentos dentro dos tachos de cobre." com isso as pessos verão que o trabalho de limpeza ficara extremamente simples e passaram a utilizar com maior frequencia as panelas de cobre.

Anderson Medeiros Pereira disse...

Parabéns pelo blog Daniel! Tenho várias panelas, tachos e utensilios de cobre porque adoro, e uso todos. Comprei todas as minhas peças, além de um paneleiro lindo, na loja "Tacho de Cobre", que agora, me parece, terá um site. Recebi a novidade por email e fiquei bem feliz, pois poderei comprar quando quiser, sem esperar minhas férias para viajar até lá. E, divido com vocês esta informação, www.tachodecobre.com.br.
Beijos pra todos!

Anônimo disse...

Oi Daniel, pertinentes as suas informações.
Eu estou em Salvador-Ba e, como filha de chef francês (infelizmente falecido), herdei algumas panelas de cobre, feitas sob encomenda em SP.
Como não herdei o dom para a culinária, não tenho o que fazer com as panelas e nem como acomodá-las em minha casa, por isso estou tentando vendê-las, mas não tenho idéia de valor, se puder me ajudar...
Valeu
Abs
Karla Goethals
kalangoe@hotmail.com

k&LvIn disse...

obrigado pelas informações a respeito dos tachos e panelas de cobre, se não fosse este seu blog nós estaríamos com zinabre no corpo.
eu tenho um tacho de cobre,e planejo comprar uma panela de cobre,e realmente eles dão muito trabalho

k&LvIn disse...

obrigado pelas informações a respeito dos tachos e panelas de cobre, se não fosse este seu blog nós estaríamos com zinabre no corpo.
eu tenho um tacho de cobre,e planejo comprar uma panela de cobre,e realmente eles dão muito trabalho

Rogério disse...

Boa noite
Gostaria de saber se o cobre utilizado na pedra do Fondue (muito utilizado no Sul) é prejudicial a saúde quando aquecido.
Obrigado!

Anônimo disse...

Quanto quer pelas panelas, publique as fotos e o preco

Daniel disse...

Não estão à venda.

Anônimo disse...

FABRICO TACHOS EM COBRE, PAEJA, CUBAS, CAÇAROLAS EM COBRE, ETC...
MAISTACHOSDECOBRE.BLOGSPOT.COM.BR

Anônimo disse...

ola, boa tarde! estou procurando mini panelas de cobre para o meu buffet. Voce vende? Gostaria de 30 unidades!!
Obrigada,
lu@luisaveigagastronomia.com.
Lu Veiga

Iza Rezende disse...

Bom dia !
Trabalho em uma loja aqui em São Paulo recebemos lindas panelas de cobre e seu post me ajudou bastante, pois não tinha tanto conhecimento em como usar as panelas e higienização delas... essa dica do limão e sal é fantástica.
rezende_iza@hotmail.com se alguem precisar mando fotos das que temos

Unknown disse...

Alguém sabe o que fazer qdo o tacho de cobre escurece em poucas horas depois de limpar com limão e sal? Tipo limpo de manhã e a noite já está escuro. Obg.

Jader Vaz disse...

Boa noite Leticia, olha podemos sim passar essa informação.
Acesse o link de nosso site e aprenda como lavar seus produtos em cobre:
http://www.cobrebrasil.com/como-lavar-pecas-em-cobre_4xST

Paulo Henrique disse...

Ola, gostei de suas explicações sobre o uso de panela de cobre, mas até agora não encontrei resposta para minha pergunta. depois de tomar todos os cuidados ao limpar o tacho de cobre, de vez em quando posso fazer uma galinhada ou feijoada nele?
aguardo resposta.
email- paulinhophvideo@gmail.com
obrigado..

Cleonice de Oliveira Freitas ( Dracena S.P.) disse...

Eu posso fazer feijoada no tacho de cobre e Galinhada?

Unknown disse...

bom dia Daniel.
no seu post você menciona que o seu tacho é revestido com aço inoxidável. é possível fazer esse revestimento num tacho antigo? caso negativo, haveria pro ruivo de revestindo possível?

Nara disse...

Tem como revestir minhas panelas de cobre?