terça-feira, 12 de junho de 2007

alcachofras

alcachofra

Ontem à tarde estava passando por alguns blogs, num deles vi belas fotos de alcachofras, algumas ainda fechadas e outras já abertas, me deu vontade de comer alcachofras, que eu adoro. Por aqui acho que ainda não é época delas, se é ainda não as encontrei no sacolão.
Acho que a minha forma favorita de comê-las é simplesmente cozidas, molhando as pétalas em azeite com um pouco de sal e depois devorar o coração. Num livro grande e pesado que eu tenho, há um texto e algumas receitas com alcachofras, la tem li uma dica que achei legal: para conservar as alcachofras frescas você deve colocá-las dentro d'água, como faria com um bouquet de flores. Na foto acima, a rodela de limão serve pra evitar que a alcachofra descore(aprendi isso no mesmo livro).
A Katia me passou uma receita, que é uma das poucas formas que acho tão gostosa quando ela daquela forma que citei antes. É basicamente cozinhar as alcachofras já limpas. Enquanto elas cozinham, em uma frigideira alourar uns 2 dentes de alho picados em um pouco de azeite, juntar amêndoas picadas finamente, salsa picada e temperar com pimenta e sal (usei flor de sal). Feito isso, rechear as alcachofras com a mistura do alho e as amêndoas, e levar ao forno por uns 20 minutos. Fica perfeito!

Alcachofra

4 comentários:

Agdah disse...

Eu tenho muita curiosidade em provar essas alcachofras frescas mas não tinha idéia de como preparar. Obrigada pela sugestão.

Agdah disse...

Mil desculpas pela confusão, se aceitar participar, deve mostrar um prato da sua terra, São Paulo, creio.

Agdah disse...

Ah, não esqueça que depois deve lançar o convite a outros dois bloggers.

fezoca disse...

isso eh MUITO bom!! :-)