sábado, 21 de março de 2009
panelas brilhantes
Até mesmo no século XVIII, a criada retratada por André Bouys em "La récureuse" já sabia, não se pode ter panelas de cobre ou pratarias bonitas sem esforço. Não sei o que se usava naquela época, mas hoje em dia para cobre se usa Brasso® e para prata Silvo®, mais um pano macio e algum esforço e pronto, está tudo brilhando!
E as panelas ainda vão te servir como espelhos! :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
Belíssimo o óleo sobre tela de André Bouys.
Os produtos que você citou para limpeza de cobre e prata, facilitam,e muito, o dia-a-dia,daqueles que gostam de apreciar suas panelas e objetos metálicos em geral,refletindo como verdadeiros espelhos.
Fiquei curioso em saber como era feito o polimento nos séculos passados,irei consultar um amigo museólogo.
Tenho algumas peças de prata,onde os torneados,reentrâncias e altos relevos,dificultam a ação dos produtos de limpeza convencionais...quem tiver dicas......ficarei agradecido!
Funciona mesmo!
Dani, tenho uma panela de ferro herdada da minha avó paterna (ela me deu em vida... mas hoje é a lembrança mais querida que eu tenho dela)
Tem alguma dica pra cuidar desse tipo de panela?
Adri,permita-me deixar uma dica,antes mesmo do Daniel:o principal cuidado com a panela de ferro deve ser em relação à ferrugem. O ideal é que antes e depois de utilizá-la, ela seja untada com óleo.
Limão com sal (pode-se contar com a ajuda de uma esponja própria para não arranhar - às vezes, nem precisa do sal) são ultra-ótimos para limpar as panelas de cobre. Sem contar que é método mais natural do que usar alguns produtos industrializados. Minha mãe costuma utilizá-los para limpar os tachos de cobre depois de fazer os doces de figo, mamão verde e caju em calda. Pode perguntar para qualquer professor de química!
Limão e sal, ou vinagre e sal realmente adiantam para tirar as marcas de fogo do fundo das panelas. Mas não, não deixa as panelas brilhantes e com polimento de espelho.
Prefiro usar o limão,sal e vinagre para preparar um delicioso "Tartare de Salmão".
Daniel, que delicia de blog!!! Conheci agora e já virei freguesa!rs
Parabens!!!Bjos
Menino! Mas você é muito habilidoso!
bjinhos
Falando em "brilho","espelho",lembrei do Pablo Neruda,que escreveu:
"Se sou amado,
quanto mais amado
mais correspondo ao amor.
Se sou esquecido,
devo esquecer também,
Pois amor é feito espelho:
-tem que ter reflexo."
o limão e o sal, além de serem ótimos para temperar, deixam as panelas de cobre da minha mãe com muito brilho e como disse é um método natural! e nem precisa de muito esforço! mas espera: na cozinha, você quer olhar no espelho ou cozinhar? :)rs,rs,rs use o limão tipo taiti que e´mais ácido do o siciliano ou china! Abraços. Ps.: Adoro e seu blog!
A-DO-RO tudo aqui!
Adoroooo!
rsrs
Bjs!
Daniel,
Panelas brilhantes merecem ser expostas.
Sempre quis saber de onde vem esse seu paneleiro lindo...
Helena.
Helena, não sei de que estado você é (se é que é brasileira), mas o paneleiro, comprei numa loja chamada Marcantonio, em Pinheiros, fica na rua Mateus Grow. Na verdade, é uma prateleira somente com os ganchos da frente, eu mesmo furei e fixei ganchinhos para pendurar as panelas, nos ganchos da frente penduro os utensílios.
Outro lugar onde você pode encontrar paneleiros bem lindos, é na loja Casa Antigua, busque no Google e irá encontrar o site.
Daniel,
Obrigada pela atenção. Sim, sou paulistana e conheço a Marcantonio, pois morei ali perto alguns anos. Com certeza, farei nova visita.
Beijos.
Postar um comentário