terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Rosas, ervilhas-de-cheiro ou violetas cristalizadas

rosas cristalizadas

Hoje de madrugada, fazendo algumas compras no supermercado Pão de Açúcar, encontrei mini-rosas orgânicas da ervas-finas. Nunca tinha usado, ainda ontem mesmo cristalizei algumas delas, ficam muito gostosas assim. Seguindo a mesma receita é possível cristalizar violetas (que deve ser a violeta verdadeira, que é perfumada, não a violeta africana, tão vulgar nos vasinhos de avós), ervilhas-de-cheiro, pétalas de rosas maiores (desde que sejam orgânicas) e até mesmo folhas comestíveis, como as de hortelã.

Rosas cristalizadas

Bata a clara de um ovo com um garfo até obter uma mistura, sem espuma. Com um pincel fino, passe a mistura envolvendo a parte interna e externa das pétalas da flor.
Depois de pincelar as flores, coloque-as sobre uma folha de papel vegetal com bastante açúcar de confeiteiro. Polvilhe mais açúcar, retoque com mais um pouco de clara batida e em seguida. açúcar.
Coloque as flores açucaradas sobre uma peneira em local ventilado para secar. Se o tempo estiver úmido, leve-as para secar em forno aquecido a 150°C., por 10 minutos. Retire e esfrie. Use para enfeitar bolos, tortas e chocolates caseiros.

2 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Estou mesmo por fora, para mim isso tudo é novidade. Adorei.

Luciana Macêdo disse...

Eu de novo. Visito sempre o seu blog e admiro o seu bom gosto, o carinho com que você prepara tudo.
Passa no Cafezinho mais tarde,tenho um brinde para voce.
Abraço.