quinta-feira, 14 de junho de 2007

crepes para o café-da-manhã

crepes com calda de amoras

Não costumo tomar café-da-manhã todos os dias, mas quando tenho fome pela manhã, nada me deixa mais feliz que ter um monte de coisas gostosas para poder escolher.
Uma coisa que gosto de fazer e é bem fácil são crepes, quando faço, como eles recheados com creme batido, calda de frutas, nutella ou geléia. Se bem que eles também podem ser salgados...
Esta é a massa básica, serve tanto para crepes doces quanto salgados:

Massa para crepes

90 g de farinha de trigo
1 ovo, mais uma gema de ovo
185 ml de leite
20 g de manteiga sem sal, derretida

Peneire a farinha em uma tigela grande e faça uma cova no centro. Gradualmente, junte os ovos com a gema e o leite e bata até que fique homogêneo e sem grúmulos, Junte a manteiga derretida e transfira para um jarro para facilitar o manuseio. Tape com filme plástico e deixe descansar durante 30 minutos.
Aqueça uma frigideira para crepes ou uma anti-aderente e pincele levemente com manteiga derretida. Coloque um pouco da massa na frigideira e abane para cobrir a base. Coloque o excesso de novo no jarro. Se a massa ficar muito espessa junte um pouco de leite. Cozinhe cerca de 30 segundos até que as bordas comecem a encaracolar, depois vire e cozinhe do outro lado até que fique levemente dourado. Transfira para um prato e tape com um pano. Repita com o resto da massa, untando a frigideira quando necessário.

O crepe da foto era com calda de amoras. Usei amoras congeladas da De Marchi, gosto das amoras, framboesas e mirtilos congelados desta marca, quando não tenho frutas frescas são muito úteis. Para fazer caldas para doces em geral, basta juntar as frutas (que podem estar ainda congeladas) com um pouco de açúcar, levar ao fogo baixo e esperar que as frutas liberem o sumo. Em poucos minutos está pronto.

3 comentários:

Agdah disse...

Menino, a foto ficou foi bonita e elegante também.

Daniel disse...

Hehe, além de bonitos estavam gostosos também.

Cláudia A. disse...

Olá Daniel, apesar de também ter um foodblog e passear pelos dos outros a bastante tempo, não conhecia seu. Achei suas receitas muito elegantes. Este crepe estão belíssimos. Vou por um link do Panela de Cobre no Comfrto Food. Dá uma passadinha por lá.