domingo, 12 de abril de 2009

pappardelle fresco

pappardelle

Minha avó Marietta já dizia, domingo é dia de macarrão, mas a massa eu me precavi e já fiz no sábado, e o molho já está no fogo. Talvez vocês esperassem algo mais especial já que é páscoa, mas como estou passando a páscoa sozinho, a única coisa que me animei a fazer foi massa fresca, que já havia mais de um ano que eu não fazia. Usei aquela medida básica de 1 ovo para cada 100g de farinha, e um pouco de azeite também. Se você for homem, tem vantagens na hora de fazer massa, porque a massa é realmente pesada e é preciso força para sová-la até ficar homogênea. É importante também deixar que a massa descanse, por no mínimo 30 minutos antes de abrí-la no cilindro, mas sobre massas eu já falei melhor n'outro post.

força que a massa é pesada!

secando na cadeira

Cortei parte da massa em pappardelle, que é essa massa bem larga e outra parte em trenette, que deixei secar um pouco e congelei para outro dia, massa fresca é uma coisa que congela muito bem. Não é linda a massa secando no espaldar da cadeira? :)
Agora deixe-me voltar pra cozinha que meu ragù está no fogo!

10 comentários:

LAIS G. disse...

uI! tAMBÉM ESTOU PASSANDO A PÁSCOA SOZINHA AO SOM DE IDA MARIA - QUEEN OF THE WORLD, ACREDITA NISSO QUE FAZ A GENTE SE SENTIR BEM, SEM FALAR DESSE CLIMA GOSTOSO DE OUTONO.
MAS O QUE EU QUERO TE PERGUNTAR É O SEGUINTE, QUANTO Á BALANÇA, ESTOU PARA COMPRAR UMA, ACHO ESSES MODELOS TAIS QUAIS O TEU MUITO MAIS CHARMOSOS, MAS FICO NA DÚVIDA QUANTO Á PRECISÃO DA DIGITAL, MAS NÃO TENHO COMO SABER POIS NÃO SEI DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE NENHUMA DAS DUAS, O QUE PENSAS Á RESPEITO???



ps: COMO VOCÊ É ADIANTADO, AINDA ESTOU A TOMAR UM SUCO DELICIOSO DE LIMÃO COM ERVA DOCE E MEL ENQUANTO O LEITE DE SOJA ESFRIA PARA O PREPARO DO TOFU QUE ACOMPANHARÁ A MASSA

Daniel disse...

A minha é analógica, não é tão precisa pra pesar quantidades menores que 10g, mas me quebra um galhão, e ela nunca me decepcionou em nenhuma receita com medidas de peso.

Silvia disse...

Daniel, pode me dizer a marca para eu ter como referencia? Comprei uma da qual não gostei (analégica).

Boa Páscoa!

Daniel disse...

A minha é da Plenna.

Pedro disse...

Daniel,você é surpreendente,e este é o diferencial do "Panela de Cobre".Acredito,que assim como eu,todos esperavam encontar por aqui chocolates,bolos,bacalhau....e vc aparece com Pappardelle Fresco.
Desejo para vc um excelente final de domingo....Domingo de Páscoa!
Abços

Adri disse...

meu pai fala que domingo é dia de frango. ele não fica satisfeito com mais nada além disso...

eu adoro massa! e esse seu pappardelle fresco deve ter ficado tão bom com ragu...

UMA PÁSCOA FELIZ PRA TI, MEU AMIGO!

Pedro disse...

Daniel,aqui no Rio,existem duas tradicionais feiras de antiguidades.Uma acontece no primeiro sábado de cada mês na Rua do Lavradio,Centro antigo da cidade e onde se concentram os antiquários,a outra todos os sábados na Praça XV.
Ontem estive na Praça XV,comprei uma xícara(assim como as louças,xícaras nunca são de mais)e o vendedor me presenteou com uma colher(prata) de café,fiquei surpreendido quando li em alto relevo "Rolex".Pesquisando encontrei uma bem parecida com a minha...dá uma olhada:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89328514-dec-2400-colher-para-coleco-em-prata-suica-rolex-geneve-ev-_JM

Nana disse...

Daniel, é complicado passar a Páscoa sozinho, ainda bem que você tirou de letra, que letra né?!
Lindo as fotos e a massa. Questão sovar a massa, se for bem pouquinho, mulher tb aguenta rs pelo menos na minha aula de gastronomia sovei umas 3 massas de cores diferentes e pouca quantidade.
Boa semana!

Adriana Pellegrini disse...

primeira vez que piso na sua cozinha...
fotos lindas, apresentações lindas, textos gostosos e receitas que dão vontade de voltar pro fogão e não sair nunca mais...
entrou pra minha lista de favoritos e aumentou minha vontade de ter um blog meu também!
beijo!

Daniel disse...

Pedro, eu já vi algumas dessas lá no mercado livre mesmo, são bem bonitas, mas acho que não tão antigas. São sim do mesmo fabricante dos relógios! Eu morro de vontade de conhecer estas feirinhas do Rio, um amigo meu costuma sempre ir e sempre me fala das coisas legais que vê por aí.