sábado, 23 de fevereiro de 2008

spaghetti aglio olio

Quem diria que uma pessoa que eu não conheço e que mora do outro lado do oceano poderia influenciar no que eu como aqui? Pois foi o que aconteceu.
Acordei muito cedo hoje, por conta disso mal humorado, sem vontade nenhuma de ir pra cozinha, mas passeando por blogs amigos, vi no Elvira's Bistrot uma receita de spaghetti aglio olio, claro que nem preciso de receita pra isso, mas me inspirou! E foi o que eu almocei, acompanhado de uma salada de folhas de alface e radicchio temperados só com azeite, sal e pimenta.

spaghetti aglio olio

Minha receita de spaghetti aglio olio

um pacote (500g) de spaghetti
3 dentes de alho
salsa
azeite extra virgem
sal e pimenta-do-reino

Cozinhe o spaghetti em 5 litros de água fervente temperada com sal*, fatie finamente os dentes de alho e leve ao fogo com um pouco de azeite, até que fiquem dourados, mas com cuidado para que não queimem. Depois de cozida, escorra a massa e passe por água fria da torneira para que o cozimento seja interrompido. Junte a massa já cozida ao alho frio e adicione um pouco mais de azeite cru, tempere com sal e pimenta-do-reino e junte um pouco salsa picada. Sirva com lascas de parmesão.

*Certa vez um conhecido meu, o chef de cozinha Carlos Bertollazi me disse que a água do cozimento de massas deve ser tão salgada quanto água do mar, muitas vezes dizem para usarmos uma pitada de sal, mas a verdade é que para uma panela com 5 litros de água uma pitada de sal pouca diferença faz. Parece uma dica boba, mas passei a seguir como regra.

7 comentários:

Elvira disse...

Fico sinceramente muito feliz por lhe ter inspirado este belo e simples prato de pasta. :-)

Um abraço.

Anônimo disse...

Descendente de italianos, eu nao podia deixar de ser apaixonada por massas!! E o seu spaghetti aglio olio esta convidativo!!
Aproveitando, passa la no meu blog pra pegar o seu selo!!! Vc vai entender!!!
bjsss

Rosane Vargas disse...

A apresentação ficou ótima e eu adoro alho.
abs

Mon petit.. disse...

Eu vi o copo de coca-cola, não adianta esconder! hehehehehhe

Daniel disse...

Oh! Fui pego! hehehe.

Marizé disse...

Adoro a simplicidade como acompanhamento de massas.

Maravilhoso esse almoço.

Beijocas

Diogo disse...

Cara, que legal! Gostei de tudo: desde o teu relato, até o passo-a-passo da receita, e a dica preciosa do sal na água. Importante, levando-se em consideração que massa é só o que sei fazer :-)

Abração