sábado, 21 de março de 2009

panelas brilhantes

La recouresse

Até mesmo no século XVIII, a criada retratada por André Bouys em "La récureuse" já sabia, não se pode ter panelas de cobre ou pratarias bonitas sem esforço. Não sei o que se usava naquela época, mas hoje em dia para cobre se usa Brasso® e para prata Silvo®, mais um pano macio e algum esforço e pronto, está tudo brilhando!

panelas de cobre

E as panelas ainda vão te servir como espelhos! :)

16 comentários:

Unknown disse...

Belíssimo o óleo sobre tela de André Bouys.
Os produtos que você citou para limpeza de cobre e prata, facilitam,e muito, o dia-a-dia,daqueles que gostam de apreciar suas panelas e objetos metálicos em geral,refletindo como verdadeiros espelhos.
Fiquei curioso em saber como era feito o polimento nos séculos passados,irei consultar um amigo museólogo.

Unknown disse...

Tenho algumas peças de prata,onde os torneados,reentrâncias e altos relevos,dificultam a ação dos produtos de limpeza convencionais...quem tiver dicas......ficarei agradecido!

Adri disse...

Funciona mesmo!

Dani, tenho uma panela de ferro herdada da minha avó paterna (ela me deu em vida... mas hoje é a lembrança mais querida que eu tenho dela)

Tem alguma dica pra cuidar desse tipo de panela?

Unknown disse...

Adri,permita-me deixar uma dica,antes mesmo do Daniel:o principal cuidado com a panela de ferro deve ser em relação à ferrugem. O ideal é que antes e depois de utilizá-la, ela seja untada com óleo.

Anônimo disse...

Limão com sal (pode-se contar com a ajuda de uma esponja própria para não arranhar - às vezes, nem precisa do sal) são ultra-ótimos para limpar as panelas de cobre. Sem contar que é método mais natural do que usar alguns produtos industrializados. Minha mãe costuma utilizá-los para limpar os tachos de cobre depois de fazer os doces de figo, mamão verde e caju em calda. Pode perguntar para qualquer professor de química!

Daniel disse...

Limão e sal, ou vinagre e sal realmente adiantam para tirar as marcas de fogo do fundo das panelas. Mas não, não deixa as panelas brilhantes e com polimento de espelho.

Unknown disse...

Prefiro usar o limão,sal e vinagre para preparar um delicioso "Tartare de Salmão".

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sarah disse...

Daniel, que delicia de blog!!! Conheci agora e já virei freguesa!rs
Parabens!!!Bjos

Gourmandisebrasil disse...

Menino! Mas você é muito habilidoso!
bjinhos

Unknown disse...

Falando em "brilho","espelho",lembrei do Pablo Neruda,que escreveu:

"Se sou amado,
quanto mais amado
mais correspondo ao amor.

Se sou esquecido,
devo esquecer também,
Pois amor é feito espelho:
-tem que ter reflexo."

Anônimo disse...

o limão e o sal, além de serem ótimos para temperar, deixam as panelas de cobre da minha mãe com muito brilho e como disse é um método natural! e nem precisa de muito esforço! mas espera: na cozinha, você quer olhar no espelho ou cozinhar? :)rs,rs,rs use o limão tipo taiti que e´mais ácido do o siciliano ou china! Abraços. Ps.: Adoro e seu blog!

disse...

A-DO-RO tudo aqui!
Adoroooo!
rsrs
Bjs!

Anônimo disse...

Daniel,

Panelas brilhantes merecem ser expostas.
Sempre quis saber de onde vem esse seu paneleiro lindo...

Helena.

Daniel disse...

Helena, não sei de que estado você é (se é que é brasileira), mas o paneleiro, comprei numa loja chamada Marcantonio, em Pinheiros, fica na rua Mateus Grow. Na verdade, é uma prateleira somente com os ganchos da frente, eu mesmo furei e fixei ganchinhos para pendurar as panelas, nos ganchos da frente penduro os utensílios.
Outro lugar onde você pode encontrar paneleiros bem lindos, é na loja Casa Antigua, busque no Google e irá encontrar o site.

Helena disse...

Daniel,

Obrigada pela atenção. Sim, sou paulistana e conheço a Marcantonio, pois morei ali perto alguns anos. Com certeza, farei nova visita.

Beijos.