sábado, 9 de junho de 2007

torta de cebola e tomates cereja

mis en place

Sempre acho que é válido modificar um pouco as receitas, seja para substituir um ingrediente que você não tem ou então para adequar a receita ao seu gosto pessoal.A não ser em receitas tradicionais, estas não devem ser modificadas. A receita original desta torta se chamava "torta rústica de cebola e tomate cereja", quem me passou foi uma amiga chamada Katia Maluf, que tem um site chamado on food and drinks. A primeira vez que eu fiz a torta, fui mais fiel à receita, mas como não tenho processador (desde que aquele trambolho do mega-master quebrou), macerei as ervas da massa no pilão, pode parecer arcaico, mas achei que o resultado ficou melhor que se eu tivesse feito no processador.
Outro dia resolvi fazer a torta novamente, mas pensei: Por que não fazer em uma fôrma de torta?
E foi o que eu fiz. Eis a receita já adaptada ao modo como eu fiz:

antes de assar
Torta de cebola e tomate cereja

para a massa:
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de salsa
1 galho de alecrim
100g de manteiga gelada em cubinhos
1 ovo
uma pitada de sal


para o recheio:
30 g de manteiga
2 cebolas grandes em fatias finas
¼ de xícara de chá de vinho do Porto
1 colher de chá de açúcar
1 bouquet de ervas (1 folha de louro, 4 ramos de salsinha, 3 ramos de tomilho)
tomates cereja o quanto baste para cobrir a torta
50g de queijo parmesão em lascas finas
Sal e pimenta do reino


Massa:
Macere a salsa e as folhas de alecrim num pilão, peneire a farinha e o sal em uma tigela grande, junte as ervas maceradas e a manteiga. Com os dedos, esfregue a manteiga na farinha ate formar uma mistura esfarelada. Junte o ovo e trabalhe rapidamente a massa até que fique homogênea. Enrole em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Recheio:
Numa frigideira em fogo médio, derreta a manteiga. Junte as cebolas e uma pitada de sal. Quando as cebolas ficarem translúcidas, adicione o vinho do porto, o açúcar e o bouquet de ervas. Cozinhe até que as cebolas fiquem douradas e brilhantes, ligeiramente caramelizadas. Acerte o sal e a pimenta do reino. Retire do fogo e deixe esfriar.
Aqueça o forno a 180 graus.
Corte os tomatinhos em fatias de 0,5 cm de espessura e reserve.
Retire a massa da geladeira. Com um rolo, abra a massa e cubra uma fôrma de 20cm de diâmetro, passe o rolo nas bordas para cortar a massa. Espalhe as cebolas sobre a massa e sobre elas o manjericão e as lascas de parmesão. Cubra com as fatias de tomate, compondo uma rosa. Polvilhe os tomates-cereja com sal e pimenta do reino e regue com um fio de azeite. Leve a torta ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que os tomates estejam cozidos e a massa esteja crocante e ligeiramente dourada. Retire do forno e pode servir tanto quente quanto fria.

torta de tomate cereja

3 comentários:

Unknown disse...

já me tinha deliciado com as fotos no flickr. esta torta está na lista de "fazer brevemente" tem um óptimo aspecto.
muito bem :)

Glau disse...

Olha a torta aqui! (que mico meu)

Cezare Neto disse...

Orra....
muito boa essa torta acabei de fazer...mas fiz com aquela massa
de outro post seu...boa mesmo..

Abrç's